Plantas trepadeiras com flores

Plantas trepadeiras com flores

Um jardim ou pátio é um respiro da rotina dentro do nosso lar. É um lugar onde podemos tomar café da manhã, longe dos barulhos, ao ar livre, sem que ninguém possa nos incomodar. E, ainda que sua decoração seja muito diferente dos ambientes interiores, não significa que ele não deva ser decorado. Podemos enchê-lo de plantas, vasos e, até mesmo, azulejos.

Mas, qual é a opção que dará ao seu exterior um toque exótico, oxigenado e colorido? Sem dúvidas, as plantas trepadeiras com flores são imprescindíveis para isso! Por isso, neste artigo do umCOMO te mostramos uma seleção de 11 plantas trepadeiras para jardim com flores que são simplesmente deslumbrantes!

Hera

Começamos com uma boa opção dentre as plantas trepadeiras com flores que são perenes, porque assim você não terá se preocupar tanto em climas onde exista uma diferença de temperaturas muito marcada entre as estações. Neste caso, a espécie mais comum é a hera, ainda que suas flores não sejam muito vistosas.

Se você gosta dessa planta, te recomendamos que leia este outro artigo sobre Como cuidar de uma hera.

Flor da paixão (maracujá)

Esta planta converte um cantinho de um humilde jardim em um pequeno paraíso. Suas flores são de tons rosas e roxos. Até seus frutos, que são deliciosos e muito conhecidos no Brasil, o maracujá, são decorativos. Além do mais, é fácil de cuidar desde que haja água e luz abundantes. Nos lugares de frio extremo, você terá que protegê-la.

Clematis

Tanto sua beleza, como sua variedade vão te prender e fazer você querer ter uma no jardim de casa. Assim, quando chegue a primavera essas plantas trepadeiras com flores te surpreenderão com sua floração em tons de vermelho, branco, roxo e azul.

Entretanto, a clematis é uma planta super exigente se você é principiante na jardinagem. Ela necessita uma temperatura estável, muita água, drenagem, além de sombra no caso de muito calor.

Dipladênia ou jasmim-brasileiro

Também chamada de jasmim-brasileiro, a dipladênia é uma opção se você busca plantas trepadeiras com flores cheirosas. Ela cresce bastante rápido, mas você deve levar em conta, antes de plantá-la, que suas raízes necessitam de muito espaço. Ela gosta de calor e água, ambos em abundância, por isso não é boa opção para lugares de temperaturas baixas e pouco sol.

Wistéria-chinesa

Se você gosta de tons de azul, lilás ou rosa, esta é sua escolhida! Além disso, a wistéria-chinesa é adaptável e cresce sem muita dificuldade em qualquer tipo de solo, sempre que seja úmido e capaz de proporcionar uma boa drenagem à planta. É muito invasiva, o que pode dar certa agonia, já que você deve estar cuidando constantemente da poda para que não cresça onde você não queira.

Buganvília

Se você está buscando plantas trepadeiras com flores que podem ser cultivadas em vasos, a buganvília é uma das mais comuns. Frequentemente se coloca em um canto do pátio, e, em seguida, o vaso desaparece, coberto com flores de cor fúcsia. Se o que te interessa são as plantas trepadeiras com flores o ano todo, esta é a sua! Não requer temperaturas especiais, sempre que sejam estáveis e agradáveis.

Neste artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre Como cuidar de uma buganvília.

Jasmim-estrela

A forma das flores do jasmim-estrela, como o próprio nome já diz, é muito bonita e faz com que a planta se pareça com as estrelas. Além disso, a variedade de formas e cores é espetacular. Cresce devagar, mas se você cuidar bem, quando chega o verão, suas pequenas flores de perfume inebriante se multiplicam rapidamente.

Rosa-trepadeira

Sim, esta planta é uma roseira em versão trepadeira, que floresce durante a primavera! Se enreda facilmente por superfícies e estruturas e pode encontrar-se em diferentes tipos; como nas roseiras, estas trepadeiras podem ter flores brancas, vermelhas, amarelas ou rosas.

Jasmim-verdadeiro

Se o que você busca são plantas trepadeiras resistentes ao frio, o jasmim-verdadeiro é a sua, pois aguenta bastante bem as temperaturas extremas, seja calor ou frio. Além do mais, optar por esta espécie é uma grande ideia, não só pela beleza de suas flores, mas, sobretudo, pelo cheiro gostoso que elas têm. Como se fosse pouco, elas ainda são fáceis de cuidar, sempre que o solo se mantenha drenado.

Se você vai cultivar esta planta, neste outro artigo você aprenderá Como cuidar de jasmim.

Madressilva

A madressilva é ideal para lugares ensolarados ou de pouca sombra, onde cresce consideravelmente rápido. Sobre um solo rico e bem drenado, decorará seu jardim com flores espetaculares em tamanho, beleza e perfume. Se você optar por tê-la no seu jardim terá que ter muito cuidado com ela e seu crescimento, tendo sempre à mão uma mangueira e uma tesoura de poda.

Tumbérgia

Apesar de seu nome soar estranho, a tumbérgia é uma das plantas trepadeiras com flores mais comuns, que você deve ter visto em diversas ocasiões. Sua flor costuma ser laranja e ela dura bastante tempo. Além do mais, requer cuidados simples e se trata da planta ideal para espalhar-se nos pergolados e treliças do seu jardim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas trepadeiras com flores, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.