Partilhar

Como fazer um jardim com pedras

Por Sara Silva. Atualizado: 3 setembro 2020
Como fazer um jardim com pedras

Os jardins são um bonito elemento decorativo do espaço exterior de uma casa, proporcionam bons momentos de descontração na natureza sem ter de sair de casa e apelam à prática da jardinagem, uma atividade relaxante e enriquecedora. Existem vários tipos de jardim que apelam sobretudo ao uso de vegetação em grande quantidade e predominante em todo o espaço, mas também existem jardins mais minimalistas e que promovem o uso de outros elementos, como as pedras. Assim sendo, neste artigo do umCOMO iremos ensinar tudo sobre como fazer um jardim com pedras.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um caminho de pedras no jardim

Como fazer jardim com pedras

  1. Para fazer um jardim de pedras comece por ter uma noção real do espaço de que dispõe. É mais fácil se recorrer a um esboço, no qual irá desenhar os limites do jardim e elementos que ele tenha e que você quer manter ou que não pode remover, como uma árvore centenária ou uma inclinação íngreme. Lembre-se que pedras são pesadas e que o seu jardim de pedras terá uma permanência maior do que um jardim de plantas, portanto escolha adequadamente o terreno e tenha uma clara noção das dimensões disponíveis para trabalhar.
  2. Depois de conhecer as dimensões e limitações do espaço, comece planejando a disposição dos elementos do jardim. É boa ideia reservar uma área para o convívio, com sofás ou mesas e cadeiras e encher todo o restante espaço com elementos decorativos de jardim, que neste caso serão essencialmente pedras. Tenha em mente que pedras vêm em todos os tamanhos e formas, e aproveite-se disso para criar diferentes estruturas com elas.
  3. Outro aspeto importante a ter em conta é o equilíbrio entre o gramado e as pedras ao construir jardins com pedras e plantas. Será que você quer mais gramado ou mais pedras? Atualmente as pedras têm vindo a substituir a grama devido à sua resistência e fácil manutenção, e nem por isso dão um ar aborrecido e pouco verdejante ao jardim, isso irá depender do tipo de plantas que escolher.
  4. Tendo já uma noção de como quer o seu espaço externo, falta escolher as pedras decorativas para jardim. Dirija-se até uma loja de jardinagem, bricolagem ou construção para procurar suas pedras e seixos, tendo sempre em mente o tipo de jardim desejado. Jardim com pedras rústicas, jardim com pedras de rio, jardim decorado com pedra brita? Existem vários tamanhos e cores de todas elas, e nós aconselhamos que escolha pedras de tamanho maior porque se forem pequenas elas irão fundir-se com a areia. Alterne também entre pedras brancas para um lindo jardim com pedras brancas e também pedras cinzentas ou castanhas para criar uma diferença de tonalidade.

Como pintar pedra brita para jardim

Seja porque você deseja descobrir como fazer pedra branca para jardim porque não conseguiu encontrar ou simplesmente deseja pintar pedra brita para seu jardim de pedras de cores diferentes, você pode seguir as recomendações a seguir. Confira:

  1. Adquira tinta acrílica para pisos na cor da sua preferência e prepare-a conforme as instruções do fabricante. Se quiser pedra branca, compre tinta branca, e assim vai.
  2. Despeje a tinta em uma bacia e, se achar necessário, adicione água à mistura.
  3. Adicione as pedras à bacia e remexa o suficiente para que as pedras fiquem totalmente cobertas por tinta.
  4. Deixe agir por cerca de meia hora.
  5. Remova as pedras da bacia e aguarde secar por um dia até colocá-las no local pré-selecionado em seu jardim.

Pedras decorativas para jardim

Algumas sugestões de pedras para jardim para além da brita são:

  • Seixos - muito baratos, o seixo traz um ar natural devido à sua tonalidade escura e pode ser encontrado facilmente em lojas de material de construção.
  • Argila expandida - assim como o seixo, é bem barata e tem uma tonalidade escura. Ótima para criar composições com as pedras mais claras em seu jardim de pedras, propiciando uma linda decoração.
  • Dolomita branca - um clássico do paisagismo, a dolomita é uma alternativa mais sofisticada à brita, já que tem as formas mais arredondadas.
  • Mármore rústico - se adquira em forma de placa, pode servir para criar uma trilha no jardim e conferir um visual sofisticado, mas sem perder o lado rústico do jardim de pedras.
  • Granito rústico - no que diz respeito à como organizar jardim com pedras a partir da decoração, o granito rústico pode servir para criar bancos, mesas e caminhos no jardim.
Como fazer um jardim com pedras - Como pintar pedra brita para jardim

