Partilhar

Como fazer armadilhas para pulgas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer armadilhas para pulgas

Ao invés de gastar dinheiro extra em armadilhas para pulgas comerciais e usar os seus produtos químicos, em umComo vamos dar para você algumas soluções caseiras que ajudarão a combater a praga destes bichos em casa. Deve saber que não se trata de uma solução para pragas de pulgas, mas sim serve para ajudar a manter a infestação sob controle; no entanto, se tiver uma praga o ideal é falar com um especialista para fumigar a sua casa e livrá-la por completo destes bichinhos. Continue lendo o artigo e aprenda como fazer armadilhas para pulgas, caseiras e simples.

Também lhe pode interessar: Como fazer armadilhas para formigas

Método da lâmpada

Uma forma de fazer armadilhas para pulgas é através de uma lâmpada de mesa ou um foco quente e brilhante. A primeira coisa que terá de fazer é encher uma forma de alumínio para bolo ou, melhor ainda, uma xícara branca com:

  • Primeiro com 3/4 de água.
  • Depois adicione um pouco de detergente lava-louça. Para fazer com que as pulgas afundem ao invés de flutuarem na água.

Precisa de sabão suficiente para colorir a água. Existem pessoas que usam uma colher de chá de Ajax com 2 xícaras de água e parece limonada quando se ajusta à concentração adequada. Lembre-se que, mais sabão é melhor que menos.

Agite suavemente para misturar uniformemente sem criar sabão. Coloque a água bem embaixo da lâmpada e acenda a luz. As pulgas irão em direção ao calor e à luz, depois cairão na água com sabão.

É importante referir que, se é o seu animal quem está com pulgas, terá que limpar e desinfetar o mesmo. E, para isso em umComo contamos para você como eliminar as pulgas dos animais de estimação.

Como fazer armadilhas para pulgas - Método da lâmpada

Método da vela em um prato

Esta é talvez a armadilha para pulgas mais simples de todas. Você precisará de:

  • Velas (1 por prato).
  • Pratos fundos.
  • Detergente.

Deve colocar a água e depois uns 40 ml de detergente no prato, em um nível um pouco mais baixo que a vela. Depois coloque a vela e acenda; pode usar várias destas armadilhas ao mesmo tempo.

As pulgas pularão na água e o detergente romperá a tensão superficial, prendendo-as lá dentro. Depois as pulgas morrerão. Se existirem muitas pulgas em sua casa deverá repetir o procedimento durante vários dias.

Lembre-se que deve colocar uma perto de onde o seu animal dorme (obviamente em um lugar que não possa acessar, por exemplo em cima de uma cadeira, não se preocupe porque as pulgas pulam). Deve ter muito cuidado com isso porque podem beber a água.

Como fazer armadilhas para pulgas - Método da vela em um prato

Método dos copos

Encha vários copos com a solução de sabão descrita no método anterior. Alguns especialistas sugerem cloro, mas existem muitos riscos para as crianças, animais, tapetes, móveis e roupa quando se usa este produto químico. A água com sabão é igualmente eficaz, sem todos estes riscos.

Coloque os copos em janelas onde haja luz direta do sol. O calor e a luz atraem as pulgas e elas afundam.

Por quanto tempo devo usar uma armadilha para pulgas?

O ciclo de vida das pulgas é longo. Com as armadilhas apenas vamos eliminar as que estão vivas, mas faltam ainda os ovos e as pulgas que ainda não pulam. Por isso, quando não houver mais pulgas nos pratos é hora de passar à segunda etapa: desinfecção.

Uma boa ideia é usar inseticidas de baixa toxicidade. Se for usar um produto químico, ainda que seja este, deve se assessorar muito bem sobre o seu uso com o vendedor do mesmo. Não costumam ser muito perigosos, mas deverá ter certos cuidados como por exemplo deixar atuar por várias horas e que o lugar esteja bem arejado, além de deixar o local vazio por várias horas. Por isso é ideal fazer em um fim de semana ou em algum momento em que a família não esteja em casa.

Neste artigo damos mais conselhos sobre como acabar com as pulgas em casa.

Como fazer armadilhas para pulgas - Por quanto tempo devo usar uma armadilha para pulgas?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer armadilhas para pulgas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como fazer armadilhas para pulgas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria Luiza Roessler
Li tudo e achei extremamente interessante, mesmo pelo motivo de que nada prejudicará as pessoas, sem crianças nem animais da casa. Vou usar tudo e depois enviarei minhas experiências para vocês. Um grande abraço e um feliz ano novo (2018) sem insetos nocivos à saúde e os que destroem as madeiras de instrumentos musicais como antigos pianos importados. Creio que foi em tempo. Obrigada. Valeu!
Editor umComo.com.br
Oi Maria Luiza! Nossa equipe deseja um excelente ano 2018 para você também. Aguardamos seu comentário sobre os resultados das dicas do artigo. Continue acompanhando o umCOMO, valeu pelo comentário :)

Como fazer armadilhas para pulgas
1 de 4
Como fazer armadilhas para pulgas

Voltar ao topo da página