
Sempre que compramos uma peça de roupa e queremos lavá-la pela primeira vez, é recomendável seguir as instruções que se encontram na etiqueta. Mas, muitas vezes, é difícil compreender estes sinais, pois nem todos são tão intuitivos como se pode pensar à partida. Por isso, em umComo.com.br preparamos para si um artigo para que saiba o que significam os símbolos de lavar roupa que se encontram nas etiquetas. Deste modo, poderá manter as suas peças em bom estado por mais tempo.
Este tipo de símbolos representados por um balde referem-se à lavagem. O sinal que indica o número 40, ou qualquer outro (30, 90, etc.) refere-se à temperatura máxima de lavagem. Quando tem um traço por baixo, indica que o ciclo de lavagem deve ser moderado. Se tiver dois traços, deve ser delicado. O balde com a mão indica que deve ser lavado à mão e um X significa que a peça de roupa não deve ser metida na máquina de lavar roupa.

O triângulo representa o uso de lixívia. Um triângulo branco na etiqueta indica que pode usar lixívia caso seja necessário. O símbolo com os traços diagonais permite a utilização de branqueador com oxigênio e sem lixívia e um X por cima proíbe a utilização de qualquer tipo de branqueador.

O quadrado com o círculo interno representa o uso da máquina de secar roupa. Quando vemos o símbolo simples ou com um ponto interno, significa que podemos usar a máquina de secar roupa. Se tiver dois pontos, significa que deve escolher a temperatura normal e, se tiver um X sobre o sinal, não deve meter essa peça na máquina de secar roupa.

O quadrado significa que a peça de roupa deve ser secada ao ar livre. Quando vemos um semicírculo lá dentro, significa que podemos pendurá-la. Dois ou três traços verticais significam que a roupa deve ser secada sem escorrer e um traço vertical significa que pode ser secada estendida.

Este sinal refere-se ao tipo de passagem a ferro a que a roupa pode ser submetida. Três pontos internos indicam que a peça de roupa pode ser passada a uma temperatura muito elevada (máximo de 200º C). Dois pontos significam temperatura média (máximo de 150º C) e um ponto indica temperatura baixa (máximo 110º C). Se houver um X sobre o símbolo, a peça de roupa não deve ser passada a ferro.

O círculo assinala limpeza a seco. Um X sobre o mesmo proíbe este tipo de limpeza.

Estes símbolos destinam-se ao profissional que fará a limpeza a seco. O A indica que a peça de roupa pode ser limpa a seco com os detergentes normais. O P indica que se devem usar essências minerais, poicloroetileno e dissolventes fluorados. O F indica que só pode ser tratado com essências minerais.

Em umComo temos outras dicas para você saber como classificar a roupa para lavar e como lavar bem a roupa.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significam os símbolos de lavar a roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.
- Siga as instruções representadas por estes símbolos e mantenha a sua roupa em bom estado.
- Se cortar as etiquetas das peças de roupa, deve guardá-las para pode seguir as indicações, sobretudo se forem peças delicadas.