Construir uma horta

Horta em casa, o que plantar?

 
Tamires Criscio
Por Tamires Criscio. Atualizado: 16 outubro 2017
Horta em casa, o que plantar?

Hoje em dia com os preços dos alimentos ficando cada vez mais altos e uma solução é começar a plantar em casa. Você já considerou essa possibilidade? É possível, mesmo para que tem pouco espaço. Você poderá comer alimentos mais frescos e saudáveis, além de fazer economia. Mesmo sendo fácil começar uma horta é preciso estar atento a vários fatores, entre os principais a iluminação e quantidade de água. O umCOMO vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre Horta em casa, o que plantar?

Também lhe pode interessar: Como fazer uma horta em casa

Índice

  1. 7 Vantagens de ter uma horta em casa
  2. Primeiros passos para ter uma horta em casa
  3. Como fazer horta em casa?
  4. O que plantar na horta de temperos

7 Vantagens de ter uma horta em casa

A horta doméstica é algo que traz diversas vantagens para quem a cria em casa. O umCOMO separou os 7 principais benefícios:

  1. Ter alimentos disponíveis a qualquer hora
  2. Alimentos mais saudáveis sem agrotóxicos
  3. É mais prático e fácil do que parece
  4. Garante a economia de dinheiro na compra de alimentos
  5. Aumenta o consumo de frutas, verduras, legumes e temperos por eles fazerem parte da sua rotina e estarem em fácil acesso
  6. Não precisa de muito espaço para ter uma horta doméstica
  7. Ter um excelente passatempo para ocupar a mente e relaxar
Horta em casa, o que plantar? - 7 Vantagens de ter uma horta em casa

Primeiros passos para ter uma horta em casa

Agora que ficou claro que é supervantajoso ter uma horta em casa, a gente te dá alguns pontos importantes fazer uma horta em casa simples:

  • Local: As plantas precisam de luz, por isso escolha um lugar iluminado onde elas terão de no mínimo 4 horas de exposição ao sol diária.
  • Não combine: evite misturar espécies diferentes, por isso plante o mesmo tipo de alimento junto. Ou seja, fruta com fruta, verdura com verdura e legumes com legumes.
  • Rega: Você terá que regar a sua planta, isso quando o sol não for forte, assim elas absorvem mais água. Também não exagere na quantidade de água, pois isso ajuda a proliferar doenças. Você sabe que elas já estão com água suficiente quando a terra está úmida. Além disso, sempre faça um escoamento de água nos vasinhos.
  • Muda ou semente: Você tem que pensar se, para o seu caso, é melhor comprar mudas ou sementes. Mudas são mais rápidas e podem ser plantadas em qualquer época do ano, já as sementes demoram mais e devem ser plantadas na época certa dependendo da espécie de planta.
  • Adubo: Você tem que adubar a sua horta pelo menos duas vezes ao ano, escolha sempre adubo orgânico. Entre eles estão: as minhocas, borras de café, grama, casca de ovos e restos de peixes e crustáceos, como os camarões. Confira esse artigo para saber como fazer adubo natural.
  • Controlo de pragas: você terá que ir eliminando as ervas daninhas e usando pesticidas naturais. Para fazer um pesticida natural, você precisará de pimenta caiena, alho e cebola frescos. Faça uma mistura triturada deles, coloque em um frasco de vidro borrifador com água quente e deixe exposto ao sol por 24 horas. Depois está pronto e já pode ser utilizado. Confira como fazer outros pesticidas naturais nesse artigo.
Horta em casa, o que plantar? - Primeiros passos para ter uma horta em casa

Como fazer horta em casa?

Basicamente, você terá que ficar atento aos pontos acima, e escolher o que quer plantar, aí só precisa de uma boa terra adubada e local, garantindo a quantidade de luz e água necessárias. Depois, é só esperar a planta se desenvolver e colher quando já estiver pronta para consumo.

