Partilhar

Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa

 
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa

A casa é um local onde procuramos estar sempre aconchegados e o mais confortáveis possível. Com o frio do inverno é importante manter a casa quente para que se sinta bem no conforto do seu lar. A lareira é um ótimo truque para aquecer a casa e ainda dá um ambiente acolhedor ao espaço. Com o crescimento desta necessidade e com a evolução de recursos, hoje em dia tem vários tipos de lareiras. Existem as mais comuns, a lareira a lenha e a gás, mas tem outras alternativas como lareiras ecológicas e eléctricas. Mas sabe qual deve ter no seu lar? No umComo damos-lhe dicas para que descubra qual o melhor tipo de lareira para a sua casa.

Também lhe pode interessar: Qual a melhor lenha para a lareira

Lareira a Lenha

A lareira a lenha é a mais comum e tradicional, funcionando pela combustão de madeira. Pioneira no aquecimento de casa, esta lareira cria um ambiente super acolhedor e é ainda associada a ambientes românticos. Nenhuma outra preserva o cheiro da madeira, a cor real do fogo e os sons naturais dos troncos a estalar.

Como é usada lenha para o seu funcionamento, este é o tipo de lareira que necessita de mais manutenção. Você deve limpar as cinzas, todas as paredes e a chaminé, não só para evitar sujidade, como também para que ela continue aquecendo bem, sem fazer fumaça. Se tem crianças em casa tem de ter cuidados redobrados com lareira a lenha. Evite que elas se aproximem e, se possível, coloque mesmo uma proteção junto ao fogo.

Existem dois tipos de lareiras de lenha, as metálicas e de alvenaria. A lareiras metálicas são também conhecidas por Lareiras de Ferro ou Metal e produzem calor pela coifa de ferro e pela tubulação que forma a chaminé. Por possuir um excelente isolamento térmico, elas aquecem mais que as lareiras feitas em alvenaria.

A escolha do tipo de lareira a lenha é meramente pessoal e tem influencias decorativas. Com tijolos refratários, estrutura de ferro e uma chaminé em alvenaria, as lareiras de alvenaria são as preferidas dos que gostam de ambientes mais tradicionais. Elas podem ser feitas à medida do espaço de sua casa, mas podem ser pouco apropriadas para espaços pequenos.

Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa - Lareira a Lenha

Lareira a gás

A lareira a gás produz chamas através do uso de gás de botija ou gás natural. O funcionamento dela é parecido com o de um fogão. A lareira a gás é mais perigosa do que a de lenha, no sentido que o calor não passa através da chaminé, mas sim dentro do forro da própria casa. O bom dela é que não produz lixo, nem fumaça. As lareiras a gás por norma não precisam de muito espaço e podem ser mais pequenas do que as de lenha, sendo as ideais para ter em apartamentos.

Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa - Lareira a gás

Lareira Ecológica

As lareiras ecológicas produzem calor através da queima de etanol. Isto faz com que elas não poluam e possam ser colocadas em qualquer ambiente, tanto interno, como externo. Ao contrário do que se pensam elas são de fácil instalação e podem ser colocadas facilmente em qualquer lugar. Para quem tem uma lareira a lenha tradicional e gostava de a tornar mais ecológica existem alternativas, como colocar queimadores avulsos. Cada litro de etanol da para cerca de 3 horas de utilização. Com este tipo de queima deve tentar circular o ar da divisão onde a lareira se encontra com ar externo.

Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa - Lareira Ecológica

Lareira Eléctrica

Para os que querem conseguir um ambiente confortável e quente, sem grandes preocupações, esta é a lareira ideal. Para criar o ambiente desejado, estes modelos eléctricos possuem muitas vezes imagens em 3D. Uma vez que elas não funcionam por combustão, as imagens imitam a lenha a queimar.

Ela é super fácil de ligar, basta carregar num botão, além disso, é prática na hora de limpar. Você pode controlar a temperatura sem se levantar, através de um controle remoto. As mais comuns são colocadas na própria parede, mas você também pode ter uma lareira portátil. Estas lareiras mais tecnológicos são ainda as que possuem menor capacidade de aquecimento.

Agora que já lhe demos umas dicas, pense e escolha qual o melhor tipo de lareira para a sua casa e nos conte.

Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa - Lareira Eléctrica

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa

O que lhe pareceu o artigo?

Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa
1 de 5
Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa

Voltar ao topo da página