Qual a diferença entre climatizador e umidificador

Qual a diferença entre climatizador e umidificador
Imagem: leroymerlin.com.br

Climatizadores e umidificadores podem ser facilmente confundidos pelas pessoas que buscam a melhoria do seu ambiente, seja na qualidade do ar ou temperatura. Estes aparelhos geralmente se encontram em preços acessíveis e não costumam ter um alto custo para funcionamento ou manutenção, como o ar condicionado.

Neste artigo umComo te diz qual a diferença entre climatizador e umidificador e também os cuidados que se devem ter caso você queira adquirir um destes aparelhos.

Diferença entre climatizador e umidificador: climatizadores

O climatizador trabalha com a circulação do ar para climatizar o ambiente. Embora pareça que tem a mesma função do ar-condicionado, o climatizador apenas resfriará ou aquecerá (no caso dos modelos que possuem aquecedor) a temperatura em poucos graus, apenas para amenizar o frio ou o calor, além de umidificar o ar.

Podendo ser encontrados como climatizadores portáteis ou de parede (os de parede geralmente possuem maior porte) os climatizadores funcionam com um ventilador, que força o ar do ambiente para um painel evaporativo, fazendo com que o ar circule sobre a água. A troca de calor faz com que a água evapore e retire o calor do ar ambiente, pouco a pouco, liberando o ar climatizado. A maioria dos climatizadores já vem com um umidificador embutido.

Imagem: magazineluiza.com.br

Diferença entre climatizador e umidificador: umidificadores

O umidificador não tem como função regular a temperatura, porém, é muito útil para melhorar a qualidade do ar. Seja para melhorar a respiração, reduzir ou controlar problemas respiratórios das pessoas no ambiente ou apenas para acompanhar um ar condicionado, devolvendo a umidade ao ambiente que ele retira, o umidificador é muito flexível para com as suas necessidades.

No mercado estão disponíveis modelos que podem umidificar uma área de 15m² até 50m², com o custo proporcional à área. Alguns destes aparelhos possuem reguladores de umidade, desligando automaticamente quando atingem um nível confortável e ligando ao notarem a secura no ar. Um ar com umidade relativa abaixo de 40% já pode ser considerado como seco.

Alguns modelos também possuem locais para colocar óleos aromáticos ou essências, e o seu nível, na maioria das vezes, pode ser regulado pelos botões encontrados no "painel".

Pode ser útil: Como limpar umidificador

Imagem: shopelgin.com.br

Cuidados que se devem ter com climatizadores e umidificadores

Climatizador:

  • Para que o aparelho tenha um bom desempenho, ele deve ser posicionado em algum local onde o ar possa circular. Da mesma forma que, se for portátil, deve ficar a uma distância de ao menos 10cm da parede;
  • Lembre-se de deixá-lo afastado de cortinas ou panos, qualquer superfície que possa interromper a circulação ou tapar a entrada de ar;
  • Você deve limpá-lo regularmente, a cada duas semanas se ele estiver localizado em uma área grande frequente circulação de pessoas ou mensalmente caso não seja uma área muito movimentada;
  • Ao limpar, deixe o orifício do depósito de água tapado. A limpeza deve ser feita com um pano úmido e você deve evitar deixar com que entre água ou umidade no motor elétrico do aparelho.

Umidificador:

  • Não utilizar água quente ou gelada;
  • Lembre-se de sempre desligar o aparelho antes de reabastecer o depósito de água;
  • Se não estiver usando o umidificador, deixe o limpo e seco e para limpá-lo utilize apenas água e uma solução de limpeza. Deixando-o secar naturalmente;
  • Para ajustar o ângulo do vapor, apenas mude-o de lugar mas certificando-se que é uma região plana para evitar vazamentos do tanque de água.

Veja também:

  • Como funciona o ar condicionado
  • Como limpar o ar condicionado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre climatizador e umidificador, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.