Qual o significado das tulipas azuis

Qual o significado das tulipas azuis

A palavra Tulipa é de origem turca. Este nome vem da palavra tulbend, que significa turbante, devido ao formato desta planta ter parecenças com o adereço usado na cabeça pelos homens turcos. Para além das semelhanças, ela começou sendo usada para ornamentar os próprios turbantes. A sua forma única faz dela uma das flores mais famosas em todo o mundo. A sua beleza e elegância levam-na a ser escolha popular na decoração, em ofertas e até mesmo em cerimônias. Com o cruzamento de espécies ao longo dos anos a tulipa tem hoje diversas cores naturais, estando diferentes significados associados a cada tonalidade. Quer saber qual o significado das tulipas azuis? Em umComo mostramos-lhe o que transmitem estas flores.

As Tulipas

Pertencentes às plantas liliáceas, as tulipas são flores ornamentais, nascendo uma flor solitária por cada haste. Uma tulipa pode medir entre 30 a 60 cm de altura e cada flor é formada por seis pétalas. Uma das características que distingue esta planta são as sua folhas alongadas, que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas. Conhecem-se mais de 100 espécies desta flor oriunda do Médio Oriente.

Foi na Holanda que esta flor atingiu o seu auge, estando ainda hoje fortemente associada a esse país. No Brasil, esta flor é cultivada sobretudo na cidade de Holambra, devido ao clima ser propício para o cultivo de tulipas. Numa cidade de emigrantes holandeses, os bulbos são importados Holanda e posteriormente as flores são comercializadas internamente e exportadas.

Todas as flores têm o seu significado, quer pelo surgimento, pela forma, ou até mesmo pela cor. As tulipas são muitas vezes conhecidas como as flores do recomeço, devido a florescerem no início da Primavera. Elas se adaptam muito bem ao frio, crescendo a partir de um bulbo, que produz apenas uma floração por ano. A chuva e o frio começam a ficar para traz e o sol e o calor trazem uma época de recomeço para estas flores.

Flores Azuis

As flores, através do seu formato e da sua cor, transmitem uma série de sentimentos que levam as pessoas a presentear-se com estas plantas. A cor azul nas flores é rara, não fosse esta uma cor da realeza e da aristocracia. Sendo uma cor difícil de encontrar na natureza, muitas vezes aparece misturada com tonalidades de roxo. A mais famosa flor azul é a hortênsia. Associada à paz, tranquilidade, serenidade, estabilidade, esperança e devoção.

Gratidão, respeito, admiração, desejo e amor são sentimentos associados a flores azuis. A flor da conquista de algo impossível, do inalcançável, mas sobretudo de sentimentos sinceros e profundos. É considerada a cor da amizade, da fidelidade e do amor.

As Tulipas azuis

As tulipas azuis não crescem de processos naturais, elas são tingidas ou geradas a partir de fenômenos híbridos. Conhecidas também por flor pasque, açafrão selvagem, barba de leão e anêmona de pradaria, as tulipas azuis são muito desejadas. Associadas à paz e tranquilidade, estas flores transmitem confiança e lealdade quando oferecidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado das tulipas azuis, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.