Quais são as melhores plantas para a varanda

Quais são as melhores plantas para a varanda

Se o seu espaço para colocar plantas é reduzido e se limita à varanda, em umComo facilitamos para você uma lista das espécies que são ideais para esse lugar. Dependendo da luz solar que incida em nossas varandas poderemos cultivar uma planta ou outra, por isso temos que estar atentos às condições na hora de escolher. Se você se pergunta quais são as melhores plantas para a varanda, a nossa linda seleção inclui hortênsias, petúnias, gerânios e margaridas-do-cabo. A partir de agora ter um jardim em no apartamento é possível!

Hortênsias

Esta linda planta produz flores de cor rosa, azul ou branco da primavera até ao outono, dependendo do pH que o solo tiver. Por isso, é recomendável plantá-las em solos ácidos, com um pH aproximado de 4'5 para que sejam azuis. Além disso, para que nasçam de cor rosa o solo deve ser alcalino com um valor de pH de 6. E se quiser flores de cor branca o solo deve ter uma alcalinidade maior, rondando um nível 8.

Quanto aos cuidados, esta planta requer muita umidade sobre o terreno e ser adubada com frequência durante a floração. No que diz respeito ao seu uso na varanda, deve estar localizada na sombra, resguardada do sol.

Gerânios

Outra planta ideal para a sua varanda é o gerânio. Estes precisam de irrigações regulares no substrato, evitando molhar as suas flores. Quanto às suas cores, existe uma ampla faixa incluindo o branco, o salmão e o vermelho. Além disso, o adubo deve ser feito a cada duas semanas, de preferência durante o processo de crescimento, para estimular o desenvolvimento das flores. A necessidade de luz varia dependendo da espécie, pois algumas precisam de sombra enquanto outras, muitas horas de sol.

Petúnias

As petúnias precisam ser regadas diariamente e de forma abundante na etapa de floração. Além disso, deve evitar molhar as flores bem como regá-las nas horas de maior intensidade solar. Por outro lado, temos que adubá-las com um fertilizante que contenha fósforo a cada duas semanas durante a floração.

Margarida-do-cabo

Originárias de África, o clima quente é ideal para esta resistente planta, que inclusive chega a suportar o sal que se encontra nas zonas costeiras. No entanto, nas épocas frias devem ser protegidas contra as geadas cobrindo o solo com casca de pinheiro ou palha. Estas margaridas-do-cabo só se abrem completamente quando está sol suficiente.

Outras plantas

A seguir, oferecemos a você uma lista de outras plantas que você pode ter na sua varanda:

  • Lírios: ideais quando na varanda não bate luz do sol.
  • Azaleias: adequada opção se o sol bate moderadamente. No entanto, ao crescer devem ser podadas para controlar o seu tamanho.
  • Rosas em diferentes cores: se houver pouca luz pode plantar rosas em sua varanda.
  • O jasmim ou a gardênia: para os que querem um aroma fresco em suas varandas.
  • Alegria da casa: deve evitar, de preferência, a sua exposição solar ao meio dia, pois isso murcharia estas bonitas flores. Fora isso, não precisa de grandes cuidados.
  • Samambaia: se você busca uma planta sem flores, esta é uma boa opção. A samambaia é bonita, por isso é ideal para colocar em um vaso de pendurar.
  • Bambu: também sem flores, se adapta à luz disponível, ainda que tenha que ser podado regularmente porque cresce bem alto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as melhores plantas para a varanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.