Conservar os alimentos em casa

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira
Imagem: atitudessustentaveis.com.br

Conservar alimentos na geladeira é a forma mais simples que temos ao nosso alcance para fazer durar a validade deles. Por essa razão é comum as pessoas congelarem doses extra de comida, legumes para sopa, carne, peixe, fatias de bolo, pastéis... mas há certos alimentos que não devem entrar na geladeira, pois eles se irão deteriorar, perder sabor, textura e benefícios. Você sabia disso? Para que saiba quais os alimentos que não deve guardar na geladeira, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e se certifique que nenhum dos alimentos desta listagem se encontra na sua geladeira!

Também lhe pode interessar: Quanto tempo duram os alimentos na geladeira

Passos a seguir:

1

Cebolas e alho. Muito usados como base de temperos, a cebola e o alho não devem ser congelados e sim mantidos em um local escuro e seco. A ação do gelo sobre a cebola resultará em uma cebola mole e mofada, não muito própria para cozinhar. O alho, quando colocado na geladeira, além de mofar começará a brotar, originando um sabor amargo.

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira - Passo 1
Imagem: qrolecionar.blogspot.pt
2

Manjericão. O manjericão é uma erva aromática muito utilizada sobretudo em molhos de tomate, mas não tente colocá-lo na geladeira para usar mais tarde, ele absorverá todos os odores e irá murchar. A melhor forma de preservar o manjericão é cortar seu talo na diagonal e colocá-lo em um copo de água, coberto com um saco plástico, como pode ver na imagem.

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira - Passo 2
Imagem: bonappetit.com
3

Tomates. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tomate é um fruto e não um legume, por essa razão não é aconselhado que se congelem, sendo preferível colocá-los na fruteira. No entanto, se você quiser conservar seus tomates por mais tempo, existem alguns procedimentos a cumprir, de forma a evitar que eles se deteriorem tão rápido. Veja quais no artigo "Como congelar tomates".

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira - Passo 3
Imagem: teachervjcpjoani.blogspot.pt
4

Batatas. Se você já cozinhou um prato com batatas e depois o congelou para comer, então sabe a textura farinhenta com que elas ficam. Quando guardadas cruas na geleira, o resultado será uma batata doce mas dura, devido à ação do frio que transforma o amido em açúcar mais rapidamente. Por esta razão guarde suas batatas comuns e doces em sacos de papel em locais escuros.

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira - Passo 4
Imagem: sabores.sapo.pt
5

Pão. Muitas pessoas compram pão em quantidade e o congelam, para se alimentarem ao longo de toda a semana. Isso não é assim tão errado porque o pão não irá ficar impróprio para consumo, porém a falta de ventilação e o ar gelado o tornarão duro e seco, sobretudo se não for pão de forma. Desta forma prefira conservar o pão ao mantê-lo no seu balcão e consumi-lo dentro de 4 dias (se ficar duro pode consumi-lo torrado).

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira - Passo 5
Imagem: giovanamorbi.com.br
6

Óleo e azeite. Também não é boa ideia congelar estes óleos, pois o que acontece é que eles irão condensar e adquirir uma consistência dura, como se fossem manteiga. Você pode fazer com que eles voltem à sua consistência normal aquecendo-os no microondas, mas é preferível que os mantenha armazenados deitados em um local fresco e escuro.

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira - Passo 6
Imagem: revistastatus.com.br
7

Pimenta. Sabe aqueles frascos de pimenta nos quais ela vem conservada em azeite e vinagre? Você não precisa de os colocar na geladeira, pois o pimento tem validade até 3 anos se for mantido assim, independentemente ainda estar fechado ou já tiver sido aberto.

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira - Passo 7
Imagem: paulademaria.blogspot.pt
8

Mel. O doce néctar das abelhas também não é dos alimentos mais aconselhados para guardar na geladeira, dado que ele irá engrossar e cristalizar. Na verdade nem há necessidade de armazenar o mel nesse local, pois devido ao fato de ter naturalmente preservado, ele irá durar por longos períodos, desde que mantido hermeticamente fechado.

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira - Passo 8
Imagem: genussdepot.at
9

Café. Na hora de armazenar esse alimento, é preferível que você o coloque em recipientes hermeticamente fechados e em um local fresco e escuro. Ao guardar café na geladeira, ele irá ter um resultado semelhante ao do manjericão: perder seu sabor e absorver todos os odores.

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira - Passo 9
Imagem: frasesparafacebook.info
10

Algumas frutas. Abacate, kiwi, pêssegos, manga, damascos e ameixas são frutos que devem ser igualmente mantidos afastados da geladeira se ainda estiverem verdes. Quando maduros, você pode envolvê-los em plástico filme e congelar, mas não durante muito tempo. Por outro lado não é aconselhado que congele melancia, melão, abacaxi, banana e mamão pois a ação do frio irá alterar sua textura e propriedades. Se ainda assim quiser manter estes alimentos no frio, consulte nossas dicas no artigo "Como congelar frutas".

Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira - Passo 10
Imagem: aguinaldosilvadigital.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: atitudessustentaveis.com.br
Imagem: qrolecionar.blogspot.pt
Imagem: bonappetit.com
Imagem: teachervjcpjoani.blogspot.pt
Imagem: sabores.sapo.pt
Imagem: giovanamorbi.com.br
Imagem: revistastatus.com.br
Imagem: paulademaria.blogspot.pt
Imagem: genussdepot.at
Imagem: frasesparafacebook.info
Imagem: aguinaldosilvadigital.com.br
1 de 11
Quais os alimentos que não deve guardar na geladeira