Receitas caseiras para desentupir canos

Receitas caseiras para desentupir canos

Quando os encanamentos de casa entopem começa o caos. E não é de estranhar: cheiros que dão náuseas, tanques, banheiros e banheiras cheias. Os momentos de maior crise chegam quando o vaso sanitário começa a transbordar água inundando o cômodo. Felizmente, em umComo.com.br temos para você alguns truques para evitar que este horripilante pesadelo se torne realidade. Só tem que continuar lendo este artigo com receitas caseiras para desentupir canos e poderá ver simples truques para que sua casa continue cheirando tão bem como agora e o solo permaneça seco por onde andar.

Por que os canos entopem normalmente?

Os entupimentos de encanamentos são mais normais do que gostaríamos e se devem, na sua grande maioria, a não vigiar que produtos entram nos encanamentos. E quando os materiais que não deveriam estar aí se acumulam, pode significar o princípio do fim.

Com as seguintes receitas caseiras deverá conseguir eliminar entupimentos de lixo acumulado normais, mas se o problema for mais grave, aconselhamos você a ir a um especialista para poder resolvê-lo o quanto antes.

O método da Coca-cola

Esta bebida não é apenas saborosa, refrescante e divertida, pois você pode usar várias latas de Coca-cola como desentupidor de canos. Não sabia?

Só precisa de três latas de Coca-Cola para cada cano que deseje desentupir. Siga os seguintes passos:

  1. Verta três latas da bebida gasosa em cada cano (lavatório, vaso sanitário, bidê, tanques, banheiras, ralo do chuveiro).
  2. Deixe que o refrigerante faça efeito durante cerca de 15 minutos antes de abrir as torneiras de novo. Verá como de forma quase milagrosa a Coca-cola terá desentupido os seus canos.

Se, pelo contrário, a técnica não tiver eliminado toda a obstrução, pode repetir o processo tantas vezes quantas quiser. Ainda que uma boa forma de complementar o método da Coca-cola e desentupir os canis mais eficazmente é verter depois um pouco de água fervendo. Mas tenha cuidado para não se queimar!

Este truque servirá em casos de entupimento, mas também para manter os encanamentos limpos. Pode jogar as latas uma vez por mês aproximadamente pelos canos ao invés de usar produtos químicos bem mais caros e que, podem danificar o encanamento.

Desentupir canos com vinagre e bicarbonato

O pesadelo que pode se tornar um entupimento de encanamentos tem outra fácil e caseira solução que você nunca imaginou. Trata-se do vinagre e do bicarbonato de sódio, dois ingredientes que não faltam em nenhuma cozinha e que serão seus fiéis aliados contra os entupimentos.

Para desentupir encanamentos usando vinagre e bicarbonato de sódio só precisará de:

  • Quatro copos de água.
  • Um copo de vinagre branco.
  • Dois copos de bicarbonato de sódio.

Os passos a seguir são muito simples:

  1. Verta um copo de bicarbonato de sódio em cada um dos canos que quer desentupir ou limpar.
  2. Ferva na cozinha dois dos quatro copos de água.
  3. Uma vez que a água esteja fervendo, verta-a sobre o encanamento que tinha jogado o bicarbonato de sódio.
  4. Deixe que os dois elementos atuem durante pelo menos dez minutos.
  5. Uma vez passados os dez minutos, verta o vinagre branco e outro copo de água.
  6. Tampe o ralo.
  7. Verá que começa a sair espuma do encanamento. Isso significa que o método está funcionando. Só tem que esperar uns minutos para que a espuma desapareça antes de passar ao passo seguinte.
  8. Ferva o copo de água restante e verta-o sobre o mesmo cano.

E pronto, seu encanamento volta a estar livre de elementos que o obstruam e poderá respirar tranquilamente.

Em combinação, o bicarbonato de sódio e o vinagre branco reagem queimando a gordura acumulada nos encanamentos e que é, muitas vezes, a causadora dos entupimentos.

Desentupir com vinagre

Ainda que junto com o bicarbonato de sódio, o vinagre seja agente aniquilador de entupimentos nos encanamentos, por si só também é muito potente. Tal como os truques anteriores, este método não só é natural e fácil, mas também é muito barato. O único ingrediente que precisa é:

  • Uma garrafa de vinagre

Os passos a seguir são muito simples:

  1. Verta toda a garrafa de vinagre em uma panela e espere ferver.
  2. Quando entrar em ebulição, retire o vinagre do fogo e introduza todo o líquido no encanamento que deseja desentupir (se quer usar este método em vários canos deverá usar uma garrafa para cada um). Tenha cuidado ao verter o vinagre quente e tome precauções para não se queimar.
  3. Deixe que o produto faça efeito durante pelo menos três horas. Para isso, é aconselhável colocar este método em prática durante a noite, antes de ir dormir.

Assim que amanhecer, poderá abrir as torneiras sem que a água comece a se estagnar nos lavatórios, banheiras, vasos sanitários ou tanques. Entre as vantagens de usar este método encontra-se a que não danifica os encanamentos nem a saúde das pessoas que o usam, além de ser bem mais econômico.

O truque do arame desentupidor

Quando todos os planos A fracassaram, tem que passar para o plano B: o arame desentupidor ou a vareta metálica. Este método é recomendável desde que todos os outros não tenham resultado e o que esteja entupido seja o tanque ou o lavatório. A primeira coisa que deve fazer é:

  1. Coloque um balde debaixo do sifão e certifique-se de que está na posição correta para recolher toda a água que cair.
  2. Desarme e abra o sifão do tanque ou pia e espere que caia toda a água no balde.
  3. De seguida, faça uma vareta em forma de U (para lhe dar consistência) com arame que pode conseguir em qualquer loja de ferragens, e introduza pela parte superior do sifão até sair por baixo. Deste modo, o cabo de arame irá empurrando para baixo tudo o que obstruía o encanamento.

Este é sem dúvida o método mais desagradável, mas totalmente necessário se o entupimento for grande e não se conseguir resolver com os outros métodos.

Quando todo o resto não funciona

Se todos os métodos anteriormente explicados não funcionarem e quiser realizar uma última tentativa antes de chamar um profissional, pode tentar usar alguns produtos químicos fortes como o ácido clorídrico ou o amoníaco. Mas tenha em conta que ambos são corrosivos e que podem danificar seus encanamentos, assim, não os use de forma regular ou o remédio acabará sendo pior. Além disso, aumente as precauções quando o for usar: evite o contato com a pele (sobretudo o rosto) e olhos e trate de não os respirar, pois pode acabar na sala de emergências por uma intoxicação.

Mantenha os encanamentos limpos

Algumas soluções caseiras para a manutenção dos encanamentos são:

  1. Uma vez a cada quinze dias aproximadamente, verta uma panela de água fervendo com sal nos canos.
  2. Assim que notar que a água não se filtra com a rapidez habitual, use o típico desentupidor de borracha antes de utilizar qualquer produto.
  3. Nunca deixe que a comida caia no ralo.
  4. Não verta óleo queimado pelo ralo, com isso conseguirá apenas que se forme uma película de gordura que cobre o encanamento, que fará que grude tudo o que passar por dentro. Além disso, este é o primeiro causador dos maus cheiros de encanamentos na cozinha.

No seguinte artigo, damos a você alguns conselhos para evitar o mau cheiro nos ralos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas caseiras para desentupir canos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.