O que acontece quando o termostato da geladeira não funciona

O que acontece quando o termostato da geladeira não funciona

A principal função de um termostato é controlar a temperatura de um determinado local. Eles são encontrados nas paredes de casa, nos carros, em calefações e em todos os nossos eletrodomésticos. Se o termostato falha, por exemplo, na nossa geladeira, podem ocorrer problemas capazes de afetar diretamente os alimentos – isso porque, graças a ele, a geladeira consegue se manter como um ambiente de temperatura ideal.

Se você se pergunta o que acontece quando o termostato da geladeira não funciona, neste artigo do umCOMO vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse componente, e explicar o que deve ser feito caso o seu termostato esteja quebrado. Vamos lá!

Como funciona um termostato de geladeira

O termostato é instalado no mesmo circuito elétrico que alimenta o compressor, composto por um tubo capilar preenchido com gás ou líquido refrigerante. Uma extremidade desse tubo fica no termostato e a outra no evaporador ou freezer, responsáveis ​​por detectar mudanças de temperatura.

Uma temperatura máxima programada no controle de regulagem faz com que o líquido ou gás refrigerante, que está dentro do tubo capilar, abra os contatos do termostato, interrompendo automaticamente o fluxo de corrente para o compressor e desligando-o.

Depois de um certo tempo, e quando a temperatura já subiu, o termostato volta a fornecer fluido elétrico ao motor compressor, e ele volta a funcionar. O ciclo de ligar e desligar faz com que a temperatura dentro do refrigerador permaneça constante dentro de certos parâmetros predefinidos no regulador do termostato.

Como é o funcionamento interno de um termostato

Inicialmente, o bulbo termostático está em contato com a parede do evaporador, onde termina a vaporização. Variações de temperatura no evaporador são detectadas pelo bulbo, resultando em variações na pressão do fluido, expandindo ou contraindo o diafragma ou fole do termostato.

Esses movimentos de expansão ou contração são transmitidos por um conjunto de alavancas e molas que mantêm o sistema em tensão. Esses componentes formam um mecanismo que amplifica os movimentos do fole e os transmite para os contatores, causando a conexão e desligamento do compressor quando a temperatura atinge os valores máximo e mínimo estabelecidos.

Como regular o termostato da minha geladeira

Para manter um bom funcionamento da geladeira, é recomendável regular de maneira correta o termostato. Vale dizer que o bom funcionamento do termostato não depende apenas da temperatura lida dentro do refrigerador, mas também das vezes em que você abre e fecha a porta, da temperatura externa, da quantidade de alimentos armazenados, da estabilidade da tensão de alimentação da rede, etc.

A seguir te explicamos como ajustar o termostato da geladeira corretamente, passo a passo:

  1. Como todo equipamento, o termostato deve trazer seu manual de instruções, portanto, não hesite em dar uma olhada antes de ligar a geladeira pela primeira vez.
  2. Após encontrar a temperatura ideal tanto para o freezer quanto para a geladeira e seus diferentes espaços, deve-se ajustar os reguladores. Para o freezer, que é mais seco, as temperaturas recomendadas giram em torno de -22 a -4 graus Celsius. Para a parte inferior da geladeira, que é mais úmida, as temperaturas ideais ficam em torno de 5 ± 3 graus centígrados.
  3. Quando o refrigerador for conectado pela primeira vez, recomenda-se colocar o termostato no meio do seletor se ele for manual, ou no meio do indicador eletrônico se ele for digital. Conecte a geladeira e deixe-a funcionar por um dia inteiro antes de ajustar o termostato para a temperatura que você deseja.
  4. A maioria dos seletores de termostatos tem valores ímpares, que geralmente vão de 1 a 9. Assim, se você quiser uma temperatura mais fria, terá que definir o seletor para 7 ou 9, e quando quiser uma temperatura menos fria terá que definir para 1 ou 3. Para temperaturas normais de funcionamento da geladeira, te recomendamos definir o seletor para 5.

