Quais são os cuidados básicos das petúnias

Quais são os cuidados básicos das petúnias
Imagem: azu1.facilisimo.com

Se existe algo bonito da primavera é ver o florescimento das petúnias em cores vibrantes. Por isso, são ideais para dar textura e cor a um jardim. Esta planta é muito versátil e pode ser cultivada em vasos, solo e pendentes. Em geral, costuma ter uma grande quantidade de folhas e se mantém florida até ao outono, sendo a preferida para decorar os jardins das cidades. Se tiver uma destas plantas ou deseja cultivá-la, ensinamos quais os cuidados básicos das petúnias neste artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Se a sua petúnia estiver em um vaso, o primeiro que deve saber para cuidar dela é que o vaso deve ter um boa drenagem, já que isto lhe permitirá crescer corretamente. Se os seus vasos não têm buracos ou não são suficientemente grandes para evitar a umidade, o melhor é que compre um novo vaso e a transplante.

Dica: Acesse esse artigo para saber como plantar petúnia - dicas e cuidados.

2

Assim como a drenagem, a fertilização também é importante. O ideal é que suas petúnias estejam fertilizadas organicamente, com composto caseiro, se for possível. Também podemos adicionar areia à terra e fertilizantes especiais para petúnias que podem ser obtidos em qualquer viveiro.

3

Como dissemos no primeiro passo, para cuidar de petúnias é importante vigiar a umidade e o excesso de água. Portanto, as irrigações dependem do clima onde estejam. Se for seco, as irrigações serão mais frequentes, mas se o clima for úmido e ensolarado, as irrigações devem ser esporádicas. A melhor forma de saber a frequência da irrigação é tocando na terra. Se ainda estiver úmida, espere alguns dias e volte a testar.

4

As petúnias são plantas com muitos ramos, que podem chegar a tocar o solo se estiverem em um vaso. Ainda que isto lhes dê uma beleza especial, é importante podar a planta quando tiver muitos ramos em mau estado ou se estiver muito grande para o tamanho do vaso. Podar a planta permite que se mantenha saudável e cresça mais.

5

Ainda que a petúnia seja uma planta muito forte, pode ser afetada por fungos devido ao excesso de umidade. É importante verificar constantemente suas raízes, folhas e flores para observar se algum organismo tenha se alojado.

6

As petúnias são de luz, de modo que podem ser colocadas em um local onde recebam a luz do sol direta durante oito horas diárias. Receber luz solar permitirá que a planta floresça perfeitamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os cuidados básicos das petúnias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.