Partilhar

Como limpar e cuidar do piso de tábua corrida

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar e cuidar do piso de tábua corrida

Tem um piso de tábuas e mantê-lo limpo tornou-se em uma dor de cabeça? Neste artigo de umComo.com.br vamos ver alguns conselhos de limpeza para pisos de madeira ou tábua corrida, já que este é um material bem mais delicado que qualquer outro tipo de piso, e para manter o seu brilho e aparência será necessário tratar dele com cuidado. Descubra como limpar e cuidar do piso de tábua corrida com estas dicas.

Também lhe pode interessar: Como limpar piso encardido

Como lavar o piso de tábua corrida

Para a limpeza cotidiana dos pisos de tábua corrida devemos usar uma esfregona muito bem torcida, com a mínima quantidade de água e contendo produtos de limpeza especiais para madeira e inclusive um pouquinho de vinagre.

Além disso, é sempre recomendável secar imediatamente com uma esfregona seca para que a madeira não seja danificada pela umidade da água. É melhor não lavar estes pisos com muita frequência.

Cuidado com os pequenos restos sólidos sobre o piso

Devemos estar sempre atentos para varrer continuamente o piso de madeira, pois qualquer pequena partícula sólida sobre ele pode corroer a madeira caso se exerça pressão sobre ela.

É melhor utilizar uma vassoura feita com um material suave que não produza nenhum dano sobre a madeira, ou inclusive, melhor ainda, utilizar um aspirador de pó para evitar contato com o piso.

Utilizar periodicamente produtos especiais para tábuas corridas

Caso utilize produtos que não sejam especiais para este tipo de material, este pode sofrer danos e desgaste, portanto, aplicar sobre a madeira produtos que respeitem as suas propriedades será importante para melhorar a sua aparência.

Deve-se ter especial cuidado a encerar o piso, já que no começo ele terá um brilho excelente, mas com o tempo pode acumular uma espessa camada de cera que diminui a visibilidade do piso. Portanto, é melhor encerar só de vez em quando e com quantidades moderadas.

A prevenção é a melhor limpeza

Em um piso de madeira, sempre se deve ter hábitos que o respeitem, já que é um tipo de piso muito caro e delicado.

Os nossos hábitos deveriam começar pela utilização de um sapatos especiais e limpos para andar em casa, de modo a não trazermos sujeira e partículas do exterior para dentro de casa. O melhor mesmo é quando chegar a casa, tirar os sapatos da rua e calçar uns chinelos para andar em casa. Para além de não riscar o piso de madeira, ficará muito mais confortável e também ajudará a que o piso não fique tão sujo.

Além disso, devemos ter cuidado para não jogar nada no chão nem derramar nenhum tipo de produto que produza manchas. A prevenção é sempre melhor, mas no caso de um piso de madeira, tem o dobro da importância. Aproveite e confira também estas dicas para cuidar do seu piso de madeira:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar e cuidar do piso de tábua corrida, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar e cuidar do piso de tábua corrida

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar e cuidar do piso de tábua corrida
Como limpar e cuidar do piso de tábua corrida

Voltar ao topo da página