Plantas de bulbos: fotos e nomes

Plantas de bulbos: fotos e nomes

As plantas bulbosas foram capazes de evoluir e se adaptar às condições climáticas mais adversas, sobrevivendo a períodos menos favoráveis e florescendo fortemente mediante condições climáticas adequadas. O fato de suas reservas de água e alimento estarem no subsolo faz com que tenham uma maior capacidade de sobrevivência, mesmo quando o ambiente e outros elementos externos não contribuem tanto para tal.

Se você deseja conhecer algumas das plantas bulbosas mais populares por aí, não perca este artigo do umCOMO. Vamos te mostrar 16 espécies de plantas de bulbos, fotos e seus nomes, além de contar detalhes sobre cada uma delas. Com certeza você vai encontrar boas opções para cultivar tanto em vaso quanto no jardim.

Características das plantas de bulbos

Plantas bulbosas são plantas herbáceas que, em vez de desenvolverem raízes, desenvolvem um bulbo do qual essas raízes vão brotar. O bulbo é uma espécie de reserva nutritiva que a planta possui dentro do subsolo, e que a ajuda em seus momentos menos favoráveis. Estas são algumas das características das plantas bulbosas:

  • Elas adaptam seu crescimento de acordo com a estação do ano e as condições climáticas;
  • Devido à reserva de água e alimento que possuem, durante o inverno entram em uma espécie de letargia que lhes permite rebrotar com força quando chega a primavera;
  • A maior parte das plantas bulbosas pode sobreviver sem o caule;
  • Os bulbos podem ser plantados na água e em terra.

Tulipa

A tulipa é uma das mais belas na categoria das plantas de bulbos. Ela provém da família das liliaceae, e pode ser encontrada em diversas cores.

A sua floração inicia-se na primavera, e este é um tipo de planta que tem preferência por solos arenosos e bem drenados, por isso na hora de regá-los é necessário garantir que a água escoe. Se quiser conservar os bulbos por mais tempo, recomendamos reduzir a irrigação após a planta florescer, para evitar que ela apodreça.

As tulipas são um tipo de planta que suporta bem o frio, inclusive, o clima mais frio é positivo para que ela floresça, embora também possam florescer em locais onde há bastante presença de luz solar. Neste link você pode aprender mais sobre como cuidar das tulipas.

Begônia

A begônia é uma planta bulbosa com flores muito chamativas e coloridas, uma das mais utilizadas na jardinagem decorativa de terraços e pátios.

É um tipo de planta de bulbos que precisa de irrigação abundante, tanto durante a época de floração quanto no verão. Para isso, é importante que a terra fique sempre úmida, mas sem estar encharcada. Como cuidado com as begônias, deve-se levar em consideração a poda delas quando as flores e folhas murcham, e evitar a formação de sementes. A seguir, você verá mais sobre como cuidar das begônias.

Lírio

O lírio pode ser facilmente reconhecido por conta de sua aparência semelhante à de uma trombeta, além de perfume marcante. Essa planta costuma se destacar no ambiente durante a noite, ou seja, é bem comum que um lírio chame mais sua atenção por conta das cores e perfume ao notá-lo no período noturno.

O lírio é uma planta de bulbos que é plantada no outono para florescer entre os meses de março e maio. Quanto aos cuidados, o solo deve sempre estar fresco, e a irrigação deve ser feita várias vezes durante a semana no verão, e um pouco menos no outono. Se quiser plantar lírios, aconselhamos fazê-lo entre outubro e janeiro, plantando com 10 centímetros de profundidade e deixando uma distância de aproximadamente 15 centímetros entre um bulbo e o outro.

Alho

Junto com a cebola, o alho é uma das plantas bulbosas mais conhecidas por aí. Para plantar alho é necessário contar com um solo fértil. Ele também pode ser plantado em vasos, mas deve-se adicionar uma boa quantidade de adubo para isso. O mais normal, nesses casos, é plantar alho na primavera e colhê-lo no outono.

Recomendamos que você plante o alho em um local com bastante sol, regando a planta com frequência, pois ela requer um solo sempre úmido. Se o que você quer ao plantar o alho é beneficiar-se de sua produção, recomendamos que você corte a flor logo que ela começar a brotar pois, dessa forma, ela terá como foco a produção de alho.

Cebola

A cebola é uma planta com bulbos cujo nome científico é Allium cepa. Trata-se de uma planta de clima temperado, já que necessita do calor para que o bulbo se desenvolva bem. A irrigação da cebola não deve ser abundante.

Recomendamos que você remova as ervas-daninhas e dobre os caules antes da colheita da cebola, para que o bulbo cresça e nenhuma flor saia. A colheita da cebola será feita quando o bulbo estiver grande e possa ser desenterrado.

Íris

Essa planta é originária da família iridaceae e conhecida como íris graças às cores variadas de suas flores, assim como o arco-íris. É uma flor muito semelhante à orquídea, e por isso às vezes é confundida com ela.

