Partilhar

Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim
Imagem: jardinplantas.com

Quer plantar árvores frutíferas no jardim mas não sabe quais são as ideais? Sabia que fatores como a superfície, a umidade ou a luz que há em seu jardim influenciam na hora de fazer crescer um tipo de árvore? Em umComo damos estas e outras dicas que você deve ter em conta na hora de plantar árvores frutíferas no jardim, para que estas cresçam o melhor possível.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma árvore de lima

A classificação das árvores frutíferas

Primeiro saiba que as árvores frutíferas têm diferentes tamanhos. Classificam-se em pequenas, médias e grandes. As pequenas podem chegar a medir até 6 metros de altura. As médias, entre 6 e 15 metros, e as grandes mais de 15 metros. É importante ter isso em conta na hora de escolher a árvore, e em função do tamanho de seu jardim.

Luz direta para o limoeiro

O limoeiro pode chegar a medir até 7 metros de altura. Não seja impaciente, porque costuma demorar uma média de dois anos para dar os primeiros frutos. A temperatura ideal para seu crescimento é de 20º C ou 22º C e não costuma tolerar temperaturas muito baixas. Os limoeiros precisam de muita luz direta e muita água.

Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim - Luz direta para o limoeiro
Imagem: vivercid.com

A irrigação noturna favorece o crescimento da laranjeira

A laranjeira é uma árvore muito sensível ao vento. Requer luz direta e precisa de muito adubo. Ela deve ser regada com regularidade mas não em excesso, e é preferível fazer isso pela noite. Para favorecer o crescimento de seus frutos, convém podar a laranjeira desde o primeiro ano.

Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim - A irrigação noturna favorece o crescimento da laranjeira
Imagem: iplantasjardin.com

Clima úmido para a bananeira

A bananeira requer um clima quente e uma constante umidade. A temperatura ideal para seu desenvolvimento é de 26ºC - 27º C, com chuvas prolongadas. Por isso, o lugar ideal para seu crescimento é uma zona próxima ao mar.

Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim - Clima úmido para a bananeira
Imagem: panoramio.com

Sol para as macieiras

A macieira costuma ser cultivada com facilidade em qualquer solo que esteja bem drenado. Estas árvores precisam de sol todo o dia, mas também requerem descanso no inverno. Evite semeá-las em zonas escuras e com a chegada da primavera, é importante que receba os primeiros raios de luz.

Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim - Sol para as macieiras
Imagem: hogartotal.imujer.com

De janeiro a março: nos melhores meses para a floração dos pêssegos

O pessegueiro pode suportar temperaturas muito baixas, embora as geadas tardias possam danificar seus frutos e sementes. Convém ser regado mas é necessário evitar a umidade excessiva. Esta árvore também precisa de grande quantidade de luz, evitando os excessos da mesma nos ramos e troncos. Por isso, sua poda é tão importante. Janeiro, fevereiro e março são os meses de maior floração.

Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim - De janeiro a março: nos melhores meses para a floração dos pêssegos
Imagem: juntadeandalucia.es

Climas temperados para a cereja

A cereja convém ser cultivada em uma terra bem drenada e com uma grande profundidade para que suas raízes possam crescer. Elas crescem em climas temperados e suas flores são sensíveis às geadas. A coleta das cerejas tem uma duração normal de aproximadamente quinze semanas, começando no mês de abril e prolongando-se até o mês de agosto.

Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim - Climas temperados para a cereja
Imagem: asocoa.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim

O que lhe pareceu o artigo?

Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim
Imagem: jardinplantas.com
Imagem: vivercid.com
Imagem: iplantasjardin.com
Imagem: panoramio.com
Imagem: hogartotal.imujer.com
Imagem: juntadeandalucia.es
Imagem: asocoa.com
1 de 7
Quais os tipos de árvores frutíferas para jardim

Voltar ao topo da página