Como acabar com piolho-de-cobra
Acabar com o piolho-de-cobra, gongolos em embuás é possível se você fizer algumas mudanças simples na sua casa e no seu jardim.O inseticida, neste caso, é a última opção. Mas você vai ver que se adotar estas dicas do umCOMO as coisas podem mudar bastante. Para te ajudar, reunimos tudo o que você precisa saber sobre como eliminar piolho de cobra. Os piolhos de cobra, em muitas situações, são confundidos com centopeias. Apesar de serem totalmente inofensivos, os piolhos de cobra são causadores de muito susto e receio, além de serem uma praga indesejada no lar. Isto acontece porque muitas pessoas desconhecem este diplópode e acabam confundido com outros bichos. Entenda a seguir o que você pode fazer para lidar com essa situação. Veja como acabar com piolho-de-cobra.
O que é piolho de cobra, gongolo ou embuá
Os piolhos de cobra (Chilopoda, Geophilomorpha) são diplópodes encontrados no quintal de sua casa, próximo a jardins, pilhas de madeiras ou plantações.
O seu corpo é divido em segmentos, sendo que quase todos apresentam dois pares de pernas e as suas cores podem variar bastante. Enquanto que alguns diplópodes apenas possuem 22 pernas, outros pode chegar a ter 750! Eles rastejam, movendo-se lentamente procurando ir em busca de refeições e locais úmidos, escuros e quentes onde possam morar. São sensíveis aos raios solares, por isso costumam ser mais visíveis durante a noite.
Quando chove, as infestações de piolho de cobra pioram bastante. Isto acontece porque esse bicho é um decompositor de matéria. Seus ovos são depositados no verão, em locais úmidos e ricos em matéria orgânica.
Piolho-de-cobra é venenoso?
Não. Apesar de não serem venenosos, os diplópodes não devem ser permitidos em casas com crianças, uma vez que eles se escondem em orifícios e podem adentrar nas narinas ou ouvidos durante o sono e então sim, neste caso poderíamos considerar que o piolho de cobra é perigoso. Além do fato de que algumas espécies podem queimar a pele, quando em contato, e exalar um odor desagradável.
Dica: se você costuma ter problemas no seu jardim, confira esse artigo para saber como evitar as pragas.
Diferença entre piolho de cobra e lacraia (ou centopeia)
Por incrível que pareça, os piolhos de cobra, que também são chamados de diplópodes, possuem mais pernas do que as centopeias, mas pertencem à mesma família. Sua principal diferença é que os piolhos de cobra não possuem ferrão ou glândulas de veneno, enquanto lacraias e centopeias sim.
Uma diferença mais fácil de observar é a velocidade de locomoção: os piolhos de cobra se movem muito mais lentamente do que as centopeias. O piolho-de-cobra muitas vezes costuma ser chamado de Gonga, que tem uma aparência parecida mas é diferenciado pelo seu comportamento de se enrolar em espiral como mecanismo de defesa.
Onde tem piolho de cobra tem cobra?
Nem sempre, apenas por coincidência. Apesar do nome, não existe uma relação direta com a presença de cobras e piolhos de cobra. Pode acontecer de estarem no mesmo local, mas a presença do piolho de cobra não indica cobras necessariamente. Estes bichinhos costumam se alimentar de folhas, raízes e outras matérias vegetais que se encontrem em estado de decomposição.
Como acabar com piolho de cobra
Matar piolho de cobra não vai evitar que eles continuem aparecendo, já que quando você encontra um, significa que existem mais por perto. O ideal é tomar medidas preventivas e de alterações no ambiente para que eles se afastem naturalmente.
Como eles são um pouco grandes, você pode impedir que eles passem por determinados locais e adentrem a sua casa ou quintal. Para isso, tampe todos os ralos de sua residência (ralos de pias, chão e dos tanques utilizados para lavar roupa) e feche todas as frestas e aberturas contidas nos muros em volta de sua casa. Se sua casa tiver um gramado, mantenha-o sempre limpo e com a grama baixa. Realizando estas ações, você afugentará de uma vez por todos esses diplópodes de sua vida.
Como acabar com gongolo dentro de casa
- Siga as dicas mencionadas anteriormente para que os piolhos-de-cobra não tenham acesso ao interior da sua casa;
- Faça uma limpeza, retirando materiais em decomposição e e gravetos;
- Mantenha as luzes acesas para que os bichos não sejam atraídos pela escuridão da casa;
- Mantenha a sua casa sempre arejada e livre da umidade, abra as janelas e deixe a luz do sol entrar pelas janelas. Os piolhos de cobra gostam de viver em locais úmidos, mantenha sua casa seca e eles não conseguirão sobreviver em seu lar.
- Evite encharcar o jardim da sua casa com água e regue-o somente quando ele já estiver bem seco.
- Utilize um aspirador de pó para removê-los, aspire qualquer piolho de cobra que estiver rastejando no chão ou nos armários de sua casa ou simplesmente varra-os;
- Outra opção é usar um saco de estopa umedecido para atrair os piolhos de cobra. Quando eles acumularem no saco, descarte noutro local.
- Evite usar inseticidas em jardins, uma vez que eles podem contaminar animais, pessoas e plantas.
Sugestão: confira também o nosso artigo sobre insetos benéficos para o jardim.
Soluções naturais para acabar com piolho de cobra
Os inseticidas químicos devem ser sempre a última alternativa já que podem prejudicar o jardim e outros animais por ali vivem. Se você optar por inseticidas químicos, prefira uma empresa especializada. Mas, antes de você fazer isso pode testar as seguintes alternativas:
- Galinhas: elas são predadoras naturais dos piolhos de cobra e podem acabar com eles. Se você tem condições e vontade de criá-las, são uma boa ideia;
- Cinzas de madeira: ajudam a secar o solo, proporcionando um ambiente menos adequado aos piolhos de cobra, fazendo com que elas se afastem naturalmente.
Qual o melhor veneno para matar piolho-de-cobra
O ideal é que o controle químico do piolho de cobra seja feito por profissionais. Se você estiver passando por uma infestação de piolho de cobra e não obteve sucesso nas soluções apresentadas anteriormente, o ideal é falar com a prefeitura sua cidade para que realizem uma inspeção e o devido controle.
No relatório de divulgação técnica de biologia e controle de artrópodes de importância fitossanitária, pouco conhecidos no Brasil [1]cita-se como veneno para piolho de cobra no seu controle químico, o uso de 'isca seca com farelo de trigo em mistura com carbaril a 7,5 %' como tratamento mais eficaz no controle desses animais.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com piolho-de-cobra, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.
- GARCIA, F. R. M.; CAMPOS, J. V. DIVULGAÇÃO TÉCNICA. Biológico, São Paulo, v. 63, n. 1/2, p. 7-13, 2001.
- NETO, Eraldo Medeiros Costa. " Piolho-de-cobra"(Arthropoda: Chilopoda: Geophilomorpha) na concepção dos moradores de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia, Brasil. Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 28, n. 2, p. 143-148, 2006.
- HOFFMANN-CAMPO, Clara Beatriz. Pragas iniciais da soja:" tamanduá-da-soja"," piolho-de-cobra" e" torrãozinho". In: Embrapa Soja-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: SEMINÁRIO DE MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS INICIAIS DAS CULTURAS DE SOJA E MILHO EM MATO GROSSO DO SUL, 1., 2002, Dourados. Anais... Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2002., 2002.