Qual é a diferença entre parquet e piso laminado

Qual é a diferença entre parquet e piso laminado

Se decidiu dar uma renovada a sua casa, esta será uma pergunta que, possivelmente, em algum momento da sua busca fará: qual é a diferença entre parquet e piso laminado? Muitas vezes, ambos os materiais podem se misturar e gerar confusão, por isso é normal se confundir quando se fala deles. No seguinte artigo de umComo.com.br, ajudamos você a esclarecer esta dúvida de maneira a que consiga por si mesmo identificar quais são as diferenças existentes entre ambos os materiais.

Características do parquet

O parquet caracteriza-se por ser um piso de madeira que possui uma camada superior, normalmente com uma espessura de uns 2 milímetros, e costuma ser maciço, realizado com uma única peça de madeira ou podemos encontrar em um formato multicamada criado por diferentes materiais que podem variar, o que gera uma grande variedade de preços dependendo do material utilizado.

O parquet multicamada pode ser adquirido em diferentes formatos:

  • Uma camada de madeira maciça.
  • Várias camadas de envernizado.
  • Uma camada central criada por diferentes materiais que oferece estabilidade ao solo.
  • Com uma base de chapa.

O piso de parquet deve estar sempre colado ao solo e costuma-se colocar criando padrões com formas de retângulos e quadrados, ainda que suas características permitam criar desenhos mais criativos. Os tamanhos das tábuas podem variar dependendo dos fabricantes, podendo encontrar unidades entre 20 e 50 centímetros, ou casos em que são de 2 metros de comprimento. No artigo seguinte, pode ver de uma forma mais detalhada como colocar parquet.

A diferença entre os pisos de parquet encontra-se, por um lado, no preço e, por outro lado, o solo de madeira maciça pode ser lixado muito mais vezes e poderá ser conservado por mais tempo. No entanto, o de multicamada depende em grande parte da espessura que tiver a camada superior.

Características do piso laminado

O piso laminado, chamado também de parquet flutuante ou parquet colado, caracteriza-se por ser colocado sobre o solo base sem necessidade de colá-lo, à exceção do parquet colado, que deve ser colado em cada uma das tábuas do piso. No seguinte artigo explicamos para você como colocar um parquet flutuante.

A diferença principal entre o piso flutuante e o parquet colado é que com este último, ao estar colado ao solo, se evitam os ruídos originados ao pisar o piso flutuante, mas desta formas as lâminas são mais propensas a serem afetadas pela umidade.

O que escolher, parquet ou piso laminado?

Escolher entre estes dois materiais dependerá em grande parte do seu gosto e do orçamento que contar. Cada um deles apresenta suas vantagens e desvantagens, por isso é bom conhecê-las antes.

O parquet costuma se caracterizar por ter uma grande beleza, dado que se trata de madeira natural. Sua vantagem também é sua desvantagem, já que, ao se tratar de madeira natural, costumam ser mais macios, originando riscos mais facilmente e se desgastam com maior facilidade. No caso de ter que o trocar, a despesa será muito maior, por isso é bom considerar se vale a pena investir neste tipo de solo por usar madeira natural.

Entre os tipos de madeiras mais utilizados para os solos de parquet, podemos encontrar: carvalho, faia e jatobá, entre outros.

Por sua vez, o piso laminado deve ser colocado sobre um solo firme, seja de concreto ou sobre ladrilho. A condição nestes casos é que devem estar muito bem nivelados, sem apresentar nenhum tipo de zona volumosa.

A instalação do piso laminado costuma ser feita de forma mais limpa e rápida, pois ao adquiri-las costumam já vir lixadas e envernizadas. É relativamente simples de renová-la, por isso representa uma despesa menor em relação a outras opções. Como desvantagem mais notória, o piso laminado costuma causar um certo grau de som ao pisar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre parquet e piso laminado, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.