Como colocar pedras no jardim

  1. Passamos à prática: comece por preparar o terreno, resolvendo irregularidades que ele tenha, removendo a grama e plantas velhas e definindo, com a ajuda de limitadores de grama, os espaços reservados para as plantas e para as pedras. Esta última etapa é opcional, pois você pode preferir que não haja limite entre as plantas e as pedras.
  2. Em seguida, cubra a área onde deseja colocar as pedras com areia fina ou uma manta para jardim. Isso ajudará a fixá-las melhor e a fazer com que não se sujem com a terra presente no solo. Para disfarçar os espaços entre as pedras, coloque mistura de duas pedras de tom semelhante ou terra arenosa. Nossa dica é mexer primeiro nas pedras maiores e depois nas menores, pois como são mais pesadas e ocupam mais espaço, ter em mente sua orientação antes ajudará a definir todo o resto da disposição do seu jardim.
  3. Coloque as plantas no lugar pré-determinado. Para este tipo de jardim, e de forma a evitar muita manutenção, pode escolher plantas do tipo suculentas e também cactos. Em todo o caso procure informar-se antes das condições climáticas do local onde vive, pois se ele for muito úmido e chuvoso, este tipo de planta não se irá dar bem e é preferível escolher outro, como gramíneas e musgos.
  4. Seja criativo: combine vários tamanhos e tons de pedras e disponha-as de determinada maneira para darem origem a formas, que podem ser onduladas, circulares ou quadradas. De forma a tornar seu jardim mais interessante também pode criar ligeiras ondulações nas pedras, em forma de espiral, como se de um jardim zen se tratasse. No entanto este efeito só será possível com pedras menores.
  5. Por esta altura já deverá ter seu jardim pronto. Aprecie seu trabalho e pense se existe mais algum elemento que gostaria de ver incluído, como um caminho ou mais variedade de plantas. Daí em diante, observe o o que acontecer com as pedras em dias de chuva, se elas se afundam ou separam e, se isso acontecer, corrija mudando a manta de jardim ou adicionando mais pedras.
Como fazer um jardim com pedras - Como colocar pedras no jardim

Como decorar jardins com pedras

Jardim com pedra: como decorar? Além das plantas, existem outros elementos que você pode adicionar ao seu jardim para deixar o ambiente ainda mais agradável. Bancos de madeira e mesas feitas de cimento trazem um certo elemento rústico muito apropriado a esse tipo de ambiente.

Para a iluminação, você pode usar spots de luz amarela, que é relaxante aos olhos e foca naquilo que você deseja que seja iluminado (como uma estátua ou um certo arranjo de plantas, por exemplo). Também é possível apostar em velas (que tal as de citronela, que afastam insetos?) e tochas para criar um clima mais intimista.

Outra ótima dica é inserir uma pequena fonte de água em seu jardim de pedras. O barulho da água caindo é muito relaxante e sem dúvidas a fonte é um excelente objeto de decoração!

Lembre-se que o segredo de um jardim de pedras está no equilíbrio entre pedras, plantas e objetos de decoração. Esperamos que esse artigo tenha ajudado a ter novas ideias!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jardim com pedras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Bibliografia
  • PLANTED WELL. 20 Inspiring Rock Garden Ideas and How to Build Your Own. Disponível em: <https://www.plantedwell.com/rock-garden-ideas/>. Acesso em 31 de agosto de 2020.
  • YOUNG, Chris. 6 Pro Tips for Designing Beautiful Rock Gardens. Country Living. Disponível em: <https://www.countryliving.com/gardening/garden-ideas/g3592/rock-garden-ideas/>. Publicado em 05 de março de 2018. Acesso em 31 de agosto de 2020.
  • THIESSEN, Cailey. Rock Garden Ideas to Elevate Your Outdoor Space. Happy DIY Home. Disponível em: <https://happydiyhome.com/rock-garden-ideas/>. Publicado em 09 de abril de 2020. Acesso em 31 de agosto de 2020.

Escrever comentário sobre Como fazer um jardim com pedras

O que lhe pareceu o artigo?
28 comentários
A sua avaliação:
G. Esmeralda
Show de Bola!
A sua avaliação:
G. Esmeralda
Belas dicas!!!
josefa maassinga
sou mocambicana tenho uma florista gostei muito da ideia e fostaria de passer a interagir convosco, pois pretend entrar tambem para area de jardinagem
Editor umComo.com.br
Oi, Josefa. Obrigado pelo comentário, que bom que você gosta dos artigos do umCOMO. Você pode gostar destes outros artigos do umCOMO também: https://casa.umcomo.com.br/cuidados-do-jardim/
Elivânia
Quero substituir a grama do meu jardim de inverno por pedras. Para isso preciso retirar toda a grama? Ou posso jogar as pedras por cima da grama?
rozelia
quero fazer um jardim so de pedras que dica voces me dao meu espaço e de 2m por 3
Sirlene Brandao
Meu quintal é cimentado e tem uma área de 30 Metros , gostaria de forrar com pedriscos será que fica bom ? Ou tenho que forrR com areia ? Me de uma dica de como fazer ?
vanda
ola meu jardim e na praia mas tem muito mato entao tem que por mais areia pra nivelar ai quero por alguma coisa pro moto nao crescer o que posso comprar e onde grata vanda
AMELIA DO ROSARIO TOLEDO TELES
Eu quero fazer um jardim com horta em minha casa. Minha cidade não disponibiliza de profissionais nesta área, quero pagar a vista, mas, pagar a quem? Me ajudem a localizar um jardineiro...
silvia
como fazer um mine jardim com grama
edileuza lima
parabéns pelo site,adorei.

Como fazer um jardim com pedras
1 de 3
Como fazer um jardim com pedras

Voltar ao topo da página