Outros Controlo de pragas no Lar

Como se livrar de gambás

Como se livrar de gambás

Embora as pessoas achem que o gambá sempre tem o pelo escuro com listras brancas, por causa dos desenhos animados, no Brasil, a espécie ganha coloração diferente e pode ser confundida com uma raposa ou mesmo roedores. O gambá brasileiro é na verdade um marsupial e os mais comuns em nosso pais são o gambá-de-orelha-branca e o gambá-de-orelha-preta, dependendo da região onde se está. Devido à expansão das cidades, que muitas vezes é responsável pela perda do habitat natural dos animais, não é raro que apareçam gambás nas residências em busca de abrigo e alimento, podendo causar muitos inconvenientes. Para saber como se livrar de gambás sem ter que eliminá-los, veja as dicas que o umCOMO tem a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como se livrar de grilos

Índice

  1. Como fazer um gambá ir embora
  2. Como espantar gambá do quintal
  3. Gambá escala parede?
  4. Como espantar gambás do forro
  5. Repelente caseiro para gambá
  6. Achei um gambá, o que fazer?

Como fazer um gambá ir embora

Gambás costumam ser visitas indesejadas em nossas casas, mas não podemos sob nenhuma hipótese matá-los. Além da questão da crueldade envolvida em matar um animal indefeso, é importante lembrar que todos eles fazem parte da cadeia alimentar e se forem eliminados pelo homem, os seus predadores terão que se alimentar de outros animais, causando um desequilíbrio ambiental. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de Porto Alegre[3],

Ao se alimentarem de insetos e roedores, os gambás acabam controlando o tamanho populacional desses animais, evitando o surgimento de grandes pragas urbanas. Além disso, eles também atuam como dispersores de sementes, ao se alimentarem dos frutos de diferentes espécies de plantas.

Para além disso, os gambás são legalmente considerados animais silvestres e amparados por lei federal, sendo ilícito matá-los[1]. De todo modo, é possível se livrar de gambás de forma preventiva, ou seja, tendo cuidados básicos para que eles não apareçam no quintal ou no forro da sua casa. Confira nossas dicas sobre como espantar gambá:

  1. Evite o acúmulo de sujeira em sua casa. Da mesma forma que é recomendado na hora de se livrar de outros animais, a forma mais eficiente de fazer isso é mantendo a casa limpa, já que os gambás costumam se esconder onde há material empilhado, como madeiras e quinquilharias que, muitas vezes, as pessoas vão amontoando em suas residências. Caso não seja possível remover um material que possa abrigar um gambá, o melhor é que o local, no caso do porão ou sótão, esteja bem fechado e sem frestas nas paredes.
  2. Não deixe lixo exposto. Os gambás são mamíferos onívoros e, como os seres humanos, se alimentam de todos os tipos de comida. Por isso, eles gostam de vasculhar o lixo, ainda mais onde perceberem que existem restos de alimentos. Dessa forma, uma recomendação importante para se livrar dos gambás é manter as lixeiras sempre bem fechadas. Já que os gambás não gostam muito de luz, pois ofusca a sua visão e por terem hábitos noturnos, o indicado também é que as lixeiras fiquem em ambientes mais iluminados.
  3. Use cheiros fortes que espantam gambás. É possível espalhar naftalina pelo local onde há gambás, já que o cheiro forte costuma espantá-los. No entanto, é importante ter cuidado com o manuseio do produto, já que naftalinas podem ser tóxicas para o ser humano também e, no caso de casas com animais de estimação, é preciso evitar que eles entrem em tenham contato com a substância. Se os donos da casa acharem mais conveniente podem até mesmo capturar o gambá e o realocarem em um lugar onde possam deixá-lo, como uma área verde, aliás, são os moradores de locais com mata ao redor que costumam ser mais visitados por eles.

Como espantar gambá do quintal

Uma boa maneira de espantar gambás do quintal é usar uma barreira física. Se possível, coloque cercas ao redor do seu quintal. Invista em uma cerca alta e que seja difícil do animal escalar, já que ele possui boas habilidades.

Outra maneira de manter os gambás longe do seu quintal é por meio da iluminação. Gambás preferem locais escuros e sombrios. Mantenha seu quintal bem iluminado durante a noite, pois isso pode torná-lo menos atraente para eles.

Gambá escala parede?

Sim, os gambás são ótimos escaladores de árvores e paredes. Eles também costumam incomodar os animais de estimação, gostam de cavar buracos, fazem excrementos grandes.

Se você está ouvindo algo que suspeita ser um barulho de gambá no forro, vá com calma. Para saber se é um gambá que está na sua casa, vale saber que eles em média medem 18 centímetros de comprimento e têm uma bolsa em seu estômago, onde carregam os filhotes. Além disso, eles podem se fingir de mortos quando se sentirem ameaçados.

Confira nosso artigo sobre Como acabar com as baratas para obter informações sobre como se livrar dessa outra praga doméstica.

Como espantar gambás do forro

Uma das maneiras de espantar gambá do forro de casa é, como dissemos acima, espalhando bolinhas de naftalina no local. Você também pode usar pastilhas de formol ou produtos com cheiro forte, como criolina. Apesar do forro não ser um local de fácil acesso como um sótão, por exemplo, é bem provável que ele tenha alguma entrada. Deixe o ambiente o mais limpo possível - tente agendar uma limpeza mensal, por exemplo.

