Partilhar

Truques para limpar o sofá

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Truques para limpar o sofá

Ao chegar em casa, todos gostam de sentar ou deitar no sofá para descansar, ver televisão, ler... É por causa deste uso quotidiano que os sofás e poltronas podem sujar, por isso é necessário fazer uma limpeza frequente para mantê-los em ótimas condições. Existem sofás de muitos tecidos e materiais, por isso, preste especial atenção na hora de usar determinados produtos para não estragá-los. Neste artigo de umComo explicamos alguns truques para limpar o sofá.

Também lhe pode interessar: Como limpar um sofá de tecido

Truques para limpar o sofá: aspirador e escova

A limpeza do sofá deverá ser iniciada com um bom aspirador e escovado para eliminar o pó, cabelo, restos de sujeira quando deitamos com sapatos, restos de comida que tenha caído... Desta forma, será necessário que use o aspirador para tirar a sujeira maior e, a seguir, use uma escova de cerdas suaves para retirar cabelo ou pelo de cães, caso tenha. Sugerimos que você retire as almofadas e todos aqueles elementos desmontáveis do sofá.

Truques para limpar o sofá - Truques para limpar o sofá: aspirador e escova
Imagem: es.aliexpress.com

Truques para limpar o sofá: couro, napa ou similar

No caso de tecidos de couro, napa ou similar, preste especial atenção e procure produtos e utensílios aptos para este tipo de tecidos. O mais recomendável na hora de limpar o couro será usar uma fina camurça ou pano preferivelmente de microfibra para não riscar. No caso das manchas, opte por um detergente neutro diluído em água e aplique com a ajuda de um pano.

Existem produtos específicos para este tipo de limpeza e manutenção do couro em ótimas condições, mas como truque para cuidar de sofás de couro você pode usar creme hidratante. Trata-se de aplicar sobre o sofá ou poltrona o creme que usa para sua pele, e deixar que seque.

Truques para limpar o sofá - Truques para limpar o sofá: couro, napa ou similar

Truques para limpar o sofá: líquidos derramados

No caso de algum líquido cair sobre seu sofá ou poltrona, será importante que faça a limpeza no momento, para evitar que seque e fique com marcas ou manchas. Desta forma, um truque muito eficaz é usar papel de cozinha absorvente para retirar o líquido derramado sobre o tecido.

A não ser que se trate de água, recomendamos que você use uma mistura de água morna e sabão neutro para evitar que fique manchado. Usa uma escova de dente velha para efetuar esta limpeza sobre a área em questão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para limpar o sofá, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Truques para limpar o sofá

O que lhe pareceu o artigo?

Truques para limpar o sofá
Imagem: es.aliexpress.com
1 de 3
Truques para limpar o sofá

Voltar ao topo da página