Diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio

Diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio

Quando falamos em desinfetante normalmente vem à cabeça a água sanitária e até mesmo o chamado "cloro" que colocamos nas piscinas para as livrar das bactérias e fungos. Mas será que existe diferença entre eles? Não serão o mesmo produto mas em concentrações diferentes? Aqui no umComo decidimos mostrar as diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio.

Hipoclorito de sódio e Hipoclorito de cálcio

Ambos os produtos são desinfetantes, ambos são alvejantes (clareador) e ambos têm as mesmas funções mas para diferentes locais e situações. No caso do hipoclorito de sódio normalmente conhecido na sua forma comercial por água sanitária. Ele é conseguido através da reação do cloro com o hidróxido de sódio. Quanto ao hipoclorito de cálcio é produzido através da reação do calcário com o cloro.

Para que servem?

O hipoclorito de sódio ou água sanitária serve para limpar pequenas zonas da casa, desinfetando das bactérias e fungos que possam crescer, removendo os tecidos orgânicos, além de remover manchas da roupa suja. Falamos de uma solução normal para casa de cerca de 2,0% a 2,5%. É utilizado também em superfícies hospitalares, e também na Odontologia no tratamento do canal. Em soluções menores pode até ser utilizado para desinfetar alimentos.

Quanto ao hipoclorito de cálcio a sua utilização é maioritariamente industrial e para grandes quantidades de água que precisem de ser desinfetadas, como por exemplo piscinas, spas e sistemas de canalização. Isso se deve à sua grande disponibilidade de cloro e por ser bem mais estável.

Como usar?

Ambos os hipocloritos devem ser utilizados em pequenas quantidades devido ao seu potencial corrosivo e também tóxico. Devemos sempre ter muito cuidado para que não caia sobre a pele desprotegida, como por exemplo mãos, braços e principalmente os olhos.

No caso de usar o hipoclorito de cálcio na piscina, a proporção de produto a utilizar é menor, por exemplo, como ele contém 65% de cloro disponível, você só vai precisar de uma colher de chá do produto por cada mil litros de água.

Porque os meus olhos ficam irritados na piscina?

Muitas das vezes quando nadamos na piscina e ficamos com os olhos irritados não é por causa do desinfetante a mais, mas sim a menos. É que o hipoclorito de cálcio reage bastante à pele morta, gordura, transpiração corporal e outros que tais, e por causa disso deixa de conseguir proteger a piscina contra as bactérias e os vírus. Nesse caso dizemos que a piscina não está devidamente higienizada. Por isso se cheirar muito a cloro, o melhor será colocar um pouco mais de desinfetante para se certificar que não acaba com alguma doença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.