Tipos de pilhas

Tipos de pilhas

O uso de pilhas permite o funcionamento de brinquedos, controles remotos e todos os tipos de aparelhos eletrônicos há muitos anos. Embora hoje em dia seja comum encontrar a maioria dos dispositivos carregados com carregador USB, nem todos são assim. Ainda existem muitos brinquedos, acessórios e dispositivos que precisam da energia fornecida pelas pilhas para funcionar corretamente.

De itens necessários, como termômetros a letreiros de neon, as pilhas são usadas em quase todas as áreas. Embora todas as pilhas tenham a mesma finalidade de fornecer energia portátil instantânea, existem diferentes tipos de pilhas e cada uma delas é mais adequada a uma situação específica. Para descobrir os tipos de pilhas, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.

Pilhas AA

Também conhecidas como duplo A, essas pilhas são do tamanho mais comumente usado. Elas são usadas ​​em uma infinidade de aplicações e podem ser adquiridas praticamente em qualquer lugar. Geralmente, pilhas duplo A são o que todos imaginam quando pensam em pilhas substituíveis padrão. Elas podem ser usadas ​​para tudo, desde termômetros a luzes LED e telefones sem fio.

Elas possuem 1,5 V e funcionam muito bem em aparelhos que exigem um consumo de corrente elétrica um tanto alto, mas que não são usados ​​constantemente. Você também pode usar essas pilhas em dispositivos como relógios que estão sempre ligados, mas cujo consumo de energia é mínimo.

Pilhas AAA

Elas também são conhecidos como triplo A e são o segundo tipo de pilha mais popular. São usadas ​​para termômetros, pequenos brinquedos e calculadoras. Assim como as pilhas AA, elas possuem 1,5 V, mas devido ao seu tamanho menor, as pilhas triplo A geram menos energia.

As pilhas AAA são usadas principalmente em pequenos dispositivos que não requerem muita energia para funcionar, como temporizadores de cozinha. Essas pilhas duram muito tempo e ainda cumprem sua finalidade.

Pilhas AAAA

Embora o uso de pilhas AAAA, também conhecidas como quadruplas A, não seja tão comum quanto o de AA e AAA, são pilhas finas e de grande impacto. São pequenas, mas potentes, e são frequentemente usadas em ponteiros laser e lanternas LED.

As pilhas quadruplas A também são frequentemente usadas em pequenos dispositivos, como medidores de glicose, canetas de computador e controles remotos de aparelhos auditivos.

Pilhas C

Este tipo de pilha é utilizada principalmente em brinquedos, rádios portáteis e lanternas. Muitos dispensadores automáticos contendo desinfetante para as mãos requerem o uso de pilhas C de 1,5 V.

Essas pilhas são ideais para dispositivos que requerem baterias usadas com frequência. Para ter certeza absoluta de que o dispositivo funciona com energia confiável e segura, usar pilhas C é uma boa opção. Esse tipo de pilha também é frequentemente usado em banheiros que utilizam sensores de descarga alimentados por bateria.

Veja neste outro artigo Como fazer pilha caseira.

Pilhas D

Essas pilhas são usadas em dispositivos que requerem um longo período de energia. Elas funcionam melhor quando colocadas em lanternas grandes, dispensadores de sabonete ou toalhas de papel.

As pilhas D são grandes e volumosas. Elas fornecem várias horas de uso e energia para vários dispositivos comerciais pesados, como torneiras com sensor de mãos livres, dispensadores de sabão e sistemas de purificadores de ar.

Como escolher as pilhas

Se tem que comprar pilhas e não sabe qual escolher entre os diferentes tipos que existem, no umCOMO queremos te ajudar com alguns conselhos. Estes são os aspectos que você deve levar em consideração:

  • O tamanho da pilha: usar uma pilha AA, a mais comum, não é a mesma coisa que usar uma triplo A, que é um pouco menor. Ou uma pilha C, mais curta e mais grossa que as anteriores. Portanto, você deve prestar atenção ao tamanho da pilha que o dispositivo necessita.
  • Capacidade de carga: se você quiser comprar pilhas recarregáveis, verifique sua capacidade de carga. Quanto maior essa capacidade, mais tempo você levará para recarregar a pilha, ou seja, mais tempo durará esse ciclo. Geralmente, você verá sua capacidade de carga indicada com ‘mAh’.
  • Número de ciclos de recarga: normalmente indicado na ficha do produto ou, pelo menos, um número estimado. Essas informações vão te ajudar a saber se vale a pena comprar uma pilha ou outra e quantas vezes você pode recarregá-la.
  • Composição: nem todas as pilhas recarregáveis ​​são iguais, ou seja, variam na sua composição. Você deve se basear nas indicações e nas respectivas diferenças para escolher aquela que considera mais conveniente.
  • Pilhas pré-carregadas: se você estiver viajando e for comprar pilhas porque sua câmera precisa delas, é útil comprar aquelas que vêm pré-carregadas. É comum que pilhas recarregáveis ​​precisem estar em uma tomada antes de começar a ser utilizadas, então, neste caso, as pré-carregadas são uma opção interessante.

Agora que você conhece os tipos de pilhas, recomendamos que leia este post sobre Como reciclar pilhas usadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de pilhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.