Quais são as propriedades da flor da paixão

Quais são as propriedades da flor da paixão

Os conquistadores espanhóis que vieram para a América ficaram deslumbrados com a exuberância de uma vegetação selvagem que esbanjava seu magnífico colorido em flores de formas surpreendentes. Os primeiros cronistas e naturalistas da época colonial detiveram-se com especial interesse diante esta planta que os nativos chamavam mburucuyá e se derramaram em palavras de admiração ao descrevê-la. Padre Antonio Sepp, que chegou ao Rio da Prata em 1691, disse que ela era "uma flor como jamais havia visto". De seguida, em umComo explicamos-lhe quais são as propriedades da flor da paixão.

Passos a seguir:
1

A passiflora ou flor da paixão é uma flor muito curiosa, com três estigmas em forma de cravo e cinco estames. Mantém uma amizade com insetos benéficos, pois eles são responsáveis pela polinização.

2

Os insetos, principalmente as varejeiras, se aproximam das flores para saborear o néctar, e elas dispõem de estigmas em posições diferentes para que eles possam penetrar o pólen em seus corpos e patas.

3

As flores de maracujá são visitadas com muita frequência por um dos insetos conhecidos comumente como varejeiras. Suas relações são muito especiais: quando a varejeira chega e pousa na flor, é coberto de pólen: logo a varejeira visitará outra flor e é tocada por um estigma; assim, esta flor recebe o pólen da flor anterior.

4

O fruto é uma baga carnuda, ovóide e de cor amarela ou laranja. São conhecidas cerca de 250 espécies de maracujá.

5

Uma das propriedades curativas mais claras da flor da paixão é a de tranquilizar e evitar a ansiedade tão indesejável e que tanto atenta contra qualquer dieta. Ao atacar a ansiedade e os nervos, o maracujá pode ser útil para perda de peso. Você pode preparar uma boa infusão de maracujá para beber duas ou três vezes ao dia e evitar qualquer excesso alimentar, que lhe ocorrer repentinamente.

6

Também é recomendado em caso de asma espasmódica, contratura muscular, dismenorréia, estresse, fadiga, hipertensão, insônia, palpitações, taquicardia, úlcera gastrointestinal, enxaqueca, neuralgia e tosse nervosa, entre outras patologias.

7

A flor da paixão é indicada nos casos de abstinência de álcool, heroína e outras substâncias que causam dependência, já que reduz os sintomas de abstinência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da flor da paixão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.