Orquídeas: como cultivar, cuidar e regar

Orquídeas: como cultivar, cuidar e regar

Cultivar orquídeas em casa com sucesso pode ser um desafio que precisa de um pouco de tempo e paciência. No entanto, a exótica beleza das flores sem dúvida que pode fazer com que o cultivo das orquídeas valha a pena. Por outro lado, plantar orquídeas não é tão difícil como costumava ser, existem híbridos mais resistentes disponíveis hoje em dia, bem como meios especializados: vasos, ferramentas, e estes conselhos. Por isso continue lendo este artigo de umComo e saiba como cultivar, cuidar e regar orquídeas.

Escolha da orquídea

O primeiro passo é a escolha das orquídeas. Há viveiros especializados e catálogos exclusivos, mas hoje as orquídeas podem ser compradas em qualquer lugar, inclusive nas grandes lojas e supermercados. No entanto, se as comprar em um viveiro é geralmente o melhor caminho se não estiver familiarizado com o cultivo de orquídeas. O pessoal de um viveiro é mais especializado sobre a saúde das plantas e seu cuidado. Ao escolher as plantas, evite que estas apresentem muitas manchas de cor marrom ou preto nas folhas, já que podem indicar uma doença. As folhas amareladas também podem indicar má saúde em uma orquídea jovem. Selecione plantas com a folhagem de cor verde brilhante e saudável para a primeira tentativa, isto indicará uma melhor oportunidade de sucesso. Neste artigo encontrará mais informação para cultivar orquídeas azuis.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como cuidar de orquídea phalaenopsis.

Ambiente adequado para as orquídeas

Proporcionar um bom ambiente de crescimento para suas orquídeas é fundamental, o que pode fazer é simular o habitat natural da planta tanto quanto possível. A maioria das orquídeas que se cultivam no interior são epífitas, comumente chamadas plantas aéreas. Este tipo de planta encontra-se com frequência em climas tropicais, cresce na rachadura de árvores altas, os resíduos e fungos nestes espaços proporcionam os nutrientes que a planta precisa para prosperar. À sombra da copa da árvore, a orquídea está protegida de toda a força do sol quente do meio dia.

Para criar as condições de iluminação mais benéficas para a orquídea de sua casa, deve colocá-la sob luz filtrada, uma janela com orientação é o ideal. Se a única opção é uma janela com luz solar direta, uma cortina escarpada pode proporcionar a proteção que a orquídea precisa contra a intensidade do sol. Aprenda algumas dicas para cuidar das orquídeas no verão no nosso artigo.

Dica: Nesse artigo, explicamos como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas.

Irrigação das orquídeas

A orquídea precisa de umidade também para ajudar a que se sinta em casa em seu ambiente natural, uma tarefa que pode ser conseguida com um umidificador, ou colocando um prato de cascalho úmido debaixo do vaso. Certifique-se apenas de que não deixa água estancada na planta, estas condições podem promover os fungos, as doenças, ou o apodrecimento da raiz. Quando plantar as orquídeas em vasos deve fazê-lo com a drenagem superior em mente. Normalmente, a maioria das orquídeas crescem com força quando as raízes se mantêm razoavelmente secas, por isso um vaso poroso e luz é o melhor, com uma mistura de casca de pinheiro. Um vaso de barro com os buracos de drenagem um pouco maiores que o normal pode ajudar a proporcionar as condições ótimas de drenagem. A irrigação deve ser feita só quando o solo do vaso estiver seco.

Entre os erros mais comuns que cometem os iniciantes nisso de cultivar orquídeas é o excesso de irrigação. Teste o nível de umidade colocando um lápis recém afiado no centro da terra. Se a madeira estiver úmida quando se extrair da terra, não precisa de água durante um ou dois dias. Aprender a criar um meio ideal para cultivar orquídeas é a chave do sucesso. Enquanto as orquídeas podem precisar de mais tempo e atenção que a média das plantas de interior, a satisfação chega quando admira a beleza das suas flores delicadas e exóticas. Uma boa recompensa.

Sugestão: Como fazer florir orquídea Cymbidium

Se pretende ler mais artigos parecidos a Orquídeas: como cultivar, cuidar e regar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.