Quais são as melhores plantas para o exterior

Quais são as melhores plantas para o exterior

Se pretende ter algumas plantas em seu pátio, jardim, terraço ou varanda, o indicado em primeiro lugar é que se informe sobre as mais resistentes às condições climáticas características da sua zona geográfica, assim como à luz do sol. Mas isso não é tudo, pois lembre-se que as plantas precisam de uma manutenção regular para se conservar o melhor possível, portanto também tem que considerar o tipo de cuidados que requerem e escolher as mesmas com base no tempo que tem para dedicar a elas. Em umComo trazemos a você este artigo onde mostramos quais são as melhores plantas para o exterior, como as hortênsias, a hera ou a lavanda.

Hortênsias

Apesar de precisarem de muitos cuidados, as hortênsias são plantas cativantes e resistentes que trarão alegria ao seu pátio ou jardim com suas flores desde o começo da primavera até ao fim do outono. Em relação às suas cores, dependem em grande parte do tipo de pH do solo sobre o qual se cultivam: em solos ácidos serão de cor azul, nos mais neutros, rosas, e nos alcalinos, brancas.

Em relação aos cuidados das hortênsias, as irrigações devem ser realizadas de forma abundante durante a primavera e o verão para que o substrato esteja continuamente úmido, além de umedecer suficientemente as suas folhas, mas não muito, para evitar o aparecimento de parasitas ou fungos. Neste sentido, para eliminar pragas é conveniente recorrer a fungicidas e inseticidas. Por fim, vale lembrar que durante a floração devem ser adubadas com frequência.

Lavanda

Outra planta muito resistente ao sol e às altas temperaturas é a lavanda, que com o seu cheiro será a alegria da sua casa, particularmente se o espaço estiver suficientemente fechado para que não escape nem um pouquinho de seu perfume. Adapta-se a todo o tipo de solos, mas cresce muito bem em substratos soltos, arenosos, calcários e secos, e sempre deve receber luz solar abundante. Além disso não precisa ser regada habitualmente, sendo suficiente uma vez por semana; consulte aqui como cuidar da lavanda.

Hera

Por outro lado, também pode optar pela hera, que além de ter muita personalidade resiste muito bem a condições de sol, apesar de também ser ideal para zonas de sombra ou cobertas. Esta planta pode cobrir as paredes do nosso exterior decorando-as de forma natural, pois chega a um comprimento máxima de 30 metros.

Por outro lado, também não requer muita irrigação: durante estações mais quentes, 3 ou 4 vezes por semana, e durante as mais frias, uma vez por semana. Da mesma forma, a hera é capaz de resistir até os 5ºC, mas também suporta temperaturas altas de aproximadamente 32ºC.

Tulipas

Para as varandas e janelas são muito recomendadas bonitas tulipas, pois suportam mudanças nas temperaturas e são ideais tanto no inverno como no verão. Além de ser uma planta de exterior devido a esta característica, também pode ser colocada dentro de casa, e estas plantas não precisam de muita manutenção graças à sua grande resistência.

Por isso, durante a temporada de chuvas não têm que ser regadas, no verão sim, com regularidade, e na primavera não precisam de tanta água. Na hora de plantar as tulipas é preferível que o faça no outono: escolha um lugar onde tenha sombra e semeie os bulbos a uma distância de 15 cm entre cada um, depois cubra com terra e finalmente regue.

Jasmins

O jasmim, com seu delicioso cheiro, é uma opção ideal para o exterior, já que precisa de luz abundante, mas também pode sobreviver à meia sombra. No entanto, não costuma suportar muito bem as geadas e precisa ser regado com regularidade, a cada 7 ou 15 dias, principalmente no verão. Pode consultar aqui outros conselhos sobre como cuidar de uma planta de jasmim.

Prímulas

Além disso, também propomos as prímulas como plantas repletas de cores que podem ser usadas tanto no interior como no exterior. Em relação à manutenção, precisam de água mas não em abundância, pois as suas folhas tendem a ficar amarelas. Também devem ser colocadas à meia sombra e não toleram estar em pleno sol, apesar de suportarem temperaturas baixas, não resistem a grandes geadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as melhores plantas para o exterior, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.