Plantas que devemos ter em casa

Plantas que devemos ter em casa

Já parou para pensar que o ambiente em que vivemos influencia diretamente a saúde mental e o bem estar em geral? Por isso, conhecer as plantas que melhoram a energia do ambiente é uma ótima pedida para quem quer renovar o clima da casa. Além de servirem como itens de decoração, as plantas também possuem propriedades únicas que podem te ajudar a ter uma rotina mais tranquila, desintoxicando cada canto e trazendo saúde e prosperidade.

Saber escolher o tipo certo de planta para cada cômodo também é uma forma de deixar o ambiente com a energia que você deseja. Para quem trabalha em casa e precisa de concentração no escritório, por exemplo, optar pela planta certa pode contribuir para te deixar mais focado/a enquanto estiver nesse cômodo. Se você quer descobrir as plantas que devemos ter em casa continue lendo este artigo do umCOMO.

Como as plantas influenciam o ambiente

De acordo com o Feng Shui, uma milenar prática chinesa que busca harmonizar casas e apartamentos através de decoração e design de interiores, plantas boas para ter em casa são aquelas que ajudam a melhorar o estado energético dos moradores. Elas são capazes de filtrar as energias negativas e mau olhado, criando uma espécie de barreira protetora sobre a residência.

De acordo com essa ideia, o local em que as plantas estão posicionadas dentro da casa também faz toda a diferença para potencializar as suas propriedades. Quem busca prosperidade e sucesso, por exemplo, deve posicionar as plantas na direção norte, enquanto as pessoas que querem atrair um bom relacionamento com a família e saúde devem apontá-las para o leste. Mas, afinal, quais são as plantas que melhoram a energia do ambiente? Confira a seguir:

Bambu

O bambu é uma planta de origem oriental que é muito conhecida por servir de alimento para animais silvestres, como os ursos panda. Mas o que pouca gente sabe é que ele também atrai fortuna, positividade e traz efeitos psicológicos relaxantes para os moradores da casa. Quem escolher o bambu para cultivar em casa vai garantir uma planta que representa vida longa: afinal, é uma das espécies que cresce mais rápido em todo o mundo.

Além disso, o bambu é uma planta fácil de ter em casa porque exige pouca manutenção: ela precisa de pelo menos 6 horas de sol direto por dia e ar fresco para se manter saudável. Cuidado para não exagerar na água: o bambu prefere solo úmido e não encharcado.

Veja no nosso outro artigo Como cuidar de bambu.

Manjericão

Você sabia que, além de ser um ótimo ingrediente para receitas, o manjericão também está entre as plantas que trazem boas energias? Suas propriedades antioxidantes fazem dele uma planta espiritual, capaz de desintoxicar o ambiente das más vibrações. Para os hindus, o manjericão tem significado mitológico, além de ser usado com intuito medicinal.

O manjericão é uma das plantas mais comuns de se cultivar em casa. Entre as principais dicas para cultivar essa espécie está: posicionar a muda em um local que receba pelo menos 4 horas diárias de sol, já que ela responde muito bem à luz natural. Você pode regá-lo a cada dois ou três dias ou quando a terra na parte superior do vaso estiver seca.

Aloe vera

Entre as plantas boas para ter em casa, o aloe vera é uma espécie com propriedades medicinais. Não é a toa que seu extrato está presente em diversos produtos dermatológicos e cosméticos. Conhecida principalmente por seu efeito calmante, ter uma muda dessa espécie em casa pode te ajudar a construir um ambiente calmo e tranquilo. Entre suas características está o fato de que ela ajuda a regular mudanças de humor, além de melhorar a qualidade do ar, já que consegue remover poluentes da atmosfera e purificá-la.

Por ser uma planta de origem desértica, o aloe vera resiste bem a ambientes quentes e deve receber bastante sol ao longo do dia. Para cuidar dessa espécie em casa, lembre-se de regar a cada 15 ou 20 dias com pouca água.

Lírio da paz

Como o próprio nome sugere, o lírio da paz é uma das plantas que trazem boas energias. Ele é considerado uma super planta por ter a capacidade de limpar o ar de toxinas e poluentes, além de simbolizar tranquilidade e paz. Além disso, suas flores brancas trazem um ar elegante para a decoração da casa, ajudando a deixar o ambiente mais leve.

Um dos principais benefícios da espécie é que ela não exige tanta manutenção no dia a dia. O lírio da paz sobrevive bem na sombra e em temperaturas mais amenas, além de precisar ser regado apenas uma vez por semana. Por isso, é a planta ideal para colocar em qualquer cômodo da casa.

Quer saber como fazer lírio da paz florescer? Acesse o nosso outro artigo.

Arruda

Quem nunca ouviu falar que a arruda é uma das plantas que melhoram a energia do ambiente? A espécie se popularizou principalmente por sua propriedade protetora, bloqueando as vibrações negativas e mau olhado que podem estar rondando a sua casa. Uma das superstições mais comuns envolvendo essa espécie é que ela murcha e fica amarelada quando uma pessoa com inveja entra no ambiente.

Por ser considerada uma planta protetiva, ela costuma ser posicionada na entrada da casa. Entre os cuidados essenciais para mantê-la saudável estão mantê-la ao alcance do sol direto ou meia sombra, fazer a rega moderada e drenar o solo.

Suculentas e cactos

As espécies da família das suculentas e cactos já são velhas conhecidas entre as plantas boas para ter em casa. De aparência seca e desértica, elas são itens populares de decoração, mas também podem ser utilizadas para presentear amigos e parentes, já que representa desejos de felicidade e proteção. As suculentas também ajudam a reduzir a ansiedade e aumentar a produtividade, então pode ser uma ótima opção para colocar no escritório.

Para cuidar dos cactos e suculentas, a regra é clara: não precisa exagerar na água. O ideal é regá-las apenas quando o solo estiver bem seco. Quer saber mais sobre como plantar suculentas? Confira nosso artigo para aprender o passo a passo para fazer sua própria muda.

Se pretende ler mais artigos relacionados a plantas que devemos ter em casa, confira nossa categoria Jardim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas que devemos ter em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • FLOWER AURA. Lucky indoor plants that bring positive energy in home. Disponível em: <https://www.floweraura.com/blog/lucky-indoor-plants-that-bring-positive-energy-in-home> Acesso em: 20 de dezembro de 2021.
  • EL PAÍS. Las 10 mejores plantas de interior resistentes, duraderas e fáciles de cuidar. Disponível em: <https://elpais.com/elpais/2021/01/05/escaparate/1609843620_351125.html> Acesso em: 20 de dezembro de 2021.
  • SERENATA FLOWERS. House plants. Disponível em: <https://www.serenataflowers.com/pollennation/house-plants/> Acesso em: 20 de dezembro de 2021.
  • AD MAGAZINE. Plantas que debes tener en casa según el feng shui. Disponível em: <https://www.admagazine.com/interiorismo/plantas-que-debes-tener-en-casa-segun-el-feng-shui-20210126-8041-articulos> Acesso em: 20 de dezembro de 2021.
  • CALM SAGE. Positive plants that will boost your mental health. Disponível em: <https://www.calmsage.com/positive-plants-that-will-boost-your-mental-health/> Acesso em: 20 de dezembro de 2021.