Plantas aquáticas - tudo o que precisa saber!

Plantas aquáticas - tudo o que precisa saber!

Existem muitas e muitas plantas que habitam os ambientes de rios, lagos e também os mares. Muitas pessoas têm curiosidade nessas espécies que podem, além de ser um ótimo estudo para biologia, ser belas na ornamentação de um jardim ou de um espaço de convivência de casas e espaços públicos. Aguapés e alfaces d'água são exemplos de boas plantas de decoração para ambientes externos. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO, buscaremos compreender mais sobre as plantas aquáticas, te explicando tudo o que precisa saber sobre essas espécies.

O que são plantas aquáticas?

As plantas aquáticas são aquelas plantas que se ambientam em meios aquosos, como rios, mares, lagoas e mangues. As mais conhecidas são as enormes vitórias-régias, plantas aquáticas que podem ter até 2 metros de diâmetro, ou seja, podem comportar uma pessoa em seu interior.

No entanto, as plantas aquáticas com funções ornamentais e decorativas são aquelas de porte menor, que tem as folhas menores e uma aparência mais delicada. Dessas, podemos citar especialmente a flor de lótus. Ela é bela por ter um caráter de leveza e trazer a sensação de equilíbrio a vários ambientes. Você pode conferir como plantar Lótus nesse artigo.

Outra planta aquática comum que você com certeza já viu são os alfaces d'água. Os alfaces d'água são vegetais que flutuam em diversos ambientes, mas são bastante comuns em espelhos de água e também em lagos e lagoas. Existem cerca de 3000 espécies diferentes desse vegetal no mundo e a maioria delas é utilizada para ornamentação. Eles ornam muito bem com as outras plantas, como as flores de lótus, por darem preenchimento belo e leve para espaços aquáticos.

No mais, todos os agapés e algas são também plantas aquáticas que vivem dentro d'água e sobrevivem por fotossíntese. Curiosidade: as algas marinhas não são consideradas plantas, são consideradas protozoárias por seus sistemas de reprodução não se assemelharem aos comuns do reino Plantae.

Como cultivar plantas aquáticas?

Cultivar as plantas aquáticas não é a coisa mais difícil do mundo, mas sempre requer alguns cuidados especiais. Na verdade, cada planta depende de um tratamento específico na hora do cultivo. Por isso, lhe explicaremos como cuidar das plantas aquáticas diferentes.

Flor de Lótus

Como cultivar a flor de lótus? Para plantar essa flor ornamental, você precisa ter acesso as sementes. Com a semente em mãos, fure um pedaço da casca com uma faca e coloque-a num potinho com água mineral. Deixe ela por nove dias nesse pote, e procure um lugar que tenha bastante iluminação solar. Troque a água todos os dias até que os ramos já fiquem bem avançados. Coloque essa sementinha mais germinada em um vaso com terra, que ficará dentro de um balde de água. Conforme a planta der suas primeiras flores, coloque-a no lago de seu desejo e aguarde as flores chegarem.

Alfaces d'água

Para cultivar o alface d'água basta você conseguir uma muda da planta. Após colocá-la em seu espelho d'água, basta colocar quantidades relevantes de material orgânico e nutrientes dentro do ambiente. Fique atento para a sua multiplicação, pois essa planta pode ser considerada daninha, por isso é importante podá-la com constância, a fim de manter a beleza do seu jardim e garantir o equilíbrio ecológico com outras plantas.

Plantinhas de aquário

Se você deseja cultivar plantas aquáticas para seu aquário, basta que escolha a planta original, mantenha um fluxo de água constante dentro do aquário (com bastante oxigenação) e a coloque no meio das pedras para que não flutue. Dessa maneira, coloque nutrientes na água para fortalecê-la e fique atento para que caramujos e outros animais não se alimentem dela e desfaçam a sua decoração para aquário. Leia mais sobre no nosso artigo Como cultivar plantas de aquário.

Essas são as principais dicam para quem deseja saber como cuidar de plantas aquáticas.

Como eliminar as plantas aquáticas?

Eliminar as plantas aquáticas pode parecer mais simples do que você pensa. Quando não tratamos de ambientes de longa escala, a recomendação é que se retire elas manualmente da água ou que se troque toda a água do recipiente. Dessa maneira, tirará o risco de novas plantas nascerem e limpará aquele ecossistema. Para grandes pisciculturas, a melhor maneira de eliminar as plantas aquáticas é adicionando corrente à água ou retirando manualmente. Não se devem jogar agrotóxicos nos tais porque isso com certeza envenenará os peixinhos, apesar de eliminar as plantas aquáticas.

Outros artigos sobre plantas

Para saber mais sobre o cultivo de plantas, leia também os artigos:

  • Como cuidar de uma planta de aloe vera
  • Plantas para jardineiros iniciantes
  • Quais são as melhores plantas para o exterior

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas aquáticas - tudo o que precisa saber!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.