Os ratos podem ser outra pedra no sapato para quem quer uma casa livre de pragas. Confira nosso artigo sobre Como acabar com ratos em casa e evite a presença desses roedores.

Como espantar gambá do galinheiro

Os gambás podem ser uma ameaça em potencial para o seu galinheiro. É preciso que você deixe o ambiente bem vedado para impedir que esses animais entrem, usando cercas de aço, por exemplo. Outra maneira de reforçar a segurança é tendo um cachorro para tomar conta do galinheiro, sendo este o predador do gambá que pode tentar atacar à noite.

Repelente caseiro para gambá

Existem diversas receitas para espantar gambá do forro e de outros locais. De acordo com especialistas em controle de pragas[2], há três cheiros considerados insuportáveis pelos gambás:

  • Naftalina;
  • Amônia;
  • Alho.

Alho espanta gambá sim! Já falamos sobre a naftalina anteriormente e não recomendamos o uso da amônia pois sua manipulação não é muito segura, mas quanto ao alho é bem fácil: basta socar levemente alguns dentes de alho e os deixar espalhados no local que os gambás costumam frequentar. É importante que os dentes de alho sejam esmagados porque só assim eles liberam a alicina, que é a substância responsável pelo cheiro forte do alho.

Se você tem um gato ou cachorro em casa, penteie-os e jogue o excesso de pelo nas áreas onde o gambá anda circulando. O animal irá entender que existem predadores por perto e é bem provável que saia logo da sua casa.

Por mais surpreendente que possa parecer, a luz é uma excelente ferramenta para expulsar esses bichos da sua casa, isso porque os gambás são animais noturnos e não suportam um ambiente bem iluminado. Você pode tanto deixar a luz acesa continuamente quanto instalar luzes que são ativadas por movimento - assim, quando o gambá passar pelo local, a luz se acenderá e ele ficará assustado.

Achei um gambá, o que fazer?

Como falamos anteriormente, você não pode matar o gambá e existem diversas técnicas para dispersá-lo da sua casa. Contudo, se você achou um gambá em sua residência e as técnicas de dispersão não funcionaram, você pode e deve acionar o poder público para removê-lo do seu imóvel.

Uma alternativa é ligar para a Vigilância em Saúde Ambiental da sua cidade para que ela venha recolher o gambá. Em geral, os profissionais estão acostumados a lidar com esse tipo de problema e possuem o melhor treinamento para remover esses animais.

Você também pode tentar entrar em contato com a Guarda Civil Municipal e solicitar que um agente vá até sua casa recolher o gambá. Evite lidar com esse bicho estando sozinho(a), pois mesmo que os gambás não sejam agressivos, você pode se assustar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de gambás, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. BRASIL. LEI N° 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5197.htm>. Acesso em 14 de abril de 2020.
  2. INSECT CONTROL. Como se livrar de gambás. Disponível em: <https://www.insectcontrol.com.br/blog-como-se-livrar-de-gambas/>. Acesso em 14 de abril de 2020.
  3. PREFEITURA DE PORTO ALEGRE. Quem é o gambá urbano. Programa de Conservação da Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Disponível em: <http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smam/usu_doc/folder_gamba.pdf>. Acesso em 14 de abril de 2020.
Bibliografia
  • INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ. Prevenção e captura de gambás em residências. Disponível em: <http://www.redeprofauna.pr.gov.br/arquivos/File/orientacoes/(Microsoft%20Word%20-%20Gamb.pdf>. Acesso em 14 de abril de 2020.
  • PREFEITURA DE BOTUCATU. Vigilância Ambiental orienta sobre resgate de gambás. Disponível em: <http://botucatu.sp.gov.br/includes/mostra_noticias.asp?ID=14887&Pagina=>. Publicado em 25 de março de 2003. Acesso em 14 de abril de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Luana braga
Usar o alho, naftalina e amônia não funcionan. Tudo lenda urbana. Usei todas e o número de gambás só aumenta. E desesperador.
Anônimo
Nem Amônia funciona; estou jogando e deixando perto dele a Naftalina, amônio, água sanitária e alho, ele até cheira e continua se lambendo, seria bom uma dica que funciona!
A sua avaliação:
degmar
gambá ataca galinheiro em dia chuvoso?
Alan
Exatamente hoje que choveu apareceu um gambá aqui.
MOYSES CHASIN
Temos uma propriedade no litoral, próximo a uma enorme região de mata. O terreno tem 600 m com uma casa no centro. Detectamos presença dos gambás pequenos e grandes no forro e no terreno. Como podemos fazer para transferi-los sem agredi-los visto que a casa é frequentada por muitas crianças pequenas. Queremos que retornem à mata e não voltem. Obrigado
Janete de M. N. de Andrade
Estou em pânico tenho um Ford Ka , meu carro apresentou um problema elétrico levei na Ford e lá foi constatado que foi provocado por gambá que tinha feito um ninho dentro do capô do carro. Estou desesperada pois perdí até a garantia do carro, e não sei como espantar esse gambá que fez morada no meu carro, Socorro ! o que fazer.
A sua avaliação:
Nubia Menezes
Boa tarde! crio uma calopsita em gaiola no meu jardim... e hoje ela apareceu murchinha e sem um olho... inflamado! acredito ter sido um gambé,... o que faço? como espantar esses bichos? Obrigada, Nubia Menezes
Como se livrar de gambás