Por que minha geladeira não gela?

Por que minha geladeira não gela?

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes da casa, e conservar os alimentos depende completamente de seu bom funcionamento já que, caso uma geladeira passe a apresentar problemas, é bem capaz que os diversos produtos armazenados nela comecem a estragar. Por isso, é bastante importante colocar em prática certas medidas de cuidado e manutenção da geladeira.

Tendo em mente a importância do papel da geladeira para a conservação dos alimentos em casa, você deve checar com frequência se ela está ou não funcionando corretamente pois, em alguma ocasiões, pode ser que a geladeira apresente falhas e deixe de gelar. Se você se pergunta "por que a minha geladeira não gela?", quer conhecer as principais causas do problema e saber como resolvê-lo, recomendamos que siga lendo este artigo do umCOMO.

Termostato desreguado

Um dos motivos que fazem com que a geladeira não gele pode estar relacionado a uma regulagem incorreta do termostato. Isso porque, quando o eletrodoméstico é usado pela primeira vez, existe uma vontade de baixar bastante a temperatura do termostato, para que a geladeira esfrie muito e rapidamente. Em contrapartida, o gasto de energia é maior e, por isso, algumas pessoas decidem aumentar a temperatura da geladeira. Com essa ação e em ambientes mais quentes, o aparelho pode apresentar problemas de resfriamento, o que é percebido principalmente no estado dos alimentos.

Recomendamos que você leia este outro artigo sobre o que acontece quando o termostato da geladeira não funciona.

Classe climática

O termo classe climática em um refrigerador é aquele que estabelece a temperatura ambiente em que ele deve funcionar normalmente. Embora isso dependa das indicações de cada fabricante, em termos gerais estipula-se que o frigorífico deve estar a uma temperatura compreendida entre 16 e 32ºC.

Em cozinhas ou despensas com temperaturas superiores às indicadas, provavelmente o refrigerador terá problemas de resfriamento. Neste caso, procure resfriar melhor o ambiente no qual a sua geladeira fica.

Abertura constante da porta

Se você já pensou "por que a geladeira não gela a parte de baixo", calcule quantas vezes você abre a porta da geladeira. Se a frequência for muito alta, essa é possivelmente a causa principal do problema.

Em dias muito quentes, abrir a porta da geladeira constantemente faz com que o calor se instale dentro dela ao mesmo tempo em que o ar frio tenta sair, o que retarda o processo de resfriamento. Por conta disso é que, muitas vezes, você encontra comidas e bebidas quentes ou em temperatura ambiente, mesmo dentro da geladeira.

Por isso, tente planejar antes tudo o que vai precisar usar para cada refeição para evitar essa abertura constante.

Pouco espaço de ventilação

Otimizar ao máximo a capacidade e os espaços da geladeira é crucial para que ela gele bem. Você deve aproveitar o espaço existente nela, e isso não significa deixá-la lotada de coisas - caso isso seja feito, pode ser que o ar frio não atinja todos os alimentos.

Além de tudo, a refrigeração fica mais difícil, por conta da obstrução de algumas saídas de ar. A ventilação da geladeira é primordial para otimizar a potência do ar frio. Se você não conta com espaço suficiente para expulsar todo o ar quente, o rendimento do eletrodoméstico será ineficaz, e ele não vai esfriar corretamente.

Geladeira desconectada

Você já chegou a pensar algo que a geladeira não gela a parte de baixo nem a parte de cima? Nesse contexto, é muito importante que você verifique se o aparelho está devidamente ligado à corrente eléctrica. Pode parecer bobo e, até mesmo, absurdo, mas às vezes o plugue se desconectou ou afrouxou com algum movimento.

Logo, se a geladeira está desconectada, é impossível que ela esfrie ou congele. Para comprovar se é esse mesmo o problema, você pode observar se os painéis e as lâmpadas estão funcionando bem, se a geladeira está emitindo os sons habituais devido à refrigeração, olhar se o cabo está colocado na parede ou se está com alguma parte quebrada no ponto em que sai da geladeira ou ao longo do fio. Inclusive, se tudo isso parece bem, certifique-se de que a corrente elétrica dessa parte da sua casa também funciona: para isso, experimente ligar outro aparelho naquele mesmo ponto e verifique se funciona ou não.

Aqui você pode se informar sobre quanto tempo esperar para ligar a geladeira.

Problemas técnicos

Outros problemas que podem fazer com que sua geladeira não esfrie e tenha um rendimento ruim são de caráter técnico. Congelamento das placas, vazamentos de gás refrigerante, obstruções no ventilador ou sujeira no condensador são alguns dos principais problemas técnicos da geladeira.

Quando você notar que a geladeira não gela nem faz barulho, isso provavelmente está ligado a algum desses problemas. Por exemplo, aqui você pode aprender sobre como saber se o gás da geladeira está vazando e como resolver.

O que fazer se a geladeira não gela

Após descobrir as principais causas que respondem à pergunta do por que a geladeira não gela, no umCOMO queremos te ajudar a amenizar esse problema. Por isso, te damos as seguintes dicas sobre como consertar uma geladeira que não esfria:

Regulagem do termostato

Abaixe a temperatura da geladeira para resfriar os alimentos. Ajuste o termostato para um nível intermediário, ou seja, na maioria dos tipos de geladeira, você deve regulá-lo entre 4 e 5 graus. Consulte as instruções de uso do seu refrigerador para ter esse ponto mais claro.

Coloque a geladeira em uma área mais fresca

Se o problema for uma temperatura ambiente muito alta, mude a localização do refrigerador e coloque-o em um local mais fresco. Evite expô-lo ao contato direto com o sol e fontes de calor, como aquecedor, forno e lava-louças.

Abrir menos a porta

Uma ação tão simples como abrir a porta da geladeira com menos frequência ajudará a resfriá-la adequadamente. Esta medida é especialmente útil no verão: pense sobre os alimentos que você precisa ou o que vai beber com antecedência para abrir a porta da geladeira menos vezes.

Ventilação

Para resolver problemas com a ventilação do refrigerador, tente desgrudá-lo por um tempo da parede. Em seguida, instale-o deixando mais espaço entre a parede e a parte traseira do aparelho. Além disso, não encha demais as prateleiras para deixar espaço para que o ar interno possa circular melhor.

Limpeza do ventilador e do condensador

Embora não seja fácil acessar o ventilador e o condensador da geladeira, tente limpá-los para otimizar seu desempenho pelo menos quando o eletrodoméstico apresentar problemas suficientes. Retire a grade do ventilador para verificar se não está entupida e, no caso do condensador, leia o manual do fabricante para localizá-lo e limpá-lo corretamente.

Descongelar a geladeira

Quando a geladeira começar a produzir gelo, convém fazer o descongelamento. Caso contrário, os alimentos não esfriarão e não serão armazenados adequadamente.

Chame um técnico no caso de termostato quebrado

Se o refrigerador estiver conectado e o motor não estiver fazendo barulho, é provável que o termostato tenha quebrado e, portanto, o refrigerador não resfrie. Para solucionar este problema, chame e contrate os serviços de um técnico especializado.

Agora que você já sabe por que sua geladeira não gela ou não esfria de maneira suficiente e o que pode ser feito para resolver isso, recomendamos que você leia também este outro artigo sobre Como organizar a geladeira e, assim, possa aprender a usá-la de forma mais eficiente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha geladeira não gela?, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.