É uma planta bulbosa que necessita pouca água e se adapta bem tanto a climas frios quanto mais quentes. Recomendamos que você mantenha a planta livre de ervas-daninhas e corte todas as suas flores murchas.

Nó de cachorro

O nó de cachorro é uma planta bulbosa da família do lírio. Seu período de floração é no início da primavera e ela precisa de solo arenoso, leve e seco à meia-sombra para um melhor crescimento. Precisa, também, ser irrigada de maneira regular, e o mais importante é que o solo esteja sempre fresco, mas sem estar encharcado.

Frésia

A frésia é uma planta com bulbos bastante aromática, e com uma flor em formato de sino, muito usada de forma decorativa. Esse bulbo cresce melhor em locais com sombra ou semi-sombra, já que dessa forma as flores não estragam com o calor. Recomendamos que você adube um pouco a planta antes do período de floração, na primavera, e não regue mais de 2 ou 3 vezes por semana.

Narciso

As flores de narciso traz diferentes cores, tamanhos e formas, dependendo de sua variedade. É uma planta que responde bem às diferentes condições de luminosidade, pois embora seja melhor colocá-las num local com luz e sem sol direto, elas também florescem à sombra.

Sua irrigação deve ser moderada, mas mantendo a umidade do solo e tendo uma boa drenagem para evitar o alagamento. Neste link você verá mais sobre Como cuidar de narcisos.

Dália

A dália é uma planta da família das plantas bulbosas, muito marcante pelas inúmeras pétalas que dão forma à sua flor. Ela cresce em climas quentes, mas sua floração é interrompida devido às altas temperaturas. Sua melhor época começa no verão e termina no final do outono.

Ela necessita de rega abundante, principalmente nos dias mais quentes, e é uma planta indicada tanto para interiores quanto para exteriores. Recomendamos que você adube a Dália durante o inverno, que é quando ela perde as folhas. Aprenda mais sobre como cuidar das dálias nesse link.

Jacinto

O jacinto é outra planta da família do lírio, muito utilizada tanto em ambientes internos como externos devido à sua grande beleza e aroma. A floração do jacinto é na primavera e, durante ela, o solo deve permanecer sempre úmido. Para garantir que não falte água na planta, você pode colocar um pires com água por baixo do vaso. O ideal para que suas flores durem mais tempo é colocá-las em local fresco e não muito claro, para que elas abram lentamente.

Te contamos mais sobre como cuidar de jacintos nesse post.

Lírio de fogo

Seu nome científico é Cyrtanthus contractus, e este é um tipo de lírio que se caracteriza por suas cores em tons avermelhados, laranjas e amarelos, além da capacidade do seu bulbo de se regenerar após um incêndio - daí o nome.

O que se compra é o bulbo que é armazenado e vendido em estado dormente, para realizar o plantio na primavera. Você tem que deixar os lírios morrerem naturalmente, de modo que não é necessário cortar as folhas verdes. Quando o outono chega, as folhas e o caule ficam marrons, e é essa a hora de cortar os lírios e adicionar fertilizante para preparar o solo para a próxima floração.

Gladíolo

O Gladíolo é uma planta que pode florescer durante todo o ano se for encontrada em climas temperados. São muito decorativas e apresentam uma grande diversidade de cores. É uma planta que floresce melhor quanto mais luz recebe, e é por isso que fica mais bonita no verão. Quanto à irrigação, deve ser abundante no início e depois ficar mais espaçada à medida que os primeiros brotos vão surgindo. O ideal é manter o solo úmido, mas sem formar poças.

Anêmona

A anêmona de jardim é uma planta com bulbos da família Ranunculaceae, que pode crescer até dois metros de altura e florescer fortemente no outono.

É uma planta muito resistente, mas não é recomendável colocá-la ao sol porque suas flores não aguentam. A anêmona de jardim deve ser colocada em um local com sombra ou semi-sombra, que a ajude a reter bem a umidade.

Açafrão verdadeiro

O açafrão verdadeiro é uma planta bulbosa perfeita para crescer em vaso, e sua floração acontece na primavera. Suas flores têm vida muito curta, pois duram apenas várias semanas, embora um único bulbo possa dar até 20 flores. Para a floração correta devem ser cultivadas no outono e evitar que os bulbos toquem uns aos outros. Você vai precisar manter o solo úmido até que os bulbos comecem a crescer.

Nazareno

O Muscari neglectum, conhecido como Nazareno, é uma planta da família do lírio amplamente utilizada na decoração por conta de suas flores coloridas. As cores mais comuns para esta flor são o azul, o roxo ou o branco, e geralmente nascem em cachos, de modo que sua aparência se assemelha a um cacho de uvas.

Eles geralmente crescem entre março e maio, e podem ser colocados tanto em áreas ensolaradas quanto na semi-sombra. Quanto à rega, é preciso que seja feita com moderação para não apodrecer o bulbo ou causar doenças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas de bulbos: fotos e nomes, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.