Viscose encolhe ao lavá-la?

Viscose encolhe ao lavá-la?

Todas as peças de roupa possuem, em suas etiquetas, recomendações sobre os processos de lavagem mais indicados para não danificá-las. Ainda assim, alguns tecidos precisam de um cuidado extra e maior delicadeza para que as peças não acabem rasgadas ou encolham durante a lavagem. A viscose é um desses tecidos.

Se você possui peças em viscose ou outras feitas de tecidos mais delicados, é completamente compreensível que a preocupação para que elas não encolham na máquina de lavar surja em algum momento. Para descobrir se, de fato, a viscose encolhe quando lavada, como secar, passar e mais detalhes sobre o tecido, recomendamos que você siga lendo este artigo do umCOMO.

Viscose encolhe ou cede?

Existem muitos tecidos que encolhem durante a lavagem, ainda mais se isso não for feito de acordo com as recomendações das etiquetas. Dessa forma, o risco de que a roupa encolha está presente na grande maioria dos tecidos caso o cuidado ao lavá-las, passá-las e secá-las não foi adequado. Junte a isso o fato de alguns tecidos, como a viscose e o rayon, serem delicados por natureza, e pronto - o perigo aumenta. A seguir, explicamos melhor as dúvidas sobre o fato da viscose encolher e em quais casos isso acontece.

A viscose encolhe na máquina de lavar?

A viscose é um tecido elástico, mas não muito, já que apresenta uma elasticidade que varia entre 2 e 3%. Por outro lado, se adicionarmos cerca de 5% de elastano em sua composição, a elasticidade aumenta de modo que o tecido se transforma na viscose elástica. Isso faz com que o tecido, agora mais elástico, apresente menos riscos quando cuidado, já que a viscose mais pura é muito mais delicada. De fato, é uma fibra artificial amplamente utilizada no setor têxtil e é considerada um tecido delicado para lavar: pode encolher na máquina de lavar se isso não for feito corretamente.

Para evitar danos, você deve programar uma lavagem específica para itens delicados, ou seja, com baixas rotações e a baixas temperaturas.

Tecido viscose encolhe na secadora?

O rayon também pode encolher se você não secá-lo adequadamente. Por isso, evite usar a secadora nas peças feitas com esse tecido, já que o calor excessivo pode danificá-las facilmente e encolhê-las. Nossa dica é secar as peças da maneira tradicional, deixando-as estendidas e sacudindo previamente.

Para remover a umidade da peça caso ela saia muito molhada da máquina de lavar, por exemplo quando usamos um programa de centrifugação baixa, coloque-a em uma superfície plana, como uma mesa, e use panos de algodão ou toalhas macias para secá-la delicadamente. Por outro lado, se você não se importar com a água que pode escorrer da peça ao estendê-la, deixe-a secando naturalmente no varal. Evite, também, o uso de qualquer tipo de secador, que irá causar os mesmos danos da secadora – e a viscose irá encolher.

A viscose encolhe na hora de passá-la?

O ferro de passar é outro eletrodoméstico que pode encolher tecidos como a viscose, por conta do calor, caso não utilizado da maneira correta. Para que isso não aconteça, passe a peça do avesso: assim, você vai evitar que as fibras encolham, que o tecido fique danificado e com um brilho estranho. Além disso, para que o tecido de rayon não encolha, trate de ajustar o ferro no ponto de baixo calor, e umedeça as peças borrifando um pouco de água antes de passá-las. Vale, ainda, colocar um pano ou lenço de algodão entre o tecido e o ferro, para evitar possíveis queimaduras ou danos ao tecido.

Recomendamos que você dê uma olhada nestas dicas sobre como passar roupas delicadas.

Como recuperar uma peça de viscose que encolheu

Meu vestido de viscose encolheu, e agora? Como alargar uma peça que encolheu? Apesar das recomendações de lavagem que demos acima, às vezes cometemos erros e é impossível impedir que as roupas encolham. Se sua roupa de rayon já encolheu, estas serão algumas de suas dúvidas mais básicas.

Caso sua roupa seja 100% de viscose, será difícil fazer com que ela recupere seu tamanho original, mas se for de viscose elástica, com certeza ela não terá encolhido tanto assim e, além de tudo, possui a capacidade de se recuperar – pelo menos na maioria das vezes. No umCOMO te damos a solução para recuperar suas peças de viscose que encolheram.

  1. Encha o tanque com água quente e shampoo para bebê ou condicionador de cabelo. A quantidade do shampoo deve ser a da tampa do recipiente, mas se a roupa for grande, você terá que dobrar a dose. Você também pode escolher um sabão de roupas especial para peças delicadas.
  2. Coloque a peça na água e deixe-a submersa por 10 minutos. Dessa forma, as fibras de viscose vão se soltar, se estender e amolecer, recuperando o estado original.
  3. Esvazie a pia e aperte as roupas sem torcer para terminar de remover a água absorvida. Não enxágue de novo: o objetivo é que as peças sequem o mais rápido possível.
  4. Coloque a peça sob uma toalha esticada e enrole para absorver a água. A roupa deve estar úmida, não muito molhada.
  5. Coloque a roupa em cima de outra toalha estendida para finalizar a secagem, e você verá que ela recuperou o tamanho. Se você achar que ainda não atingiu seu objetivo, repita as etapas indicadas.

Esse procedimento é um dos mais eficazes para recuperar uma peça de viscose que encolheu, mas existem outras dicas e produtos que também vão te ajudar:

  • Mergulhar as roupas em uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.
  • Umedecer as peças em uma mistura de máscara hidratante para cabelos e vinagre branco.

Como lavar viscose para não encolher

Após comprovar que o rayon pode encolher caso não seja tratado da maneira correta, falta resolver a pergunta: como lavar a viscose corretamente? No umCOMO, te damos os seguintes conselhos para que a viscose não encolha ao lavá-la:

  • Sempre verifique as etiquetas das peças de viscose para saber como lavá-las, pois algumas podem ser lavadas a seco. Aqui explicamos o que significam os símbolos de lavar roupas.
  • Se você quer lavar as peças de viscose na máquina de lavar, coloque todas elas dentro da máquina e programe um ciclo suave de lavagem e com água fria.
  • Coloque as roupas de viscose dentro de uma fronha para que ela sirva de escudo protetor contra o contato com outras roupas e o tambor da própria máquina de lavar.
  • Evite escorrer e torcer as peças para que elas não fiquem danificadas e deformadas.

Agora que você sabe que a viscose pode encolher e conhece algumas dicas para lavá-la adequadamente, também recomendamos que você dê uma olhada nestas dicas sobre como evitar que as minhas roupas encolham ao lavá-las.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Viscose encolhe ao lavá-la?, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.