Onde descartar lixo eletrônico

Onde descartar lixo eletrônico

Vivemos em tempos nos quais aparelhos tecnológicos são mais do que necessários em nossas vidas. Entretanto, esses aparelhos eventualmente deixam de ser úteis, seja por terem quebrado ou se tornado obsoletos, e precisamos jogá-los fora. Ao contrário de outros descartes como restos de comida, os do tipo eletrônico não devem ser depositados em lixeiras comuns, afinal, poderão ser prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, quando depositados no local correto, há a possibilidade de reciclarmos parte desse lixo[1] e de dar nova vida a materiais que, até então, haviam perdido a função.

Ainda que esse seja um problema com o qual podemos nos deparar frequentemente, saiba que há solução e que existem depósitos próprios para eletrônicos. Se você quer saber mais, veja onde descartar lixo eletrônico nesse artigo do umCOMO para não correr o risco de não descartá-lo corretamente.

Entre em contato com o fabricante do produto

Desde a estipulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, todas as empresas nacionais e internacionais que vendem produtos tecnológicos no Brasil devem se responsabilizar por criar um sistema de descarte de seus produtos (Lei nº 12.305/10)[2], permitindo assim que o comprador entre em contato com a empresa para se informar sobre onde descartar lixo eletrônico.

A ideia da lei é que tais empresas se responsabilizem por todo o "ciclo de vida" do que produzem, afinal, são justamente quem lida diariamente com esse tipo de material. Outro ponto positivo desse tipo de descarte é que esses fabricantes poderão até mesmo utilizar o que for recolhido para a produção de novos aparelhos o que, sob esse ponto de vista, é vantajoso tanto para o consumidor, quanto para empresa e, principalmente, para o meio ambiente. Algumas empresa bastante populares como a Samsung e a Apple possuem seus próprios canais de reciclagem e permitem que entremos em contato para conferir como nos desfazer daquilo que não precisamos mais.

Caso você esteja descobrindo essa informação agora e desconfie que seus amigos e parentes também não saibam, compartilhe as informações deste artigo com eles. Assim, cada vez mais, será possível descartar lixo eletrônico de forma consciente.e

Entre no site da prefeitura de sua cidade

Ainda que existam leis federais que visam a diminuição do lixo eletrônico, não existe um projeto federal que tenha essa função, ou seja, você precisará se informar melhor sobre o funcionamento desse tipo de descarte na cidade onde mora.

Em razão da crescente necessidade de nos desfazermos de aparelhos eletrônicos obsoletos, muitas prefeituras criaram projetos que visam dar aos habitantes da cidade um método de como descartar lixo eletrônico. Muitas vezes tais projetos não são suficientemente divulgados, o que nos leva a pensar que eles nem ao menos existem, mas basta uma breve pesquisa para nos informarmos devidamente.

Caso a prefeitura da sua cidade não tenha um site ou caso ele não informe nada sobre reciclagem ou descarte de lixo eletrônico, é válido procurar o número da prefeitura e fazer uma ligação para se informar melhor. Ainda que a administração municipal não tenha formas de resolver o problema, é possível que saiba te informar locais que aceitam o descarte de material desse tipo, já que o lixo eletrônico é um material reciclável e, por consequência, de interesse de diversas empresas de reciclagem privadas.

Empresas privadas que recolhem lixo eletrônico

Existem empresas privadas especializadas na prestação de serviços que visam o desenvolvimento sustentável. Dentre os serviços prestados por essas empresas podemos encontrar o descarte de móveis, elétricos e eletrônicos, o que engloba o lixo eletrônico. Para conseguir se desfazer de seu lixo, basta entrar em contato com empresas deste tipo e agendar um dia e hora para que realizem a coleta. Se você estiver com pressa, entre em contato o quanto antes, para verificar a disponibilidade do serviço.

Muitas vezes, essas empresas além de coletarem lixo eletrônico em residências, também se responsabilizam pelo descarte de material deste tipo em maiores quantidades, como pode acontecer em empresas que passam por um processo de troca de aparelhos como computadores e telefones.

Além do descarte correto de lixo eletrônico, uma forma de diminuir nosso impacto na natureza é fazer a reciclagem de lixo eletrônico. Entretanto, muitas pessoas têm dificuldade em saber qual tipo de material deve ir em cada lixeira. Se você quer reciclar, mas precisa de ajuda na separação dos materiais, veja também como separar o lixo corretamente.

Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)

Se você mora em São Paulo (capital), saiba que o município dispõe de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que nada mais são que locais nos quais podemos realizar o descarte de lixo eletrônico. Além disso, a cidade também conta com EcoPontos nos quais o material reciclável pode ser coletado. Por se tratar de uma cidade bastante grande, existem cerca de 1.500 pontos de Pontos de Entrega Voluntária por quase toda a capital. Sendo assim, você deverá procurar algum que atenda à sua região de acordo com o endereço. Veja abaixo qual é a empresa responsável pelo seu bairro e encontre o local de descarte mais próximo.

Regiões Oeste, Norte, Centro e Leste (parcial)

Responsável pela cobertura da área de responsabilidade das seguintes subprefeituras: Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme e Sé.

Para saber qual é o ponto de coleta mais próximo de sua residência, basta conferir no site.

Regiões Sul e Leste (parcial)

Responsável pela cobertura da área de responsabilidade das seguintes subprefeituras: Aricanduva / Formosa, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M'Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Vila Mariana e Vila Prudente.

Para saber qual é o ponto de coleta mais próximo de sua residência, veja no site.

Esses pontos em São Paulo são sugestões para os moradores da cidade. Em outras cidades e municípios, verifique se existem projetos como este e não deixe de levar o seu lixo eletrônico para ser descartado corretamente. Assim, você estará ajudando o meio ambiente!

Se você deseja descartar pilhas, saiba que também é importante prestar atenção no descarte correto. Para saber mais, veja como reciclar pilhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Onde descartar lixo eletrônico, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. KANG, H.; SCHOENUNG, J. M. Electronic waste recycling: A review of U.S. infrastructure and technology options. Resources, Conservation and Recycling 45, Vol 45, p. 368-400, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1586983/mod_resource/content/3/Electronic%20Waste%20Recycling.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2020.
  2. Lei nº 12.305/10, de 2 de agosto de 2010, Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 10 de novembro de 2020.