Plantas que afastam cobras

Plantas que afastam cobras

Jararaca, surucucu, cascavel, coral: com certeza você já ouviu pelo menos alguma história ou esbarrou com essas que são as principais cobras brasileiras, de acordo com especialistas[1]. Considerando a extensão territorial do nosso país e a diversidade de biomas, não é de se surpreender que tenhamos por aqui quase 10% das espécies de cobra do mundo, de acordo com informações do Instituto Butantan divulgadas pela revista Ciência Hoje[2]. Apesar de a maioria das cobras não ser peçonhenta, isto é, não ter veneno, não é uma surpresa muito agradável encontrar com uma cobra no seu jardim, especialmente se você tem crianças pequenas em casa. Para mantê-las longe, confira o artigo do umCOMO sobre plantas que afastam cobras e evite sustos.

Plantas que afastam cobras

Cuidar de um quintal ou jardim é uma atividade muito relaxante, mas essa paz pode acabar ao tomar um susto encontrando uma cobra andando por aí. Tendo essas plantas no seu quintal ou jardim, você evitará a presença de cobras e garantirá um espaço mais seguro. Confira quais são elas:

Capim-limão

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica. Arbustivo, ele é bem fácil de cuidar: confira mais informações em nosso artigo sobre como plantar capim santo. Além de se proteger das cobras, é possível fazer um chá delicioso com essa planta!

Calêndula

O cheiro intenso das flores de calêndula afasta as cobras e, para além disso, tê-la em seu quintal significa poder contar com uma série de propriedades medicinais atribuídas à calêndula. Vale plantar!

Espada-de-são-jorge

Muito popular nos quintais brasileiros por supostamente afastar o mau olhado e a má sorte, a espada-de-são-jorge também afasta cobras devido ao seu formato característico. Por isso, se você se pergunta como espantar cobra do quintal, essa pode ser a sua escolha. Confira nosso artigo com tudo sobre como cuidar de uma espada-de-são-jorge.

Alho

Alho espanta cobra? Se o cheiro do alho espanta até vampiros nas lendas, acredite: ele também espanta cobras! Plantar alho no seu quintal é garantia de que esses animais vão ficar bem, mas bem longe. Para além disso, você poderá preparar receitas com o alho que você mesmo colheu. Super legal, não?

Artemísia

Assim como no caso da espada-de-são-jorge, a artemísia funciona como um repelente para cobras devido ao seu formato, e não ao seu cheiro. Contudo, ao contrário da outra planta, essa exige mais cuidados, já que precisa de sol em abundância. Por isso, se você se pergunta como espantar cobras do sítio e ele é muito ensolarado, plante Artemísia.

Alho-social

Essa linda planta ornamental de sol pleno exige pouco cuidado e mantém as cobras afastadas do seu quintal. É possível adquirir mudas na internet ou em lojas de paisagismo.

Tabaco

O cheiro do tabaco é tão forte que ele é inclusive utilizado em preparações caseiras para eliminar pragas de jardim. Tê-lo em combinação com alguma outra planta é garantia de que cobras não chegarão perto da sua casa.

Alfavacão

Já se pode deduzir o poder contra as cobras só de ver os nomes pelos quais o alfavacão também é conhecido: alfavaca-cravo ou manjericão-cheiroso. Ou seja, essa planta possui um aroma muito forte e é uma das maneiras de afastar cobras do quintal.

Combava

A combava é uma espécie de limão espinhoso que possui um cheiro cítrico muito intenso e, por isso, mantém longe as cobras. Para cultivá-la é preciso ter um solo bem drenado, sol pleno e água em abundância.

Figueira-do-diabo

Para se defender dos predadores, essa planta solta um cheiro associado com o próprio diabo. As cobras não aguentarão chegar perto! Quer saber como afastar cobras do quintal? Com ela não tem erro!

Cactos

Cobras evitam os cactos por causa de seus espinhos. Por isso, vale a pena plantar cactos em áreas estratégicas do jardim, lembrando que via de regra essas plantas apreciam sol pleno e pouca água, por serem originárias de climas desérticos.

Yucca

A pontiaguda yucca é considerada como uma ameaça pelas cobras. Felizmente, cuidar dela é muito fácil: veja mais em nosso artigo sobre como cultivar yucca.

Outros cuidados para afastar cobras

Se você quer saber como afastar cobras, além de encher seu jardim com as plantas acima, é possível tomar outros cuidados. Confira:

  • Remova qualquer entulho que houver no jardim. Pneus antigos, restos de material de construção, coisas quebradas, etc são um ótimo lugar para cobras se esconderem. Deixe seu jardim limpo e dê ao entulho o destino correto: o lixo.
  • Apare a grama. Se a grama crescer ficar muito alta, as cobras terão onde se esconder com mais facilidade. Um quintal com grama aparada passa uma imagem de bem cuidado e também evita que esses animais apareçam de surpresa.
  • Não deixe lixo ou alimentos no quintal. Esses elementos são atrativos para ratos e ratazanas, que são presas fáceis das cobras. Ou seja, ao manter o lixo em recipiente fechado e/ou descartá-lo regularmente, você evita dois problemas de uma vez só (lidar tanto com roedores quanto com cobras).

Veja também como identificar ovos de cobra no seu quintal.

Achei uma cobra em casa, o que fazer?

Encontrar uma cobra em casa ou quintal não é uma surpresa agradável, mas não se desespere! De acordo com Líria Queiroz Luz Hirano, professora da Universidade de Brasília em depoimento ao Correio Braziliense[3], o correto é isolar o ambiente (ex., fechar portas e janelas do local onde a cobra está) e, caso tenha pets, mantê-los longe do animal.

Após essa prevenção inicial, ligue para o IBAMA (0800 061 8080) ou para o Corpo de Bombeiros (193) da sua cidade, já que os profissionais dessas organizações possuem treinamento para lidar com cobras e outros animais silvestres. Não mate ou tente removê-la do ambiente sozinho/a.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas que afastam cobras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

ReferĂȘncias
  1. TEIXEIRA, Silvana. Quais as principais e mais importantes serpentes do Brasil. Cursos CPT. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/cursos-bovinos-gadodeleite/artigos/quais-as-principais-e-mais-importantes-serpentes-do-brasil>. Acesso em 22 de agosto de 2021.
  2. GREGO, Kathleen Fernandes. Quantas espécies de cobras venenosas existem no Brasil. Ciência Hoje. Disponível em: <https://cienciahoje.org.br/artigo/quantas-especies-de-cobras-venenosas-existem-no-brasil/>. Publicado em 01 de janeiro de 2008. Acesso em 22 de agosto de 2021.
  3. SANTOS, Philipe. O que fazer se você encontrar uma cobra dentro de casa. Correio Braziliense. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2020/09/4875291-o-que-fazer-se-voce-encontrar-uma-cobra-dentro-de-casa.html>. Publicado em 14 de setembro de 2020. Acesso em 22 de agosto de 2021.
Bibliografia
  • BALCONY GARDEN WEB. 15 Snake Repellent Plants | Plants that Repel Snakes Naturally. Disponível em: <https://balconygardenweb.com/natural-snake-repellent-plants-that-repel-snakes/>. Acesso em 22 de agosto de 2021.
  • L. GRANT, Bonnie. What Plants Do Snakes Hate: Using Snake Repelling Plants For Gardens. Disponível em: <https://www.gardeningknowhow.com/plant-problems/pests/animals/using-snake-repelling-plants-for-gardens.htm>. Publicado em 17 de fevereiro de 2020. Acesso em 22 de agosto de 2021.