Diferenças entre vinagre branco e vinagre de limpeza

Diferenças entre vinagre branco e vinagre de limpeza

Os costumes e tradições sempre acabam voltando. Em uma época em que as alterações climáticas e a sustentabilidade estão em destaque, existe um remédio caseiro que as nossas avós sempre utilizaram para limpar e que nos permite dispensar os produtos agressivos ao ambiente, falamos sobre o vinagre.

Por gerações, o vinagre branco foi usado para desinfetar devido ao seu poder antisséptico. No entanto, este produto tornou-se mais especializado e agora podemos encontrar no mercado dois tipos de vinagre: o branco e o de limpeza. Mas qual é a diferença entre vinagre branco e vinagre de limpeza? Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra os benefícios de cada um deles para conseguir uma casa reluzente de forma econômica e natural.

Quais são as diferenças entre vinagre branco e vinagre de limpeza

Tanto a aparência como o nome são muito semelhantes, mas vinagre branco e vinagre de limpeza são iguais? Sim em sua origem, mas não em suas aplicações e características. O vinagre branco é obtido por meio de uma dupla fermentação (alcoólica e acética) da glicose da cana-de-açúcar, do milho ou do malte.

No início, o vinagre branco era usado na culinária, servindo como molho ácido para saladas e outros pratos. Mais tarde, devido às suas muitas propriedades no mundo da limpeza, foi criado o vinagre branco de limpeza. Portanto, o vinagre de limpeza é uma variação do vinagre branco e se destina a desinfetar e limpar.

A principal diferença entre vinagre branco e vinagre de limpeza é que um pode ser consumido e o outro não. Isso se deve, sobretudo, ao seu grau de acidez. O vinagre branco tem um percentual de acidez entre 3% e 5%, enquanto o vinagre de limpeza atinge níveis de 8% de acidez, o que o torna mais eficaz para tarefas de limpeza doméstica, mas não adequado para o consumo.

Usos do vinagre branco

O vinagre branco é um produto que, há anos, é utilizado para a desinfecção e eliminação de maus odores. Nossas avós o utilizavam como remédio caseiro para lidar com todos os tipos de problemas de limpeza e higiene, incluindo certas doenças infecciosas e parasitárias do corpo humano, como lêndeas ou aftas.

Por isso, não é de se estranhar que, com a globalização e as redes, esses usos tradicionais e domésticos tenham se expandido e sido compartilhados, fazendo com que todos nós saibamos do grande poder desinfetante do vinagre branco. Estes são alguns dos usos do vinagre branco na limpeza da casa:

  • Limpeza do forno: após limpar o interior do forno com água e bicarbonato, deixando agir durante a noite, passe um pano limpo com vinagre branco. Desta forma poderá retirar todas as manchas de sujeira e queimado do interior.
  • Limpeza do micro-ondas: aqueça um recipiente com água e uma colher de vinagre no micro-ondas para limpar o interior e eliminar os odores.
  • Limpeza de janelas: o vinagre é o remédio natural perfeito para limpar e remover a sujeira incrustada dos trilhos das janelas. Basta diluir em água, esfregar com uma escova de dentes e enxaguar com água.
  • Limpeza de telas: o vinagre branco também pode ser utilizado como limpador de vidros, tanto em janelas quanto em telas de televisores, celulares ou tablets. Se quiser saber mais, descubra Como limpar os vidros com vinagre neste link.
  • Limpeza de panelas e frigideiras: se tiver panelas ou frigideiras com restos queimados ou incrustados, aqueça-os com água, vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Após alguns minutos, você poderá remover a sujeira facilmente.
  • Limpeza de azulejos: assim como na limpeza de telas e vidros, o vinagre branco é usado para polir e desinfetar os azulejos de forma caseira e econômica.

Usos do vinagre de limpeza

Como já indicamos, a principal diferença entre vinagre branco e vinagre de limpeza é que este último é um produto derivado do vinagre branco, mas modificado para que o seu nível de acidez seja superior, aumentando a sua capacidade desinfetante. Portanto, se você se pergunta qual é o melhor vinagre para limpar, a resposta é que o vinagre de limpeza é mais eficaz e seus usos são mais específicos.

Estes são os usos do vinagre de limpeza doméstica:

  • Limpeza de cal: o alto grau de acidez do vinagre de limpeza faz com que, se você deixá-lo descansar um pouco sobre superfícies com cal, acaba removendo-a, seja em chuveiros, canos ou torneiras.
  • Desinfecção de cozinhas e banheiros: Como muitos dos produtos químicos encontrados no supermercado, o vinagre de limpeza pode ser usado como um produto para desinfetar as superfícies de banheiros e cozinhas, removendo sujeira e bactérias.
  • Remoção de chiclete: remover chiclete grudado em um pano pode parecer uma tarefa impossível, mas se você tentar colocar um pouco de água com vinagre de limpeza fervente no pano e deixar agir por um tempo, ao esfregar com uma escova de dente poderá remover o incômodo chiclete.
  • Limpeza do aço: Se você tem alguma joia ou peça de aço que acabou ficando com aspecto enferrujado, pode tentar restaurar o brilho graças ao vinagre de limpeza. Não se preocupe, pois é suave o suficiente para não estragar a superfície.
  • Limpeza da máquina de lavar: se você quiser esquecer os odores ruins de sua máquina de lavar e limpá-la, basta colocar um ciclo vazio e colocar água com vinagre de limpeza para a máquina de lavar, deixando-a limpa por dentro.
  • Lavagem de roupas: você também pode colocar vinagre no compartimento de sabão da máquina de lavar quando for lavar roupas. Dessa forma, você pode substituir o sabão por vinagre de limpeza para as roupas. Porém, para diminuir sua acidez é aconselhável misturá-lo com água e bicarbonato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferenças entre vinagre branco e vinagre de limpeza, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.