Quanto tempo duram os alimentos na geladeira

Quanto tempo duram os alimentos na geladeira
Imagem: alimentossaudaveis.net

Com certeza que já aconteceu com você ir procurar algo na geladeira e encontrar um alimento que já tinha esquecido que estava lá. Nestas situações ficamos sempre na dúvida se esse alimento ainda se encontra bom ou não e, muitas vezes acabamos por jogar fora um alimento que ainda podia ser consumido. Para esclarecer as suas dúvidas e para que saiba como deve guardar os alimentos na geladeira, preparamos este artigo de umComo para si em que explicamos quanto tempo duram os alimentos na geladeira.

Passos a seguir:
1

Para que os produtos se conservem devidamente na geladeira, esta deve estar no máximo a 7ºC. Para além disso, é importante colocar os alimentos na geladeira em locais específicos. Assim, as carnes cruas, os lacticínios e os queijos devem ficar na prateleira superior, que é a mais fria. Nas prateleiras inferiores devem ficar os legumes, verduras e frutas e, nas prateleiras centrais deve colocar a comida já preparada. Na porta deve colocar os líquidos, como sucos ou leite, e os molhos, como ketchup ou maionese. Ao contrário do que se pensa, os ovos devem ficar afastados da parte da geladeira, pois é onde se estragam mais rapidamente.

Imagem: casamenteiras.com.br
2

Frutas, legumes e verduras: é importante guardar estes alimentos lavados e bem secos, para que não apodreçam com a água. O tempo médio que duram na geladeira é de 5 dias. Frutas tropicais, como o abacate, melancia, abacaxi e banana, não devem ser guardadas na geladeira, uma vez que escurecem. Também não é recomendável colocar o tomate na geladeira. Coloque as frutas, verduras e legumes nas gavetas apropriadas.

Imagem: mazettid.blogspot.pt
3

Leite: o leite depois de aberto aguenta cerca de 3 a 4 dias na geladeira, sem se estragar. No entanto, o leite pasteurizado deve ser consumido dentro de um dia, por se azedar rapidamente.

4

Queijos: a duração dos queijos na geladeira depende do tipo de queijo, podendo ir de 5 dias a 1 mês. Os queijos secos têm um tempo de conservação maior que os queijos moles, que podem durar até 5 dias. De qualquer forma, antes de consumir o queijo tenha em atenção o seu aspecto, se a cor foi alterada ou se apresenta pontos esverdeados.

Imagem: qualita.com.br
5

Manteiga: a manteiga é um produto que dura bastante tempo na geladeira, por conter gordura na sua composição, podendo durar cerca de 3 meses. Com o tempo, a manteiga na geladeira vai ganhando uma camada meio amarela escura, na hora de consumir basta só retirar esta camada.

Imagem: sdquality.com.br
6

Molhos como a mostarda, maionese e ketchup: estes molhos duram bastante tempo na geladeira, pelas suas altas doses de conservantes, podendo durar entre 1 mês a 1 ano.

7

Enlatados: o ideal é consumir os enlatados logo depois de abertos. Mas, se sobrar o melhor é drenar o líquido do alimento, retirar da lata e guardar em um recipiente hermeticamente fechado. Assim, terá uma duração na geladeira de 4 a 5 dias.

Imagem: portofreire.com.br
8

Carnes: as carnes cruas ou temperadas duram no máximo 2 dias. Se não for preparar logo a carne, o ideal é congelar a carne crua. As carnes temperadas podem aguentar um pouco mais que as cruas, pois o tempero atua como um conservante natural. Já as carnes embaladas a vácuo podem durar cerca de 1 mês.

9

Comida pronta: a comida já preparada dura em média 3 dias. Você deve guardar as sobras em recipientes com tampa e, se possível utilize a comida que sobrou do almoço para fazer algo diferente para o jantar, assim evita desperdícios. O arroz branco, depois de cozido, dura cerca de 4 a 6 dias, desde que guardado duas horas após o seu cozimento e guardado em um recipiente hermético.

Imagem: buonaappetito.blogspot.pt
10

Vinhos: a maioria dos vinhos dura pouco tempo devido à oxidação, sendo o recomendável consumi-lo em um dia. Se sobrar e não quiser desperdiçar, pode utilizá-lo como tempero para comidas, conseguindo assim prolongar um pouco a vida do vinho.

11

E, claro não se esqueça de manter a sua geladeira limpa, em umComo temos alguns truques para limpar a sua geladeira. Além disso, se sua geladeira tiver um cheiro desagradável, veja o nosso artigo com truques para a geladeira não cheirar mal.

Imagem: decoracaofacil.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo duram os alimentos na geladeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Independentemente do tempo de duração dos alimentos acima referidos, tenha sempre em atenção as datas de validade.
  • Lembre-se que os ovos não devem ficar na porta, pois sofrem um constante choque térmico, favorecendo a contaminação. Guarde os ovos nas prateleiras intermédias em recipientes fechados.
  • Evite deixar a porta da geladeira aberta, tenha em atenção o estado da borracha.
  • Utilize sempre recipientes com tampa na conservação dos alimentos.