Partilhar

Como se livrar de gambás

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se livrar de gambás

Embora as pessoas achem que o gambá sempre tem o pelo negro com listras brancas, por causa dos desenhos animados, no Brasil, a espécie ganha coloração diferente e pode ser confundida com uma raposa ou mesmo roedores. Devido à expansão das cidades, que muitas vezes é responsável pela perda do habitat natural dos animais, não é raro que apareçam gambás nas residências, podendo causar muitos inconvenientes. Para saber como se livrar de gambás sem ter que eliminá-los, veja as dicas que o umComo.com.br tem a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como se livrar de grilos
Passos a seguir:
1

No geral, recomenda-se às pessoas que nunca matem animais que cheguem às suas casas, mesmo que sejam visitas indesejadas. É importante lembrar que todos eles fazem parte da cadeia alimentar e se forem eliminados pelo homem, os seus predadores terão que se alimentar de outros animais, causando um desiquilíbrio ambiental. Por isso, é possível se livrar de gambás de forma preventiva, ou seja, tendo cuidados básicos para que eles não apareçam no quintal ou no forro da sua casa.

2

Da mesma forma que é recomendado na hora de se livrar de outros animais, a forma mais eficiente de fazer isso é mantendo a casa limpa, já que os gambás costumam se esconder onde há material empilhado, como madeiras e quinquilharias que, muitas vezes, as pessoas vão amontoando em suas residências. Caso não seja possível remover um material que possa abrigar um gambá, o melhor é que o local, no caso do porão ou sótão, esteja bem fechado e sem frestas nas paredes.

3

Os gambás são mamíferos onívoros e, como os seres humanos, se alimentam de todos os tipos de comida. Por isso, eles gostam de vasculhar o lixo, ainda mais onde perceberem que existem restos de alimentos. Dessa forma, uma recomendação importante para se livrar dos gambás é manter as lixeiras sempre bem fechadas. Já que os gambás não gostam muito de luz, pois ofusca a sua visão e por terem hábitos noturnos, o indicado também é que as lixeiras fiquem em ambientes mais iluminados.

Como se livrar de gambás - Passo 3
4

Outra dica é espalhar naftalina pelo local onde há gambás, já que o cheiro forte costuma espantá-los. No entanto, é importante ter cuidado com o manuseio do produto, já que naftalinas podem ser tóxicas para o ser humano também e, no caso de casas com animais de estimação, é preciso evitar que eles entrem em tenham contato com a substância. Se os donos da casa acharem mais conveniente podem até mesmo capturar o gambá e o realocarem em um lugar onde possam deixá-lo, como uma área verde, aliás, são os moradores de locais com mata ao redor que costumam ser mais visitados por eles.

Como se livrar de gambás - Passo 4
5

A captura pode ser relativamente fácil, já que o gambá é um animal geralmente com comportamento inofensivo, mas podem ser agressivos se forem ameaçados. Então, a melhor forma de fazer uma armadilha é usando alimentos para atrai-lo. Se não houver uma área verde para largar o gambá informe-se com o órgão ambiental da sua cidade qual a providência que deve ser tomada.

6

Já para saber se é um gambá que está na sua casa, vale saber que eles em média medem 18 centímetros de comprimento e têm uma bolsa em seu estômago, onde carregam os filhotes. Além disso, eles podem se fingir de mortos quando se sentirem ameaçados. Eles costumam incomodar os animais de estimação, gostam de cavar buracos, fazem excrementos grandes e são habilidosos escaladores, inclusive, de árvores.

7

Aproveite e confira também estes artigos que poderão ser do seu interesse:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de gambás, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como se livrar de gambás

3 comentários
MOYSES CHASIN
Temos uma propriedade no litoral, próximo a uma enorme região de mata. O terreno tem 600 m com uma casa no centro. Detectamos presença dos gambás pequenos e grandes no forro e no terreno. Como podemos fazer para transferi-los sem agredi-los visto que a casa é frequentada por muitas crianças pequenas. Queremos que retornem à mata e não voltem. Obrigado
Janete de M. N. de Andrade
Estou em pânico tenho um Ford Ka , meu carro apresentou um problema elétrico levei na Ford e lá foi constatado que foi provocado por gambá que tinha feito um ninho dentro do capô do carro. Estou desesperada pois perdí até a garantia do carro, e não sei como espantar esse gambá que fez morada no meu carro, Socorro ! o que fazer.
A sua avaliação:
Nubia Menezes
Boa tarde! crio uma calopsita em gaiola no meu jardim... e hoje ela apareceu murchinha e sem um olho... inflamado! acredito ter sido um gambé,... o que faço? como espantar esses bichos? Obrigada, Nubia Menezes

Como se livrar de gambás
1 de 3
Como se livrar de gambás

Voltar ao topo da página