O que fazer se a Jasmim não floresce mais

O que fazer se a Jasmim não floresce mais
Imagem: jardineiro.net

A Jasmim é uma das flores mais conhecidas, com as suas inúmeras variações, sempre chamam a atenção pelo seu aroma, que é também utilizado em muitos perfumes. Pulando um pouco a apresentação, como já temos uma porção de artigos que falam sobre a Jasmim, neste vamos nos limitar apenas a explicar o que fazer se a jasmim não floresce mais, caso você tenha enfrentado dificuldades no cultivo desta planta, que afinal, em algumas das espécies, não costuma ser fácil. Estas e outras dúvidas são muito comuns no plantio da Jasmim, por isso, umComo preparou este artigo pra você. Confira!

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar devemos descobrir qual foi o causador do problema. As flores da Jasmim não são muito resistentes à diversidade de climas e regiões, nos artigos dicas no plantio da Jasmim e como cuidar de uma planta de Jasmim nós deixamos claro quais são as temperaturas que estas plantas suportam. Em especial naquele que fala sobre as dicas, especificamos que nos períodos mais frios, se possível, elas devem ser deixadas dentro de casa.

2

Entre os causadores da falta de produção de flores nós temos como principais a falta de nutrientes no solo e o desenvolvimento de fungos, para ambos, traremos-lhe a solução, começando pela falta de nutrientes.

3

Em muitas espécies, não só no caso da jasmim, precisamos manter o solo fértil e nutrido para que a planta continue a dar frutos ou flores. Se for este o problema, e provavelmente deve ser, é sinal de que está na hora de realizar o transplante da jasmim.

Antes de realizar o transplante, se forem notados muitos galhos e folhas secas, retire-os. Após retirar todos estes galhos e folhas, aguarde ao menos dois dias para que seja efetuada a "cicatrização", para que a planta possa aguentar o transplante. A retirada destes membros mortos e secos ajuda a fortalecer a planta.

Prepare um novo vaso com os mesmos nutrientes utilizados no substrato para mudas e se quiser, adicione um pouco de adubo NPK 5-5-5, que pode ser facilmente encontrado em lojas para jardins e é realmente bom para o florescimento, pelo fato de ser rico em fósforo.

4

Já no caso de fungos ou mofo, bem, o processo deve ser o mesmo do que citamos acima mas devo adicionar alguns cuidados que se deve ter com a planta para que estes fungos ou mofos não voltem a aparecer e atrapalhar a floração da jasmim.

Os fungos costumam aparecer por questões de umidade, logo, se eles aparecem é sinal de que você está regando demais a sua planta. Evite deixar a terra encharcada e, se possui prato no fundo do vaso, lembre-se sempre de retirar a água que lá se acumula. Se os fungos se desenvolvem no prato, podem facilmente atingir as raízes, deixando a planta doente. Além do que, água parada também favorece o aparecimento do mosquito da dengue.

O mofo pode surgir pelo fato da planta ficar muito mais na sombra do que no sol, este pormenor também favorece o aparecimento de fungos. Procure deixar a sua planta num local onde ela possa tomar ao menos 5 horas diárias de sol.

5

Novamente, para enumerar alguns pontos para evitar que a sua jasmim pare de florescer:

  • Evite regar demais a sua planta;
  • Deixe-a num local onde ela possa receber ao menos 5 horas diárias de luz solar;
  • Realize um transplante ao menos uma vez por ano, se for o caso, pode realizar um transplante a cada 6 meses;
  • Lembre-se sempre de manter a terra bem nutrida;
  • Retire flores, folhas e galhos secos.
  • Bom cultivo!

Veja também:

  • Como cuidar de jasmins no inverno
  • Qual o significado das flores de jasmim
  • Como florescer kalanchoe
Imagem: algarvesaibamais.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se a Jasmim não floresce mais, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.