Cultivo de frutas

Frutas para plantar num pomar

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 7 fevereiro 2017
Frutas para plantar num pomar
Imagem: plantas.digisa.com.br

Ter um pomar pode ser um sonho pra muita gente. A ideia de poder pegar os seus frutos do próprio quintal ou jardim de casa é bom não só para o gosto mas também pela saúde de todos dentro de casa. Para isso, umComo resolveu juntar neste artigo algumas das frutas para plantar num pomar, para te ajudar na escolha na hora de criar o seu.Se você possui um bom lugar para fazer o seu pomar, dispõe de tempo e - por mais que tentamos fazer da forma mais econômica - dinheiro para isso, então não deixe de conferir este artigo. Peço desde já desculpas ao leitor se este artigo se tornar demasiadamente extenso. Se for o caso, procure através dos subtítulos somente as partes que despertam o teu interesse.

Também lhe pode interessar: Como plantar jaca

Índice

  1. O que é preciso para ter um bom pomar
  2. Escolher as árvores de um pomar: Limoeiro
  3. Escolher as árvores de um pomar: Figueira
  4. Escolher as árvores de um pomar: Nêspera
  5. Escolher as árvores de um pomar: Kiwi
  6. Escolher as árvores de um pomar: Laranja
  7. Escolher as árvores de um pomar: Goiabas
  8. Escolher as árvores de um pomar: Mamão
  9. Escolher as árvores de um pomar: Bananas
  10. Escolher as árvores de um pomar: Maracujá

O que é preciso para ter um bom pomar

Para se fazer um pomar, antes de pensarmos nas frutas para plantar num pomar temos de tirar algumas dúvidas. Em primeiro lugar, como você já deve saber, é necessário cuidar dessas plantas, para que elas possam se desenvolver, florescer e frutificar. Por isso, pode ser fácil conseguir instalá-lo, quando já se possui espaço suficiente (saiba mais em como fazer um pomar) mas mantê-lo é outra história.

Antes disso, aqui vão alguns links de artigos que podem ser úteis e que se encontram no neste mesmo site. Entre eles você encontrará métodos de reprodução, cuidados com mudas, sementes e adubos. Acredito que, para um leigo no assunto, eles podem facilitar muito o entendimento e até mesmo o planejamento do seu pomar.

Métodos de reprodução:

Adubagem e compostagem:

Mudas e sementes:

Agora, vamos ao que interessa: escolher as árvores de um pomar:

Escolher as árvores de um pomar: Limoeiro

O Limoeiro é uma das arvores frutíferas mais populares entre os jardins, competindo com a macieira e a laranjeira, talvez até com a goiabeira, principalmente em Portugal. Não costuma apresentar grandes dificuldades no cultivo. O que faz dela uma boa árvore para se plantar num pomar. Pode crescer até 7 metros, pode viver até 70 anos e além dos limões - o seu principal produto -, também pode nos trazer outra vantagem: a sombra. Nós podemos aproveitar a sombra desta árvore frutífera de porte médio para plantar outras plantas, talvez até algumas orquídeas, agregando valor decorativo ao pomar. Em outras palavras, se quiser ter um pomar não se esqueça do limoeiro.

  • Clima: O limão não suporta climas muito frios, aos 3ºC chega ao seu limite de tolerância. A temperatura ideal se encontra entre 17 e 29ºC.
  • Solo: Fértil, rico em matéria orgânica. É necessário realizar adubagem no momento de plantio e re-adubar uma vez por ano.
  • Rega: A rega deve ser frequente o suficiente para que o solo esteja úmido, mas não encharcado. O limoeiro é uma planta resistente, pode tolerar muito tempo sem água. Apenas tente não deixar a terra ficar muito seca e quebradiça.
  • Desenvolvimento e cuidados: A melhor forma de se plantar é através das sementes ou por estaquia

Saiba mais em: Como plantar um limoeiro e Como cuidar de um limoeiro

Frutas para plantar num pomar - Escolher as árvores de um pomar: Limoeiro

Escolher as árvores de um pomar: Figueira

A Figueira é uma árvore frutífera de porte médio. Pode chegar aos 6 metros de altura. Costuma crescer mais pelas laterais. Requer poucos cuidados e suporta temperaturas extremas. Talvez a figueira seja a árvore que requererá os menores cuidados de todo o seu pomar, mas ainda assim, não podemos negligenciá-la.

  • Clima: A figueira prefere climas mais frios, a temperatura ideal rodeia em torno de 18ºC, ainda que possa suportar temperaturas baixíssimas, abaixo de zero, não tolera calores.extremos.
  • Solo: O solo deve ser fértil e ter boa fluidez, podendo ser até um pouco arenoso. Deve possuir matéria orgânica. Ph neutro. Adubagem anual.
  • Rega: A rega deve ser frequente de forma que o solo se encontre sempre úmido. Daqueles que é possível notar a umidade ao introduzir o dedo na terra. Nunca deve ficar encharcado.
  • Desenvolvimento e cuidados: Procure comprar uma figueira já com dois anos de idade. Você pode plantá-la através das sementes, estaquia ou alporquia, mas o seu desenvolvimento será mais lento.

