O que ninguém conta sobre morar sozinho

O que ninguém conta sobre morar sozinho

Morar sozinho é o sonho de muitas pessoas. Ter o próprio cantinho sem as regras dos pais é realmente uma delícia, mas há muitos problemas que ninguém conta. Contas a pagar, limpeza e até saudades de casa sempre surgem ao longo do caminho.

Por isso, nós do umCOMO reunimos o que ninguém conta sobre morar sozinho neste artigo. Assim, você poderá se preparar melhor para sua nova casa. Continue a ler para saber mais.

Contas precisam ser pagas

Parece besteira, mas as contas não se pagam sozinhas. Quando moram com os pais, as pessoas apenas se preocupam com as próprias despesas, como cartão de crédito e telefone celular. Porém, ao sair e ir para um lugar independente, percebe-se a necessidade de estar sempre ligado nas datas das contas e separar o dinheiro certinho para pagá-las. Senão, o problema pode ser bem maior do que se imagina. A dica é, antes de mudar, se possível, fazer um planejamento financeiro completo, com as datas e valores médios das contas mensais.

O cesto de roupa suja vai ficar cheio

Sabe quando você chegava no seu quarto e tinha uma pilha de roupas lavadas e dobradas? Então, quando você mora sozinho isso não acontece. A triste verdade é que você terá que aprender a separar os diferentes tipos de tecido e cores para lavar as roupas da melhor maneira possível. Não é difícil lavar roupa, mas é preciso tempo, já que você deve colocá-las na máquina, esperar a lavagem acabar e, depois, estendê-las. Depois que a roupa secar, é só passar (se necessário), dobrar e guardar no lugar correto.

Só de falar já cansa, né? Se você não sabe como fazer isso, veja nosso artigo que explica como usar a máquina de lavar roupa.

Pó, pelos de animais e cabelos pela casa

Mesmo se você tiver uma faxineira semanalmente, será inevitável a presença de pó e cabelos pela casa. Caso você tenha animais, fica ainda pior: pelos surgirão pela casa e a necessidade de passa um aspirador diariamente — seguido de um pano com álcool — crescerá bastante. Não tem jeito! Você precisará prezar pela limpeza e bem estar da casa, caso contrário, estará imerso num bolo de pó e sujeira.

Para facilitar sua vida, sugerimos estes truques para limpar a casa!

As coisas quebram (e precisam ser substituídas)

Lâmpadas queimadas, problema no fogão e máquina de lavar emperrada. Mais cedo ou mais tarde, você entenderá que uma casa precisa de manutenção e alguns objetos acabam perdendo a funcionalidade ou quebrando. O segredo é estar sempre de olho em tudo e atento a qualquer mudança. Além disso, tenha um kit de ferramentas e lâmpadas reserva em caso de emergência. Há também cursos básicos que ensinam até a trocar a resistência do chuveiro.

Dica: como reutilizar lâmpadas queimadas.

Fazer supermercado é caro

Não, a geladeira não é magicamente cheia à noite. Você terá que pesquisar, fazer uma lista e dedicar algumas horas semanais às compras de supermercado. Além de comida, bebida e afins, você precisará comprar produtos de limpeza. Para driblar a crise, o segredo é pesquisar bastante e entender onde é melhor comprar cada item. Por exemplo, há lugares que vendem produtos de limpeza a um preço muito melhor, mas têm verduras muito mais caras.

Saudade de casa

Ter saudade de casa é normal. Em momentos de caos, com o quarto desarrumado, louça na pia e nada na geladeira, o que mais queremos é o colo da mãe. Além disso, não é porque você saiu de casa que você não pode ficar perto da sua família. Se vocês moram longe, procure sempre fazer ligações em vídeo e falar por mensagens. Para fazer com que os laços continuem estreitos, ligue para tirar dúvidas e jogar a conversa fora.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que ninguém conta sobre morar sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.