Partilhar

Como fazer um jardim inglês

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um jardim inglês

Os jardins ingleses, ou cottage gardens, são um tipo de jardim muito apreciado pelo seu vasto gramado, diversidade de flora e presença de belos roseirais. É originário do século XVIII e foi principalmente promovido pelo arquiteto paisagista Lancelot Brown, que pretendia quebrar a rigidez e simetria presente nos jardins populares na época barroca, evidenciados em França e Itália. O jardim de estilo inglês assemelha-se muito a um cenário pitoresco natural e colorido, o que inspirou vários artistas da época a imortalizarem-no em suas pinturas. Dar origem a um jardim inglês não é algo complicado, pois a única regra é simplesmente não haver regra, o que dá origem a um jardim atrativamente bagunçado. Se quiser saber como fazer um jardim inglês, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como fazer um jardim de inverno
Passos a seguir:
1

O jardim inglês tradicional estende-se por uma vasta área, praticamente pequenos bosques, com um extenso gramado, árvores isoladas e suaves desníveis no terreno. No entanto, ao longo dos anos, tem vindo a ser adaptado a espaços mais pequenos, como o jardim de frente à casa.

2

Para fazer um jardim inglês comece por escolher o espaço onde pretende plantá-lo. Em frente a sua casa, apesar de pequeno em extensão, ficará bem charmoso. Se sua casa tiver um grande quintal nas traseiras ou uma vasta área em redor, opte por essa.

Como fazer um jardim inglês - Passo 2
Imagem: mosteleganthomes.com
3

Elemento muito importante num jardim inglês: o gramado, por isso cubra toda a área com ele e não se preocupe com o espaço para colocar as plantas e árvores, pois neste estilo de jardim elas não aparecem espacialmente delimitadas.

4

Falando ainda em plantas e árvores, existem várias espécies características do jardim inglês. A maioria delas apenas se dá bem em climas frios, pelo que terão de ser substituídas por outras semelhantes caso você resida em um lugar com clima muito quente o ano todo.

Como fazer um jardim inglês - Passo 4
Imagem: davesgarden.com
5

Escolhendo as árvores, opte por espécies como a bétula (Betula pendula), o carvalho (Quercus sp), o liriodendro (Liriodendron tulipifera), plátanos (Platanus sp), catalpa-do-norte (Catalpa bignonioides), tília (Tilia sp) e salgueiro (Salix x pendulina). Não se esqueça dos arbustos, também bastante característicos deste estilo. Prefira o buxinho (Buxus sempervirens) para fazer de vedação e a piracanta (Pyracantha coccinea) e veigela (Weigela florida) para dispôr pelo terreno.

6

As flores representam o colorido do jardim inglês e conferem-lhe um ar romântico. É essencial que escolha rosas e, além delas, poderá optar também por narcisos, jasmim, sálvia-vermelha, Maria-sem-vergonha, margaridas, lavandas, violetas e muitas outras. É importante que sejam coloridas, que se desenvolvam sem necessidade de as podar e, de preferência, que formem bonitos arbustos.

Como fazer um jardim inglês - Passo 6
Imagem: blog.theenduringgardener.com
7

Em casas com jardins ingleses é habitual encontrar trepadeiras subindo pelas paredes ou muros, por isso inclua-a na lista de plantas a usar.

8

Existem alguns elementos construídos bem típicos que poderá integrar em seu jardim inglês, de forma torná-lo mais genuíno e encantador. São eles lagos, naturais ou artificiais, decorados com rochas pequenas e flores em volta, caminhos de pedra em trajeto sinuoso, bancos de pedra ou madeira, arcos de flores, estátuas, clareiras, simulação de ruínas, rochedos e, se você tiver um rio ou riacho passando em seu quintal, melhor ainda.

Como fazer um jardim inglês - Passo 8
Imagem: englishgardenco.co.uk
9

Quando à disposição dos elementos naturais e não naturais, tal como dito acima não há regra. A ideia é dar a ilusão de que as plantas se desenvolveram sozinhas no espaço, formando um mix de espécies e cores, pelo que não é valorizada a manutenção delas neste estilo de jardim. No entanto procure agrupar as flores e arbustos floridos, formando pequenos tufos coloridos, e construir um caminho de pedra que atravesse o jardim. Quando ás árvores, plante-as dispersas.

10

Plantar um canto com plantas aromáticas ou integrá-las entre as outras também será boa ideia e ajudará à mistura de flagrâncias em seu jardim. A ideia geral de um jardim inglês é que, quando passear nele, dê a sensação de que está passeando num bosque.

Como fazer um jardim inglês - Passo 10
Imagem: gossipinthegarden.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jardim inglês, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário sobre Como fazer um jardim inglês

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Eliana Neri
Adorei as dicas, mas senti falta da descrição das plantas que compõem as fotos dos jardins expostas na matéria. Obrigada
Sara Silva
Olá Eliana, conheça os nomes de algumas plantas no ponto 5 deste artigo.
Usuário anônimo
NESCESITO MAIS DETALHES .EX PASSO A PASSO OBRIGADO

Como fazer um jardim inglês
Imagem: mosteleganthomes.com
Imagem: davesgarden.com
Imagem: blog.theenduringgardener.com
Imagem: englishgardenco.co.uk
Imagem: gossipinthegarden.com
1 de 6
Como fazer um jardim inglês

Voltar ao topo da página