Qual é o significado da flor de lótus

Qual é o significado da flor de lótus
Imagem: topwalls.net

A flor de lótus representa desde tempos imemoriais o símbolo de múltiplas civilizações, como a egípcia e a grega. Devido à sua grande beleza e delicado aroma, estes povos relacionavam esta flor aquática com o nascimento divino. É o caso de Nefertum, considerado o deus do perfume pelos egípcios devido ao cheiro atraente que a flor de onde emergiu exalava. Além das civilizações, algumas religiões, como o budismo, também a adotaram como um de seus símbolos mais importantes. Seu significado mais conhecido é o da pureza espiritual, no entanto, em função da cor da flor existe uma representação ou outra. Continue lendo este artigo de umComo e descubra qual é o significado da flor de lótus.

Passos a seguir:
1

Flor de lótus rosa

A variante rosa da flor de lótus é a mais importante de todas. Tanto para o budismo como para o hinduísmo, a lótus rosa está reservada para as grandes divindades. Representa o símbolo de Buda na terra para os budistas, e a base onde a deusa Lakshmi (deusa da riqueza) está sentada para os hindus. Para ambos, a flor de lótus significa a pureza da alma, o caminho para a libertação do materialismo.

Imagem: metafisicanobemestar.com
2

Flor de lótus branca

Às vezes, a lótus branca é confundida com o rosa; apesar de terem significados similares, esta variante da flor representa a pureza mental e perfeição espiritual. A flor de lótus tem a capacidade de crescer nas águas mais turvas, inclusive no lodo, e emergir a cada dia desde as suas profundidades, fechando suas pétalas durante a noite. Este fato outorga à flor branca o significado de natureza imaculada e bênção, sua cor branca destaca-se por cima da escuridão das águas.

Imagem: despertardepoesia.com
3

Flor de lótus azul

Os significados mais conhecidos da flor de lótus azul são a sabedoria e o conhecimento. Esta variante da flor aquática representa o triunfo e a vitória do espírito sobre a tentação dos sentidos. Além disso, suas pétalas encontram-se sempre praticamente fechadas, dificultando visualizar o seu interior.

Imagem: aliimg.com
4

Flor de lótus vermelha

O amor, a paixão, a compaixão e a sedução são os significados mais populares da flor de lótus vermelha. Representa a natureza e inocência do coração, que sempre acaba antepondo os sentimentos à razão. As pessoas que se consideram passionais e são regidas pelas normas do seu coração costumam tatuar esta variante da flor de lótus.

Imagem: mostphotos.com
5

Durante a noite a flor de lótus permanece fechada, esperando paciente a saída do sol. Quando isto acontece, abre suas pétalas, mostra seu interior e desprende o aroma que tanto a caracteriza. Assim, quando se encontra fechada, representa as infinitas possibilidades do ser humano, e quando está aberta significa a criação e grandeza do universo.

6

Se você gosta de conhecer o significado das flores para decorar sua casa com a mais adequada às suas necessidades ou se está pensando em fazer uma tatuagem, não perca estes artigos:

Qual é o significado das orquídeas

Qual é o significado das rosas brancas

Qual é o significado das rosas vermelhas

Qual é o significado das rosas azuis

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o significado da flor de lótus, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.