Livrar-se dos mosquitos

Truques para que os mosquitos não te piquem

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 9 maio 2018
Truques para que os mosquitos não te piquem

Está farto das picadas dos mosquitos? Existem pessoas que sofrem mais picadas destes insetos devido ao odor que desprendem do seu corpo, algo imperceptível para o nosso olfato mas muito detectável para os mosquitos. No entanto, não tem que baixar os braços e aceitar esta situação, uma vez que existem truques para que os mosquitos não o piquem e que podem mantê-los bem longe, conseguindo assim ficar protegido diante dos seus ataques. Neste artigo do umComo mostramos-lhe alguns dos melhores truques que existem.

Também lhe pode interessar: Truques para matar mosquitos
Passos a seguir:
1

Os mosquitos sentem-se atraídos pelas cores escuras e flúor, ou seja, por tons azuis marinho, preto ou peças de roupa demasiado brilhantes como o amarelo e o fúcsia. Assim sendo, para repelir os mosquitos e conseguir que não o piquem, um dos melhores truques que existe consiste em vestir peças de roupa de tons claros como o beje, o branco, etc. Estas cores não estimulam o inseto e conseguirá passar despercebido para ele.

2

Se vive em um país de clima tropical (como o Brasil) ou vai acampar ao ar livre na época de verão, é imprescindível que cubra a sua pele com peças de roupa, desse modo, o mosquito não o pode picar. O melhor é que opte por roupa que seja leve e fresca mas que tape todas as partes do seu corpo que possam ser atacadas.

Ou seja, o melhor é que se vista com umas calças ou saia comprida, com camisetas de manga comprida e deixe os decotes e pernas à mostra para outra ocasião. Isto é aconselhado, principalmente, para pessoas que querem fazer uma excursão, que vão acampar ou estejam penando em passar todo o dia ao ar livre. Neste artigo pode ver como evitar as picadas de mosquito.

Truques para que os mosquitos não te piquem - Passo 2
3

Também deve saber que os mosquitos se sentem atraídos pelo suor e pelas toxinas que eliminamos através dos poros da pele quando fazemos exercício. Por este motivo, se suou de forma abundante ou praticou algum esporte, o mais recomendável é que tome um duche, desse modo elimina qualquer vestígio de suor que possa chamar a atenção destes insetos.

4

Outro truques para que os mosquitos não te piquem é equipar o seu lar com medidas preventivas que os mantenham bem afastados. O que mai se recomenda é que instale um mosquiteiro ou malhas metálicas nas janelas, para permitir que entre ar na sua casa mas que ao mesmo tempo não deixe entrar os tão indesejados mosquitos. Também é uma boa opção colocar um mosquiteiro na sua cama para que possa dormir sem nenhuma invasão de mosquitos.

É aconselhável que instale em sua casa um aparelho elétrico que afugente estes animais. Esses aparelhos soltam um zumbido imperceptível para o ouvido humano, mas faz com que os insetos sejam fujam desse som.

Truques para que os mosquitos não te piquem - Passo 4
5

Também existe um truque infalível para os mosquitos que consiste em adicionar cápsulas de vitamina B1 ao seu creme hidratante que usa diariamente ou, se preferir, pode tomar essas cápsulas via oral diariamente. Este nutriente faz com que o nosso corpo solte um determinado odor quando suamos, e esse cheiro consegue afugentar os mosquitos porque é muito desagradável para eles.

6

Além de tudo isto, existem também produtos naturais para afugentar os mosquitos que, devido ao aroma de desprendem, conseguem repeli-los. Entre eles destacamos os seguintes:

  • Citronela: o odor que esta planta desprende é um dos mais eficazes para repelir os mosquitos. De facto, muitos repelente são feitos à base desta planta. Para aproveitar estes benefícios pode aplicar diretamente óleo de citronela na sua pele ou, se preferir, também pode ter uma destas plantas na sua varanda ou jardim para afugentar os mosquitos.
  • Lavanda: o aroma desta planta é também ideal para evitar que os mosquitos lhe piquem. Tal como acabamos de comentar, com a lavanda também pode aplicar o seu óleo sobre a sua pele ou, se preferir, pode ter uma destas plantas no exterior para proteger a sua casa da invasão destes insetos. Pode também comprar incensos ou velas que tenham este cheiro.

No umComo mostramos-lhe mais ideias para afugentar mosquitos com produtos naturais.

Truques para que os mosquitos não te piquem - Passo 6
7

Outro dos truques para evitar que os mosquitos te piquem é espalhar recipientes com uma mistura de 1/4 de vinagre branco e água. O cheiro do vinagre também atua como repelente natural e, desse modo, consegue manter o interior da sua casa protegido. O melhor que pode fazer é colocar um copo ou vaso na janela ou nas zonas onde acredita que costumam entrar e ir mudando a mistura a cada 2 ou 3 dias para que o seu efeito não diminua.

Veja também: Como tratar as picadas de borrachudos - Riscos e procedimentos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para que os mosquitos não te piquem, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Truques para que os mosquitos não te piquem