Remédios caseiros contra pulgas

Remédios caseiros contra pulgas

Você tem pulgas em casa por causa do seu cachorro ou outro animal? Quer acabar com elas e não sabe como? Existem muitos produtos no mercado para eliminar as pulgas mas você também pode fazê-lo com remédios naturais.

Neste artigo de umComo.com.br explicamos diferentes remédios caseiros contra as pulgas que lhe ajudarão a acabar com elas.

A água e a luz

Este remédio caseiro contra as pulgas é praticamente infalível mas requer bastante paciência. O que você deve fazer é pegar num recipiente, enchê-lo de água e colocar nele um pouco de detergente para lavar louça. Mexa suavemente para evitar fazer muitas bolhas.

Coloque o recipiente sob a luz de uma lâmpada acesa. Terá que fazer isso de noite durante vários dias. Quando se levantar de manhã comprove quantas pulgas existem na água. Conforme passam os dias você vai ver que o número de pulgas vai diminuindo.

Por que isso acontece? As pulgas se sentem atraídas pela luz, portanto ao ter a lâmpada acesa elas vão até ela sem perceber que vão pular em uma bacia, que é onde mais existe luz, e morrerão afogadas. O sabão nós usamos para que as pulgas não fiquem flutuando na água e afundem.

O suco de limão

Quando lavar o chão de sua casa, adicione o suco de dois ou três limões na água e o produto que você usa normalmente. Esfregue o chão inteiro, ele ficará impregnado com o limão. O limão é um ótimo repelente de pulgas.

Não use o limão sobre a sua pele ou sobre a pele de seu animal de estimação.

O poejo

Outro dos remédios caseiros contra as pulgas é o poejo. Para isso, terá de colocar umas bolsinhas de poejo nos locais onde quiser eliminar as pulgas (nos lençóis, no sofá, etc.). As pulgas odeiam o cheiro do poejo, por isso se afastarão do lugar onde tiver colocado as bolsinhas de poejo.

Vinagre e lavanda

O vinagre de maçã também é um ótimo remédio contra as pulgas. Para fazer estre truque caseiro deverá diluir um copo de vinagre e quarenta gotas de lavanda em um litro de água. Passe esta mistura pelo chão da sua casa, tal como se o fosse lavar e, quando terminar, espere que seque. Passe o aspirados por todo o solo e terá conseguido matar as pulgas.

Remédios caseiros para eliminar as pulgas do seu cachorro

Os cachorros são animais de estimação que mais chances têm de trazer pulgas para a sua casa, por isso, é importante que elimine estes insetos do seu cachorro para garantir que não os expande por toda a casa. Existem alguns remédios caseiros para as pulgas dos cachorros como os que lhe explicamos de seguida:

  • Óleo de eucalipto: o cheiro desta planta servirá como repelente de pulgas.
  • Óleo de lavanda: esta planta também funciona como repelente uma vez que as pulgas odeiam o seu aroma.
  • Levedura de cerveja: trata-se de um componente rico em vitamina B1, algo que modifica o cheiro do sangue e despista as pulgas.

Em umComo explicamos, passo a passo, como aplicar estes remédios caseiros para eliminar as pulgas do seu cachorro.

Prevenir as pulgas nos animais de estimação

Também é importante que saiba como prevenir as pulgas no seu cachorro e, garantir assim que estes insetos não se instalem em sua casa por muito tempo. Uma boa forma de o fazer é, no caso de ter um animal de estimação, revisar de forma periódica o seu pelo: penteie o seu pelo com um pente especial, confira se há parasitas percorrendo o seu corpo, etc.

Também é bastante recomendável que coloque no seu cachorro um coleira para as pulgas, desta forma, embora esteja em contato com estes parasitas, eles não se instalarão no seu corpo. Um xampu anti-parasitas também é uma opção perfeita para manter o seu cachorro saudável e limpo. Em umComo damos-lhe mais conselhos sobre como prevenir as pulgas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros contra pulgas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.