Saiba mais em: como plantar uma figueira e quando plantar uma figueira.

Frutas para plantar num pomar - Escolher as árvores de um pomar: Figueira
Imagem: contandomais.wordpress.com

Escolher as árvores de um pomar: Nêspera

A Nespereira ou somente árvore de nêsperas, no Brasil, requer alguns cuidados especiais contra as suas pragas, mas nada que necessite de mãos especializadas. Explicamos o que deve ser feito com os seus frutos no artigo sobre nêsperas deste site, por isso, aqui vou me limitar somente às informações mais supérfluas. O seu fruto é delicioso, composto por quase 90% de água, apresenta também muitas vitaminas e pode ser utilizado em diversas receitas. Uma planta muito útil para deixar de fora do pomar.

  • Clima: Natural de climas sub-tropicais, pode se adaptar muito bem aos climas tropicais. Pode suportar climas abaixo de zero e as suas folhas não costumam cair em climas mais baixos. De qualquer forma, a temperatura ideal se encontra entre 15 e 25ºC.
  • Solo: Deve ser neutro, fértil e com boa fluidez.
  • Rega: Como na maioria das plantas, a rega deve ser constante mas nunca ao ponto de encharcar o solo.
  • Desenvolvimento e cuidados: A nespereira pode produzir frutos por mais de 20 anos, para isso, existem alguns cuidados que devem ser tomados com o seu fruto a partir do 1,5 metro adquirido pela planta. Saiba mais em: como plantar nêsperas.
Frutas para plantar num pomar - Escolher as árvores de um pomar: Nêspera

Escolher as árvores de um pomar: Kiwi

O Pé de Kiwi e o seu fruto tem origem chinesa e é bem típica de climas temperados. O sabor da sua fruta é inconfundível e a polpa possui mais vitamina C do que a laranja. Uma fruta dessas, não podia faltar num pomar. Seu pé pode chegar até 10 metros de altura e também produz uma boa sombra, embora necessite de alguns cuidados.

  • Clima: Se desenvolve muito bem em climas temperados, pode suportar até -15ºC (o que dificilmente será o caso), embora seus frutos congelem aos -12ºC.
  • Solo: O solo deve ser ligeiramente ácido ou neutro, possuir boa fluidez de água e riqueza em matéria orgânica.
  • Rega: A rega deve ser constante, sem deixar que o solo seque por completo, mas sem deixar que ele encharque. Um solo encharcado pode fazer muito mal pro desenvolvimento do Kiwi.
  • Desenvolvimento e cuidados: A melhor forma de reproduzir o pé de kiwi é por estaquia. Embora também possa ser plantado por sementes, quando de fato são, costumam levar muito mais tempo para a primeira frutificação.

Saiba mais em: como plantar kiwi

Frutas para plantar num pomar - Escolher as árvores de um pomar: Kiwi

Escolher as árvores de um pomar: Laranja

A Laranjeira, finalmente, é uma árvore bem comum, de cultivo simples, tamanho médio e frutos deliciosos; comum em muitos jardins e pomares, pode produzir boa sombra com os seus 8 metros de altura - embora em alguns casos possa chegar aos 9, dependendo do cultivo -, além dos frutos a muito já conhecidos.

  • Clima: É natural de climas temperados mas suporta os sub-tropicais. As folhas são caducas, caem nas temperaturas mais baixas.
  • Solo: O solo deve ser fértil, ter boa fluidez e riqueza em matéria orgânica. As cascas das frutas podem ser utilizadas na compostagem para realizar a adubagem, que deve ser anual.
  • Rega: Como na maioria das outras plantas, a rega deve manter o solo úmido, excluindo no período do inverno. A terra não pode ficar completamente seca assim como não deve ser encharcada. Evitando assim o aparecimento de fungos que podem deixar a planta doente.
  • Desenvolvimento e cuidados: A Laranjeira não precisa de cuidados muitos especiais, você pode podá-la eventualmente. O melhor método de reprodução é a estaquia, mas a alporquia e mergulhia também pode ser realizados com sucesso nesta planta. Você também pode comprar as sementes ou as mudas, que geralmente não são caras.

Saiba mais em: como plantar uma laranjeira

Frutas para plantar num pomar - Escolher as árvores de um pomar: Laranja
Imagem: depressaoepoesia.ning.com

Escolher as árvores de um pomar: Goiabas

A Goiabeira é também uma das plantas mais comuns em pomares, principalmente no Brasil, país que possui o clima ideal para o plantio de goiabas. Não costuma precisar de muitos cuidados, mas não devemos negligenciá-la.

