Partilhar

Como plantar ervas aromáticas em casa

Por Sara Viega. Atualizado: 26 novembro 2018
Como plantar ervas aromáticas em casa

As ervas aromáticas adaptam-se muito bem a todo tipo de solos e condições, por isso é uma grande ideia cultivá-las em casa e poder desfrutar de seu cheiro. Da mesma forma, poderemos utilizar estas ervas na cozinha, pois contribuem dando aroma e sabor aos nossos pratos, ou usá-las como remédio caseiro para combater muitas doenças. Tanto se você tem um jardim como uma horta em casa, ou ainda se você planta em vasos e jardineiras, será muito útil para você este artigo da umComo sobre como cultivar plantas aromáticas em casa.

Também lhe pode interessar: Como plantar salsa em casa

Alecrim

O alecrim é uma erva aromática que conta com um grande número de propriedades benéficas. Utiliza-se muito na cozinha para dar aroma e sabor a numerosos pratos com carne, mas também como repelente de insetos ou aromatizante de armários e gavetas. Esta planta aromática pode ser plantada facilmente em casa, tanto em vasinhos como em um arbusto no jardim. Precisa de muito poucos cuidados e adapta-se a todo tipo de climas, apesar de preferir os mais cálidos e secos. Consulte aqui o passo a passo sobre como plantar alecrim.

Como plantar ervas aromáticas em casa - Alecrim

Manjericão

O manjericão é outra planta aromática entre as mais comuns para cultivar em casa e que pode ser usada também na cozinha, por exemplo para fazer molho Pesto. E que o há melhor do que usar manjericão fresco e cultivado por nós mesmos? É muito simples de plantar, só é necessário colocá-lo onde receba sol direto e regar frequentemente. O que devemos considerar é que se trata de uma planta anual, ou seja, que devemos plantar de novo cada ano. Uma das formas de plantar é fazer um viveiro para depois transplantá-las a um vaso ou jardineira. Neste artigo explicamos a você a melhor maneira de plantar manjericão em casa.

Como plantar ervas aromáticas em casa - Manjericão

Salsinha

Por outro lado, a salsinha plantada em casa será sempre mais saborosa do que a comprada, porque poderemos cortá-la bem na hora que precisarmos, e não estragará na geladeira. Com um vaso, um pouco de terra, umas sementes, regando com frequência e oferecendo uma boa dose de sol, poderemos cultivar salsinha de maneira rápida e simples. Para que você possa desfrutar também da salsinha caseira, contamos como plantar salsinha em casa.

Como plantar ervas aromáticas em casa - Salsinha

Tomilho

Como remédio natural para muitas e diversas doenças, usa-se o tomilho. Este arbusto também conhecido como timo, cresce em solos secos e onde bate o sol, especialmente na zona mediterrânea. É uma planta que podemos plantar na nossa casa, em vasos ou diretamente no jardim; cresce bem rápido e não precisa de muitos cuidados. Consulte como cultivar tomilho e desfrute do seu aroma e todos os seus benefícios.

Como plantar ervas aromáticas em casa - Tomilho

Menta

A menta também é muito usada em remédios naturais e, além do mais, repele formigas, pulgas e outras pragas comuns nas plantas. Trata-se de uma planta que pode ser plantada em qualquer época do ano e precisa de poucos cuidados, por isso é ideal para ter em casa. Se você também quer desfrutar desta planta em seu maior esplendor e frescura, não pense mais e descubra com este artigo como plantar menta.

Como plantar ervas aromáticas em casa - Menta

Hortelã

Muito similar à menta, encontramos a hortelã, uma planta aromática muito usada em diversos lugares como infusões ou também em coquetéis, como por exemplo para preparar o famoso Mojito. Adapta-se muito bem a diversos climas e só precisa de luz e muita umidade. Na umComo.com.br ensinamos você os passos básicos sobre como plantar hortelã.

Como plantar ervas aromáticas em casa - Hortelã

Lavanda

Outra das ervas aromáticas que predomina na zona mediterrânea é a lavanda. É uma planta muito resistente que se adapta a qualquer terreno onde predomine a luz solar, podendo ser plantada tanto em vasinhos como diretamente no solo. Seus usos são muitos e bem diversos, apesar de ser uma planta conhecida pelo cheiro que desprendem suas flores azuis ou violetas, que algumas pessoas costumam secar para usar como aromatizante de armários, gavetas ou da casa no geral. Trata-se de uma planta que não precisa de cuidados especiais, por isso mesmo você também pode ter uma em casa graças a este passo a passo sobre como plantar lavanda.

Como plantar ervas aromáticas em casa - Lavanda

Orégano

O orégano é o tempero de muitos pratos e em qualquer estabelecimento podemos encontrar suas folhas secas e prontas para enfeitar a comida, mas sempre será bem mais saboroso se nós mesmos o plantamos. O orégano é uma planta muito resistente, por isso não será nada complicado para você cuidá-la para que ela cresça forte e saudável.

Veja também: Remédios caseiros contra o pulgão em plantas

Como plantar ervas aromáticas em casa - Orégano

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar ervas aromáticas em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar ervas aromáticas em casa

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Tereza Maria Brockveld
Adoro plantas
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Tereza! Que bom saber isso! ;)
Anelle Anastacio
Moro em apartamento e ja possuo algumas ervas aromaticas, estao todas juntas numa jardineira, manjericao, hortela, e alegrim, isso é correto? o manjericao ja esta bem alto, posso poda-lo? como transfiro para outra jardineira ?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Anelle, pode sim penso que não há problema nisso, desde que você as separe devidamente e as identifique. Quanto ao manjericão, você deverá transplantá-lo quando as folhas atingirem 8 ou 10 cm de altura. Para fazer isso, opte por fazê-lo pela manhã, mesmo antes da sementeira receber sol e você regar o manjericão. Prepare um vaso, com cerca de 20-30 cm de altura com terra adubada, seca e não muito compacta. Faça um buraco no vaso e coloque aí a planta com cuidado. Adicione terra até cobrir um pouco do caule e compacte apoiando as palmas das mãos próximo do caule. Por fim, regue toda a superfície da terra. Espero ter esclarecido a sua dúvida. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Sara
Maria agradeço imenso o seu comentário :)
MARIA AUGUSTA DA SILVA ROCHA
JÁ TENHO ALGUMAS ERVAS AROMÁTICAS EM CASA. MAS AGORA DEPOIS DE LER O VOSSO ARTIGO AINDA FICO INTERESSADA EM PLANTAR MAIS VARIEDADES,POIS REALMENTE SÃO MUITO ÚTEIS PARA MUITOS PRATOS ,ÁLEM DISSO SUBSTITUEM O SAL. VOCÊS TEÊM IDEIAS MARAVILHOSAS.OBRIGADA
Sara
Obrigada pelos comentários :) Continuem seguindo os nossos artigos!
rosalba chiquito
peço desculpa enganei-me o e-mail da minha nora é:
rosalban chiquito
gostava que a minha nora também tivesse acesso aos vossos artigos, ela adora plantas de casa deixo o e-mail dela obrigado
APSSFERREIRA
MAGNÍFICO ! OBRIGADO PELOS ENSINAMENTOS, ADOREI O DAS ERVAS AROMÁTICAS

Como plantar ervas aromáticas em casa
1 de 9
Como plantar ervas aromáticas em casa

Voltar ao topo da página