Minha geladeira parou de gelar: o que fazer?

Minha geladeira parou de gelar: o que fazer?

Ainda que seja uma eletrodoméstico com grande durabilidade, as geladeiras não estão livres dos defeitos e por vezes podem parar de funcionar de um dia para o outro sem que exista um motivo aparente que nos indique o que aconteceu. Muitas pessoas são adeptas do faça você mesmo e, assim, quando um aparelho em sua casa possui algum defeito o mais comum é buscarem informações com amigos, conhecidos e mesmo pela Internet para consertar o seu eletrodoméstico, eletrônico ou outro produto. Além de sair mais barato, consertar aparelhos em casa pode nos ensinar sobre o assunto de forma que estaremos prontos para outras ocasiões similares que possam ocorrer no futuro.

Se você quer resolver o problema sozinho e está se perguntando "minha geladeira parou de gelar: o que fazer?", veja nesse artigo do umCOMO o que pode ser feito para reparar o seu eletrodoméstico.

Geladeira liga mas não gela, o que pode ser?

O refrigerador nem sempre é um eletrodoméstico simples de consertar quando apresenta algum defeito, mas antes de levar para a assistência técnica ou mesmo se desfazer dele, o melhor é saber o que fazer se a geladeira parou de gelar. O problema pode estar simplesmente associado à tomada, que não está adequadamente ligada, sendo assim, certifique-se disso antes de qualquer outra coisa. Caso o problema não for na tomada, saiba que as causas mais comuns de problema na geladeira são:

  • Borracha folgada;
  • Vazamento de gás;
  • Termostato quebrado;
  • Motor quebrado.

Os modelos mais modernos de geladeira são bastante diferentes dos convencionais e possuem um funcionamento muito mais complexo. Dessa forma, o dano existente pode estar em diversos lugares. Entre eles, no timer, na resistência de degelo, no bimetal, no ventilador, nos sensores de temperatura, em um dos fusíveis térmicos ou em qualquer outro componente. De qualquer forma, a dica aqui mais uma vez é ligar para a assistência técnica.

Borracha folgada

Por vezes quando a geladeira não está gelando o problema é que a borracha da porta do refrigerador está gasta e não está mais fechando de maneira adequada. Quando ocorre esse tipo de problema, há grande troca de ar da geladeira com o ambiente, de forma que o ar quente entra e acaba diminuindo a temperatura interna do eletrodoméstico, o que pode acarretar na perda de tudo que guardamos.

Quando esse tipo de problema ocorre, é preciso comprar uma borracha nova, que deve ser igual ao modelo antigo. Para evitar confusões como compras erradas, confira exatamente qual é o modelo do seu eletrodoméstico e entre em contato com a fabricante da geladeira. Na hora de fazer a troca, é preciso levantar a borracha da porta e procurar pelos seus parafusos e soltá-los. É preciso remover com cuidado, mas puxar toda a vedação.

Assim que a borracha antiga tiver sido removida, chegará a hora de colocar a nova borracha, sendo que o procedimento deve iniciar nos cantos superiores e, depois, deslizar a borracha pelo restante da porta. Por fim, aperte os parafusos e verifique se a porta fecha de modo correto.

Agora que você já sabe como arrumar seu eletrodoméstico, nada melhor do que otimizar seu uso. Para saber como armazenas seus alimentos, veja como utilizar corretamente a geladeira.

Vazamento de gás

Se sua geladeira parou de gelar, pode ser que o problema seja um vazamento de gás devido a um furo por causa da corrosão dos tubos, o que pode acontecer com o tempo de uso. Outra causa comum do vazamento de gás é que, em geladeiras que produzem gelo no freezer, por vezes tentamos apressar o processo de degelo para higienização com objetos pontudos como uma faca, o que pode causar furos no aparelho, por onde o gás acaba se esvaindo.

Visto que a circulação do gás na parte interna da geladeira é essencial para que o ar seja refrigerado, sua ausência deixará o aparelho numa situação que poderá ser identificada pois o motor da geladeira funciona mas não gela. Para identificar o problema, você poderá procurar por furos tanto no freezer quanto na tubulação da geladeira e, encontrando-os, poderá começar com o conserto.

Seja qual for o causador do vazamento de gás, será necessário primeiramente tapar todos os locais de vazamento, após, você precisará repor o gás da geladeira para que tudo volte a funcionar corretamente.

Termostato

O termostato é um dispositivo cuja função é controlar a temperatura da geladeira, de forma que podemos aumentá-la ou diminuí-la de acordo com nossas necessidades. Quando o dispositivo começa a ter problemas, nosso eletrodoméstico pode tanto congelar produtos quando fazer com que estraguem em razão da alta temperatura, tornando inviável seu uso no dia a dia e exigindo que corramos o quanto antes atrás de uma solução.

Se você está pensando "minha geladeira parou de gelar", primeiramente verifique se o termostato está ligado na posição máxima pois, por vezes, acabamos colocando algo na geladeira e esbarrando no controle da temperatura, o que faz com que a temperatura suba e sem que percebamos. Caso tudo esteja em ordem e o eletrodoméstico estiver ligando normalmente, muito provavelmente o problema se encontra no termostato, que precisará de conserto.

Por vezes o problema do termostato é o bulbo que se encontra deslocado, o que pode acontecer caso você tenha feito uma mudança ou então apenas movido bruscamente a geladeira de lugar, além disso, também é possível que seja algum problema de fiação ou que o dispositivo tenha queimado. Caso você abra a caixa do termostato e tudo estiver com aparência normal, o provável é que a última opção seja a correta e que você precise comprar outro e substituir o antigo.

Em caso de troca de peças como o termostato ou o motor, o recomendável é que você chame um técnico para realizar o conserto já que são procedimentos um pouco complicados e que poderão causar grandes dificuldades caso você não tenha experiência na área. Além disso, uma troca mal feita de peças poderá até mesmo danificar sua geladeira de forma permanente.

Após o conserto, uma boa ideia é limpar sua geladeira, já que nela armazenamos produtos orgânicos que exigem uma boa higienização por servirem de alimento. Para saber como, veja truques para limpar a geladeira.

Dica: atente para o fato que quando a sua geladeira estiver muito cheia é melhor deixar a temperatura do refrigerador mais alta.

Motor quebrado

Tentou todas as possibilidade acima e ainda não encontra a razão pela qual sua geladeira não está funcionando direito? Se a geladeira parou de gelar e nada parece ser a causa, a razão pode ser uma falha no motor.

Se seu problema for do tipo "minha geladeira parou de funcionar" de forma que parece não haver solução, são grandes as chances do motor estar quebrado pois o motor é a parte do aparelho da qual todas as outras dependem para receber energia, ou seja, sem motor, nada funciona. Quando o motor de uma geladeira não funciona direito, pode ser que ele esteja comprimindo pouco, ou seja, não tendo força suficiente para fazer o gás circular ou então ser sido queimado, de forma que não haverá solução além da troca.

Nos casos de problema no motor o que deve fazer é chamar um técnico para ver de perto qual pode ser o problema. No entanto, se o seu refrigerador for do tipo em que o freezer é separado, um frost free, até mesmo para os técnicos é mais difícil de encontrar o problema.

Se você quer saber como saber se a geladeira queimou, saiba que o maior e mais fácil indício de localizar será o motor não funcionando.

Este artigo foi útil para você? Então não deixe de conferir também truques para a geladeira não cheirar mal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Minha geladeira parou de gelar: o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.