Como fazer uma horta em vaso

Para plantar verduras e legumes em vasos, como também frutas e tempero, você vai precisar de vasos grandes e profundos. Essa é uma boa opção para quem não tem quintal:

  1. Escolha os vasos mais profundos e largos, sempre respeitando o tamanho da planta, quanto maior o seu tamanho, maior tem que ser vaso, ela tem que ter espaço para desenvolver sua raiz.
  2. Decida quais plantas você quer ter, leve em conta se o tipo de planta combina com a luminosidade de sua casa como também a temperatura, algumas plantas podem precisar de mais luz e de ambientes mais quentes para crescer. Outras preferem justamente o contrário.
  3. Comece sempre por plantas de fácil manutenção para que você crie prática no cuidado com elas, já que qualquer plantação exige paciência e cuidado constante.
  4. Não mexa os vasos de lugar, já que as plantas se adaptam ao local que são colocadas, se você movê-las, elas terão que se readaptar.
  5. Não deixe de regar e de adubar.

Além disso, mantenha as plantas sempre limpas, passando um paninho umedecido com água de leve para retirar algum pó que se acumule. Se tiver que cortar alguma folha, passe canela, ela é um cicatrizante natural e ajuda a planta se recuperar.

Como fazer uma horta vertical

A horta vertical fica linda em apartamentos. Você pode utilizar diversos tipos de materiais, entre eles: garrafa pet, cano PVC, sapateiras e outros materiais recicláveis. Mas a criatividade permite ir muito além. Para fazer essa horta, você terá que aproveitar os espaços das paredes.

  1. Escolha uma parede que receba luz
  2. Tire a medida da parede
  3. Decida quais plantas você quer ter em sua horta ( a melhor plantas para esse tipo são os temperos)
  4. Prepare um suporte para colocar na parede que a proteja da água, você não quer estragá-la
  5. Plante seus temperos nos materiais escolhidos
  6. Confira como fazer uma horta pendurada na parede com mais detalhe nesse artigo.

Como plantar uma horta no quintal

Para quem tem um bom quintal, essa é a melhor forma de se fazer uma horta. Você vai plantando as sementes e as mudas direto na terra.

Como a terra do quintal pode ser velha, você terá que preparar bem a terra antes de plantar.

  1. Separe uma área em que pegue sol e que esteja protegida contra animais de estimação
  2. Prepare a terra para plantio. Retire as plantas, os entulhos e as pragas que estejam no local, are a terra, controle o pH do solo e adube.
  3. Plante.
  4. Tome todos os cuidados necessários, como fazer a irrigação e também a adubação.

Além disso, verifique sempre o PH do solo, há kits prontos que fazem isso. Não passe muito o tempo de colheita, isso também é importante para manter a planta viva.

Leia também: Como começar uma horta urbana

Horta em casa, o que plantar? - Como fazer horta em casa?

O que plantar na horta de temperos

Na hora de temperos, você pode plantar:

  • Alecrim: usado em carnes e legumes.
  • Cebolinha: usado em preparo de pratos quentes e parte do cheiro verde.
  • Salsa: usado em sopas, saladas, omeletes, suflês, e carnes.
  • Coentro: usado em guacamoles, saladas e em carnes.
  • Hortelã: usado em saladas, peixes e carneiro.
  • Manjericão: usado em molhos, carnes e peixes.
  • Manjerona: usado em assados, costeletas e molhos.
  • Tomilho: usado em peixes ou carnes.
  • Orégano: usado em pizzas, saladas, molhos, peixes e carnes.
  • Alho: veja como plantar alho em vaso.

Para plantar esses temperos, você vai precisar de um vaso redondo e fundo com no mínimo 30 a 40 centímetros de profundidade. Você terá que seguir todos os pontos acima. Acesse também esse artigo que explica também como plantar temperos em detalhe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Horta em casa, o que plantar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Horta em casa, o que plantar?