  • Clima: Natural de climas tropicais e sub-tropicais, gosta de temperaturas amenas e bom boa umidade relativa no ar. Não tolera temperaturas muito baixas, do tipo abaixo de zero.
  • Solo: A terra deve ser ligeiramente alcalina ou neutra.
  • Rega: A rega deve ser constante, como dito, gosta de umidade, no ar e no solo. Não devemos encharcar a terra e nem deixá-la secar por completo.
  • Desenvolvimento e cuidados: Pode ser facilmente plantada através da semente ou métodos de reprodução. A melhor forma de se começar o cultivo de goiabas é através da muda, com isso você poupa um bom tempo até a primeira frutificação.

Saiba mais em: como plantar goiabas

Frutas para plantar num pomar - Escolher as árvores de um pomar: Goiabas
Imagem: alcachofrartesanal.com

Escolher as árvores de um pomar: Mamão

O Mamoeiro é uma planta natural da África, preferencialmente das áreas mais tropicais. Por isso, se adapta muito bem aos climas brasileiros, tropicais ou sub-tropicais. Não apresenta grande dificuldade no plantio e cultivo. Cresce rápido, mesmo quando plantada a partir de sementes e costuma dar frutos com uma boa frequência. Seus frutos, por sua vez, são deliciosos e muito nutritivos, sem falar das suas propriedades das quais já citamos muitas vezes em outros artigos de umComo.

  • Clima: Tropicais e sub-tropicais, não tolera geadas e climas mais frios. Deve ter boa incidência de luz solar diária.
  • Solo: O solo deve ser neutro ou ligeiramente alcalino, fértil, boa fluidez e adubado. O substrato deve ser trocado anualmente.
  • Rega: A rega deve ser frequente e constante. Pra variar, sem deixar secar mas sem encharcar.
  • Desenvolvimento e cuidados: O mamão pode ser reproduzido facilmente através das sementes, sendo talvez o método mais recomendado. Planta-se como o feijão. A semente pode ser germinada utilizando algodão e algumas gotas de água. Também podemos comprar a muda, que não costuma ser cara.

Saiba mais em: como plantar mamão.

Frutas para plantar num pomar - Escolher as árvores de um pomar: Mamão

Escolher as árvores de um pomar: Bananas

As Bananas, por mais que pareçam ter origem tropical e ocidental, são plantas nativas do extremo oriente. É típica de regiões úmidas e climas amenos. Não atura grandes mudanças climáticas e sua planta, a bananeira, pode chegar até 7 metros de altura, mas a maioria dos cultivares não passa dos 2,5 metros.

  • Clima: As bananeiras gostam de climas amenos, se desenvolve muito bem em tropicais e sub-tropicais. A maioria das espécies se desenvolve muito bem entre os 20 e 30ºC, sendo que algumas toleram entre 15 e 34ºC. Isso varia de acordo com a espécie, no artigo como plantar bananas explicamos bem quais são elas entre as diferentes espécies de bananas.
  • Solo: O solo deve ser fértil, neutro e adubado. O adubo pode ser trocado anualmente.
  • Rega: A rega deve ser constante, a banana gosta de umidade, precisa de umidade no solo e no ar. Deixe o solo sempre úmido, sem encharcar. Uma boa umidade relativa no ar, para a bananeira, varia entre 50 e 80%.
  • Desenvolvimento e cuidados: A planta requer alguns cuidados, costuma ser cortada bem próximo à raiz.
Frutas para plantar num pomar - Escolher as árvores de um pomar: Bananas

Escolher as árvores de um pomar: Maracujá

O Maracujá é uma planta tropical e deliciosa. O seu pé se desenvolve muito bem no Brasil e adora climas mais quentes. Não necessita de muitos cuidados especiais e pode dar frutos durante todo o ano, excluindo talvez o inverno.

  • Clima: Como dito, o pé de maracujá desenvolve-se bem em climas quentes, acima de 25ºC. Sem deixar de lado a boa umidade relativa no ar.
  • Solo: A terra deve ser fértil, com boa fluidez para tolerar grandes quantidades de água sem que encharque-se. Ph neutro e boa quantidade de matéria orgânica.
  • Rega: Como toda planta que gosta de água, deve ser regada de forma constante, mas sem deixar que a terra encharque.
  • Desenvolvimento e cuidados: A poda é essencial para o bom desenvolvimento do pé de maracujá e pode ser trimestral.

Saiba mais em: como plantar maracujá

Frutas para plantar num pomar - Escolher as árvores de um pomar: Maracujá
Imagem: aprendaplantar.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Frutas para plantar num pomar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Jonas otero
Estou montando um pomar e preciso orientações básicas.
Augusto Coelho
Excelente site,uma aula completa,parabéns!
Editor umComo.com.br
Oi Augusto! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando o umCOMO!
Imagem: plantas.digisa.com.br
Imagem: contandomais.wordpress.com
Imagem: depressaoepoesia.ning.com
Imagem: alcachofrartesanal.com
Imagem: aprendaplantar.com
1 de 10
Frutas para plantar num pomar