Remédios naturais para espantar abelha

Remédios naturais para espantar abelha

As abelhas são muito benéficas para o ecossistema e nos fornecem produtos básicos, como o mel, mas também são insetos que podem causar alergias. Muitas pessoas têm pânico de serem picadas no jardim ou ao ar livre, sobretudo quando o tempo está bom.

No umCOMO ensinamos como espantar abelha com remédios caseiros, sem a necessidade de matar. Siga estas simples dicas e aprenda a afugentar abelhas de forma rápida e simples.

1. Jardim livre

Evite ter em seu jardim ou terraço objetos velhos. Lembre-se que as abelhas costumam se alojar em madeiras velhas ou inutilizadas. Mantenha seu terraço limpo e não atrairá abelhas. Entretanto, você deve lembrar que se tiver um jardim com flores, será mais fácil que elas apareçam, pois sua função principal é polinizar e fazer com que as plantas se reproduzam.

2. Use remédios naturais para espantar abelhas

Para evitar que as abelhas piquem você, existem diferentes soluções naturais para mantê-las longe.

Remédios naturais para espantar abelhas

Se você quer conhecer remédios naturais para espantar abelhas, veja as nossas sugestões:

  • Óleo essencial de eucalipto: dissolva-o na água e aplique onde não quer que as abelhas pousem.
  • Vinagre de maça: a acidez do vinagre é um bom remédio para afugentar as abelhas. Misture partes iguais de água e vinagre, coloque em um borrifador e aplique onde não quer que elas se apoximem.
  • Cravo-da-índia: a essa altura você deve ter percebido que os cheiros fortes incomodam as abelhas, por isso, o cravo-da-índia é outra das opções dos remédios naturais para espantar abelhas. Você pode colocá-los em saquinhos e pendurar onde quer que as abelhas fiquem longe.
  • Casca de laranja: outro dos odores que incomodam as abelhas é o de laranja. Coloque as cascas em um saquinho para mantê-las longe.
  • Penino no alumínio: a combinação de pepino com alumínio é outra das que dá certo para espantar abelhas. Disponha rodelas de pepino sobre papel alumínio ou uma travessa desse material e veja as abelhas manterem-se longe.
  • Hortelã: seja plantada ou em óleo essencial, a hortelã é uma boa solução quando se quer espantar abelhas.

Plantas que espantam abelhas

Por falar em plantar, existem plantas que ajudam a espantar abelhas, são elas: jamin, lavanda, citronela (que também pode ser usada em forma de vela), hortelã e hortelã-pimenta.

3. Repelente natural para abelhas

Como fazer um repelente natural para abelhas? Faça uma mistura com óleo de laranja e água. Aplique a loção em um pano velho e limpe os corrimões e superfícies de seu quintal ou terraço. Aplique a mistura principalmente em áreas altas e madeiras para evitar que as abelhas façam seus ninhos.

4. Remova colmeias de maneira segura

Lembre-se de que se você observar que alguma colmeia foi formada na fachada ou em alguma parte alta de seu quintal ou jardim, é imprescindível que você consulte um especialista para remover a colmeia de um jeito seguro.

Um ataque de abelhas pode ser, inclusive, fatal.

5. Afaste abelhas com amaciante e água

Outro truque para espantar abelhas é aplicar em pedaços de pano, de preferência flanela, uma mistura de amaciante de roupa e água. Graças ao cheiro que será desprendido das roupas, as irritantes abelhas serão espantadas.

6. Geleia para distrair e afugentar abelhas

Para enganar as abelhas e evitar que invadam seu espaço você pode despistá-las com geleia. Passe geleia nos troncos de árvores ou objetos de madeira. Conseguirá distraí-las e mantê-las longe de você!

7. Como tratar picada de abelha

Se afinal você acabou sendo picado(a) por uma abelha, também poderá consultar como tratar uma picada de abelha aqui no umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios naturais para espantar abelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Tente não usar perfumes se estiver no campo ou no jardim. Pense que o cheiro doce atrai este tipo de insetos.
  • Se for alérgico a abelhas, não se esqueça de levar sempre com você os medicamentos adequados para conter a reação alérgica.
  • Evite movimentar as mãos para espantar as abelhas. Lembre-se de que elas não são iguais às moscas e que o movimento contínuo pode perturbá-las, sendo mais fácil que piquem você. Então, se você vir uma abelha por ai, fique o mais quieto possível.
  • Procure não manter alimentos doces muito tempo sobre a mesa, pois este tipo de alimentos atrai as abelhas.