Qual a melhor lenha para a lareira

Qual a melhor lenha para a lareira

Com a chegada do inverno e do frio, as lareiras são verdadeiras dádivas nas nossas casas. Não só aquecem o lar como formam momentos únicos. Nesta altura não apetece sair de casa e chegou a hora de acender a sua lareira. Fazer uma boa chama não é difícil, o segredo está na escolha da lenha. Você pode extrair madeira de inúmeras árvores, mas você conhece as diferenças dos diversos tipos de lenha? O umComo mostra-lhe vários exemplos de lenhas usadas em fogueiras. Qual a melhor lenha para a lareira? Venha descobrir!

Tipos de densidade de lenha para a lareira

Existem dois grandes tipos de lenha, as de alta densidade e as de baixa densidade. Lenhas de carvalho, sobreiro, eucalipto e azinho são lenhas de alta densidade, ou seja, elas duram mais tempo e aquecem mais. O maior problema deste tipo de madeiras é que elas dão mais trabalho na hora de acender. Neste caso você pode ajudar usando musgo seco ou jornais.

Por outro lado as lenhas de baixa densidade demoram menos tempo a acender. É o caso do castanheiro, do choupa, do pinheiro e do abeto. A lenha de baixa densidade é mais macia e resinosa. O contratempo nestas madeiras é que duram menos tempo e sujam mais a sua lareira. Faça uma mistura das duas. Experimente colocar lenha de alta densidade na sua lareira e coloque por cima de baixa densidade.

Lenha de madeira de lei

Este tipo de lenha produz fumaça minimamente tóxica e é bastante segura e eficiente. Pode extrair esta lenha, por exemplo, da nogueira, do carvalho, do bordo, do cedro e do amieiro.

Lenha ecológica

Com a particularidade de ser completamente reciclável, este tipo de lenha não tem composição química e acende facilmente. Conhecida também por briquete, esta lenha é feita, por exemplo, a partir de cascas de arroz, cascas de amendoim, bagaço de cana ou resíduos de eucalipto.

Lenha de árvores coníferas

Este tipo de lenha resinosa é uma das mais tóxicas, produzindo monóxido de carbono e fagulhas. Não deve utilizar esta lenha para a sua lareira com regularidade. A lenha de árvores coníferas é de chama fácil, mas queima com facilidade.

A fumaça destas madeiras cria mais sujidade na sua lareira e você vai ter de se preocupar mais com a manutenção. Acúmulos com mais de 0.5 cm de espessura em altas temperaturas podem ser o suficiente para gerar uma racha no rejunte da sua chaminé.

 

Lenha selvagem

Você também pode usar na sua lareira pedaços resultantes de restos de obras. Mas tome atenção se a madeira é livre de compostos químicos. Muitas destas madeiras são tratadas e contêm produtos químicos que queimados são prejudiciais para a sua saúde.

Lenha industrializada

Este tipo de lenha foi desenvolvido para que você acenda a sua lareira de forma rápida e com segurança. No entanto são mais caras. Pode comprar pacotes de lenha com várias espécies para usar em momentos diferentes da sua fogueira. Deve usar os pedaços limpos e pequenos na hora de acender a lareira e depois alimentá-la com nacos de maior dimensão. Isso vai manter a sua lareira acessa durante mais tempo.

Cuidados a ter na escolha da lenha

Tente saber de que árvore foi extraída a lenha e avalie consoante a densidade qual a melhor lenha para usar na sua lareira. Não se esqueça de evitar madeiras compensadas, com tintas ou madeiras que contenham qualquer composto químico. Estas lenhas por serem tóxicas podem ser perigosas para a sua saúde.

É importante que aclimate a lenha, ou seja, ela deve ser armazenada em um local seco durante alguns meses antes de ser usada. A queima de lenha verde de qualquer tipo pode gerar rapidamente camadas de creosoto. Este composto químico, além de ser tóxico, coloca a sua casa em risco de incêndio. Ele é gerado pelos gases de combustão e pela fumaça resultante da queima de madeira e é perigosos, devido ao seu teor inflamável.

A melhor lenha para a lareira é a seca. A partir daqui você deve escolher a lenha mais adequada ao uso que você lhe quer dar. Se quer que queime mais rápido e produza um calor forte, ou se por outro lado lhe interessa que dure mais tempo. Experimente utilizar lenhas de alta e baixa densidade em conjunto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a melhor lenha para a lareira, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.