Secadora encolhe roupa?

Secadora encolhe roupa?

A secadora é um eletrodoméstico cada vez mais utilizado, sobre o qual ainda existem dúvidas quanto ao seu uso correto. Especialmente em áreas de alta umidade ambiental ou em períodos de inverno, quando a chuva é frequente e é difícil conseguir secar a roupa ao ar livre.

Mas nem tudo são vantagens, pois algumas peças de roupa podem sair encolhidas ou até um pouco deformadas depois de passarem pela secadora, daí o constante receio na hora de utilizá-la.

Se você não tem certeza se a secadora encolhe roupas, continue lendo este artigo do umCOMO, onde damos todas as respostas. Além disso, também derrubamos mitos sobre esse tema.

A secadora encolhe a roupa ou não?

Decidir, de maneira geral, não usar a secadora por medo de que ela encolha as roupas é uma ideia equivocada. Atualmente, esses eletrodomésticos, em seus modelos mais avançados, incorporam os mais recentes avanços tecnológicos para o cuidado com as roupas. E, embora seja verdade que certos tipos de roupa possam encolher, isso ​​não é algo que acontece com regularidadenos tecidos mais usados.

Uma secadora funciona aplicando ar quente nas roupas enquanto as movimenta, com programas específicos para temperatura, tempo de ação e pressão exercida sobre as roupas. Com esses avanços e com o uso correto, as secadoras não têm porque encolher as roupas, a menos que estas incluam em sua composição fibras naturais. Essas fibras não devem ser introduzidas nessas máquinas, salvo se tiver a opção de programa específico para seu tratamento. Se, depois de passar pela secadora, sua roupa sair encolhida, isso pode ser por vários motivos que explicaremos mais adiante.

Por que as roupas encolhem na secadora?

Quer saber se as roupas encolhem na secadora? O principal problema das secadoras não está no eletrodoméstico em si, mas no tipo de roupa que você coloca nela. Em geral, as roupas de cama ou toalhas, vestuário desportivo e sintético, ou mesmo, vestuário de algodão, não apresentam problemas de secagem à máquina.

Apenas roupas com predominância de fibras naturais, como lã ou linho, podem ser afetadas pela ação do ar quente. Este ar em alta temperatura, aliado ao movimento durante a secagem, faz com que esse tipo de fibra tenda a se enrolar sobre si mesma, formando pequenos nós e provocando a união entre os diferentes feixes de fibras. O resultado é o que sabemos: as fibras são compactadas e dobradas e a roupa encolhe.

Como saber se uma roupa pode ser colocada na secadora

Você pode tirar o máximo proveito deste eletrodoméstico evitando desconfortos, simplesmente sabendo se as roupas que você vai introduzir são adequadas ou não para a secadora.

Quais roupas não podem ir na secadora? Existem tecidos que geralmente não podem ser colocados diretamente na secadora, como por exemplo, tecidos plásticos, típicos de capas de chuva, couro ou tecidos elásticos com presença de materiais emborrachados.

No restantes das peças sobre as quais pode surgir dúvidas, basta olhar atentamente para a rotulagem para conhecer a sua composição. Quer saber se o jeans encolhe na secadora de roupas? Pois bem, o calor acelera a deterioração do tecido e, às vezes, pode acontecer que ele encolha. Além disso, roupas íntimas na secadora também não são recomendadas, pois o eletrodoméstico pode arrebentar os elásticos.

No entanto, a etiqueta da roupa contém informações valiosas e a maioria inclui um símbolo de secadora na etiqueta, facilmente reconhecível, indicando se deve ou não usar a secadora. É um quadrado com um círculo dentro dele. Se não estiver riscado, significa que você pode colocar a roupa na secadora, por outro lado, se aparecer riscado com uma cruz, é melhor não fazê-lo.

Além disso, etiquetas de tecido que especifiquem que são feitas com fibra 100% natural (especialmente linho, lã ou algodão) também não devem ser colocadas na secadora, a menos que ela tenha programas para roupas delicadas, projetados especificamente para secar esse tipo de tecido sem danificá-lo.

Como evitar que as roupas encolham na secadora

Por que as roupas encolhem na secadora? Embora não seja frequente, pode acontecer que mesmo as roupas que possam ser secadas na máquina de secar encolham sem haver uma razão para que isso aconteça. Para evitar, além de ler bem as etiquetas para evitar erros, existem algumas dicas importantes para garantir que suas roupas saiam secas e em perfeito estado:

  • Mantenha a secadora em boas condições, principalmente certificando-se de que os filtros que despejam o ar estejam limpos. Desta forma, você não apenas economizará energia, mas também reduzirá o tempo de secagem e a exposição das roupas ao calor (minimizando o risco de encolhimento).
  • Tente colocar roupas de composição semelhante. Quer saber que tipo de roupa encolhe na secadora? Às vezes você pode "colocar" uma peça de roupa diferente das demais, o que requer condições especiais de secagem. Em uma secadora é essencial agrupar roupas com características semelhantes para secá-las com o mesmo programa sem que nenhuma acabe encolhendo.
  • Não sobrecarregue a secadora. As roupas devem ter espaço para secar também pelo efeito do ar e não apenas pela ação do calor. Colocar menos roupas reduzirá o tempo de secagem e o tornará o processo mais eficiente e seguro.
  • Dedique algum tempo a conhecer as diferentes funções da sua máquina de secar para saber como aplicar o programa adequado ao tipo de roupa que pretende secar. Em caso de dúvida, opte sempre pelos programas mais curtos e de temperatura mais baixa. Trata-se de secar as roupas e não de "ressecá-las". Lembre-se: quanto maior a exposição ao calor, maior o risco de sua roupa encolher na secadora.

Se você quer saber mais sobre os dois materiais mais usados ​​na indústria têxtil, no umCOMO te disponibilizamos estes artigos sobre Como cuidar da roupa 100% algodão e O poliéster encolhe se for lavado? Com certeza em casa você tem várias peças de vestuário feitas com esses materiais. Não perca esta informação essencial!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Secadora encolhe roupa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.