Tipos de enchimento de travesseiros

Tipos de enchimento de travesseiros

Existem diferentes materiais e tipos de enchimento. O material pode ser comprado por peso e a depender do efeito que se queira criar, a função que terá a almofadinha e o tipo de almofadinha que se queira fazer, você deve escolher um ou outro tipo de enchimento. Quanto à quantidade que se deve pôr depende da cada gosto, se se preferem travesseiros mais altos ou mais baixos. O importante é o nosso descanso. Neste artigo contamos como encher travesseiros a partir dos diferentes tipos de enchimento que existem e suas principais características.

Travesseiros com enchimento de origem animal ou vegetal

Incluem um enchimento de fibra muito duradoura (kapok) e as plumas ou penugem. Trata-se de materiais que aguentam e mantêm sua forma e firmeza, por isso demoram mais para se deformar.

Travesseiros com enchimento sintético

Existem vários tipos, como a espuma, o poliéster ou o acrílico. Trata-se de materiais mais fáceis de manipular para trabalhá-los e de ser colocados dentro dos travesseiros. Mas, por outro lado, não são tão suaves como os enchimentos de origem animal ou vegetal e deformam-se muito antes.

Travesseiros com enchimento de espuma

Dependendo da densidade da espuma serão mais ou menos duros. Leia a etiqueta ou pergunte ao vendedor se não estiver seguro. São também comercializados em diferentes espessuras pelo qual é possível encontrar um adequado a você, seja qual for a sua postura para dormir. Há alguns travesseiros de espuma chamados "anatômicos" que costumam ter uma forma ondulada para adaptar-se à curvatura do pescoço. Estes são adequados principalmente para quem dorme de barriga para cima. Como com todas as outras coisas, nem todo mundo se acostuma a usá-los. Teste-o na loja antes de comprá-lo.

Travesseiros com enchimento de látex

Os travesseiros preenchidos com látex adaptam-se bastante bem ao pescoço e à cabeça. São transpiráveis. São antialérgicos e acumulam menos pó do que os sintéticos.

Travesseiros com enchimento viscoelástico

A firma Tempur ou Tempurpedic e algumas outras fabricam travesseiros de uma espuma especial que se adapta bastante bem à anatomia porque copiam a forma do pescoço e da cabeça. Nem todo mundo acha cômodo um travesseiro viscoelástico, sobretudo quem dorme de lado costuma ter mais problemas para se adaptar porque eles não oferecem apoio suficiente para o pescoço. Às vezes são recomendados para pessoas com problemas no pescoço ou nas costas.

Outros enchimentos

Atualmente é possível encontrar travesseiros com enchimento de casca de trigo sarraceno (buckwheat hulls), um tipo de trigo que proporciona um bom suporte para o pescoço e os fabricantes afirmam que permanece fresco no verão e cálido no inverno.Também existem os que têm enchimento de poly cluster, que é essencialmente poliéster embebido em silicone para conseguir uma consistência parecida à da penugem, com a vantagem de que ao ser sintético produzirá menos alergias que o enchimento natural. Os travesseiros com enchimento de água são pouco comuns, mas permitem regular a altura acrescentando ou tirando mais ou menos água.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de enchimento de travesseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Quanto maior for a densidade de fibras do enchimento do travesseiro, maior suavidade ao tato e principalmente evitará tanto que o enchimento saia, assim como que entrem impurezas.