Qual a vantagem dos pesticidas biodegradáveis

Qual a vantagem dos pesticidas biodegradáveis
Imagem: naua.pt

Hoje em dia vivemos vidas muito rápidas, e queremos tudo para ontem, incluindo a nossa comida. Já não temos a paciência para ver as coisas crescerem naturalmente. Para acelerar os processos de desenvolvimento, muitas vezes usamos adubos e pesticidas, estimulantes para fazer as coisas crescerem mais depressa.

Neste artigo de umComo.com.br vamos conhecer qual a vantagem dos pesticidas biodegradáveis.

Pesticidas - o que são e para que servem

Os pesticidas são substancias químicas ou biológicas que têm como função o controlo ou destruição de pragas. São maioritariamente usados na agricultura, mas podem também ser usados em casa para pragas mais pequenas, como insectos ou roedores.

Podem ser classificados como orgânicos, inorgânicos ou botânicos, dependendo do tipo de composto que usam.

Os compostos químicos são mais rápidos a atuar que os outros e por isso têm sido largamente usados na agricultura, no entanto estudos mais recentes revelaram que muitas das pragas conseguem através da seleção natural, ganhar resistência ao pesticida, o que revela a sua ineficácia.

Sendo assim muitos países estão já a apostar em pesticidas mais naturais como os orgânicos ou botânicos. Como os nomes indicam são provenientes de compostos já existentes na natureza.

Tendo em conta o tipo de praga que se pretende controlar também podem ser classificados como:

  • Acaricidas - controle de ácaros
  • Bactericidas - controle de bactérias
  • Fungicidas - controle de fungos
  • Herbicidas - controle de ervas daninhas
  • Inseticidas - controle de insetos
  • Nematicidas - controle de vermes (nematoides)
  • Rodenticidas - controle de roedores
  • Moluscicidas - controle de moluscos

Qual a vantagem dos pesticidas biodegradáveis

Como já explicamos acima os pesticidas orgânicos são compostos mais naturais, logo á partida são também biodegradáveis. E o que significa isso, perguntam vocês? Os compostos biodegradáveis tal como o nome indica degradam-se naturalmente e mais rapidamente que os químicos.

A vantagem é que alem de manter os solos e as plantações livres de pestes e pragas, os pesticidas biodegradáveis são mais amigos do ambiente, já que normalmente são solúveis e não se vão acumular tão facilmente nas cadeias alimentares.

Apesar de também representarem algum tipo de perigo, decompõem-se mais rapidamente e com mais facilidade e não ficam nos solos por longos períodos de tempo, nem criam desertificação como pode acontecer com os compostos químicos.

Como pode perceber mesmo os pesticidas biodegradáveis têm alguns pontos menos bons, portanto lembre-se sempre de usar estes produtos de uma maneira responsável.

Depois de conhecer qual a vantagem de usar pesticidas biodegradáveis com o nosso artigo, pode consultar outros artigos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a vantagem dos pesticidas biodegradáveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.