Observe bem o funcionamento do refrigerador: se você perceber que ele congela e forma gelo nas paredes do freezer, pode ser que a temperatura de corte superior esteja ajustada incorretamente, ou seja, muito alta.

Por outro lado, se o refrigerador demorar demais para iniciar, a temperatura inicial pode estar acima de 8 graus Celsius. Nesses casos, você deve recorrer aos especialistas para verificar o funcionamento do termostato do refrigerador ou outros componentes que possam estar danificando seu aparelho.

Neste outro artigo do umCOMO você encontra dicas sobre o que fazer se a sua geladeira parou de gelar.

O que acontece quando o termostato da geladeira não funciona

Quando a geladeira para de funcionar corretamente, um dos primeiros itens a se considerar é o termostato. Isso porque é ele o responsável por ligar e desligar o compressor da geladeira para o frio: ou seja, quando ela atinge o nível máximo de frio, o termostato detecta e manda o compressor desligar para que ele pare de gerar mais frio. Por outro lado, se a temperatura cair, é porque o compressor ligou automaticamente. Então, o que acontece quando o termostato da geladeira não funciona? Mostramos abaixo:

  • O compressor nunca liga: isso significa que a temperatura do refrigerador não está regulada e, portanto, os alimentos dentro dele serão danificados.
  • O compressor nunca desliga: Isso faz com que a parte inferior da geladeira fique muito fria (onde frutas e vegetais são normalmente armazenados). Nesse caso, refrigerantes, água e outros líquidos podem congelar devido ao frio excessivo.
  • Surgimento de gelo: outro sintoma é o excesso de gelo no evaporador. Isso entope as saídas de água e causa problemas na manutenção dos alimentos. Nesse caso, você pode estar interessado em visitar este artigo sobre como tirar gelo do congelador.

Quando devo trocar o termostato da minha geladeira

Agora que você sabe como regular o termostato da geladeira e como ele funciona exatamente, vamos ver quando você deve trocá-lo:

  • Quando um circuito aberto é detectado ao medir a continuidade entre os terminais de saída do refrigerador. Isso, é claro, você não precisa saber fazer sozinho, pois um especialista em refrigeração se encarregará de detectar.
  • Quando o seletor de mudança de temperatura está muito duro ou você sente que ele está quebrado por dentro e fica solto, girando em várias direções.
  • Quando ele para de esfriar ou provoca o aparecimento de gelo em todo o refrigerador. No entanto, deve-se lembrar que o relógio da geladeira (ou temporizador) cumpre a função de desligamento automático de vez em quando (geralmente ele é programado para desligar a cada 8 horas) e, em seguida, inicia a operação do compressor (aproximadamente 20 minutos desligado).
  • Se você medir o termostato com um aparelho próprio e ele te der uma leitura errada.

Se você se pergunta o que fazer quando o termostato da geladeira não funciona e verificar algum dos problemas acima, significa que é hora de substitui-lo.

Ao medir o termostato com um testador ou multímetro, você deve executar as seguintes etapas:

    1. Desligue o termostato da geladeira.
    2. Defina o botão do termostato para a configuração mais fria, ou seja, 9.
    3. Coloque o testador no ohmímetro ou opção de teste de continuidade.
    4. Meça com os fios de teste nos terminais do termostato. O testador deve marcar a continuidade, ou seja, deve marcar zero no indicador, seja ele analógico ou digital. Se você não verificar a continuidade, significa que você terá de substituir o termostato.
    5. Execute as etapas acima mencionadas, mas agora coloque o botão do termostato no nível mais baixo, ou seja, em 1.
    6. O testador deve marcar o infinito na leitura. Caso contrário, você precisará substituir o termostato.

    Se o cronômetro falhar, a geladeira tende a dar sinais como os mencionados acima. No entanto, cabe ao técnico ou profissional especializado determinar qual é o elemento que realmente está produzindo a falha em questão.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece quando o termostato da geladeira não funciona, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.