Partilhar

Como acabar com ratos em casa

 
Por Giselly Corrêa. 3 julho 2019
Como acabar com ratos em casa

Tanto os ratos como camundongos são animais que, por se reproduzirem com grande rapidez, podem se tornar um verdadeiro problema de saúde e higiene.

Embora seja verdade que está se tornando cada vez mais incomum encontrar esses animais em áreas urbanas, ainda é comum ter problemas com eles em áreas rurais ou em áreas urbanas que não atendem aos padrões de higiene necessários. Para evitar as pragas de ratos e camundongos, existem muitos rodenticidas sintéticos que atuam como veneno, mas é justamente por causa desse efeito tão perigoso que se recomenda optar por soluções menos drásticas. Neste artigo do umCOMO mostramos como acabar com ratos em casa usando remédios caseiros e de uma forma natural. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como acabar com ratos

Como espantar ratos com amônia

Uma das maneiras de acabar com ratos e camundongos com remédios caseiros de forma rápida e eficaz, é através do uso de amônia. A amônia produz um odor que lembra a urina de alguns animais, incluindo gatos. Isso faz com que ratos e camundongos fujam de lugares que cheiram assim, já que eles o relacionam com a presença de gatos, um de seus principais predadores.

Para espantar ratos com amônia, você deve colocar pequenos recipientes com esta substância em pontos estratégicos onde os roedores podem aparecer. Em geral, é melhor colocá-los onde os ratos foram vistos ou em lugares onde foram encontrados excrementos de roedores.

Se você não tiver um recipiente específico para essa função, poderá usar tampas das garrafas vazias. Tenha em mente que a quantidade de amônia que você precisa para afastar ratos e camundongos é muito pequena, pois os ratos só precisam sentir o cheiro do líquido, e não consumi-lo. Por outro lado, tenha em mente que a amônia em grandes quantidades é tóxica. Por isso, o uso das tampas garante que a quantidade seja pequena o suficiente para não representar um risco para a saúde das pessoas. No entanto, se houver crianças pequenas em casa ou animais de estimação, certifique-se de colocar os recipientes com amônia em um local onde eles não ponham em risco seu bem-estar. Se você quer saber como acabar com ratos sem veneno, deve saber que esta opção é uma das mais eficazes e simples.

Como acabar com ratos em casa - Como espantar ratos com amônia

Como acabar com ratos em casa com bicarbonato

Por outro lado, se você quer acabar com ratos em casa e camundongos de modo caseiro com um método completamente seguro para a saúde das pessoas e animais de estimação, a melhor opção que você pode escolher é matá-los com uma armadilha feita de bicarbonato de sódio. No entanto, você deve ter em mente que, neste caso, você não vai afastá-los, mas sim atraí-los para uma isca que os matará.

Armadilha para ratos com bicarbonato

Se você quiser apostar nesta opção, basta misturar açúcar e bicarbonato de sódio em partes iguais. Depois de ter feito a mistura, coloque-a em um recipiente e coloque o recipiente no lugar onde você viu os roedores, para que o açúcar atraia os ratos e eles comam a isca. O efeito do bicarbonato de sódio no corpo dos ratos começará a produzir gás em seu interior, entretanto, como ratos e roedores não podem expelir os gases na forma de arrotos, esse acúmulo de gás os matará. Esse método deve ser repetido até que você verifique que não há ratos ou camundongos à vista.

Como acabar com ratos em casa prevenindo-os

Por outro lado, além de amônia e bicarbonato de sódio, existem outros métodos caseiros para acabar com os ratos que são bastante eficazes quando se trata de se livrar de ratos e camundongos e que devem ser levados em conta ao eliminar esses animais que tanto incomodam a casa. Alguns deles são os seguintes:

Acabar com ratos tapando buracos e espaços de casa

Um dos aspectos a ter em mente é que tanto ratos quanto camundongos ganham acesso à casa por quase qualquer espaço ou buraco, até mesmo os mais pequenos. Portanto, é importante cobrir todos os pontos de acesso; qualquer fenda ou esconderijo que possa se tornar uma possível entrada. Além disso, na hora de acabar com ratos em casa também é importante fazer isso com produtos que eles não mastigam nem comem, como o silicone.

Evite deixar comida ao seu alcance

Tanto ratos quanto camundongos não entram em casas arbitrariamente, mas o fazem em busca de comida. Por isso, uma das maneiras mais simples de evitar que os roedores apareçam em casa e se espalhem furtivamente por vários pontos de acesso é ter certeza de que não há nenhuma comida que eles possam acessar, o que inclui também limpar bem os cômodos da casa, uma vez que esses animais podem se alimentar praticamente qualquer resto que possa estar no chão ou sob os móveis.

Como espantar ratos da residência com óleo de ricino

É um dos remédios caseiros e naturais mais simples para manter esses animais distantes de certos objetos e espaços. Misture óleo de rícino e água em partes iguais e borrife em plantas e espaços dos quais você quer afastar os ratos e camundongos. O forte odor da mistura atuará como repelente natural e os manterá à distância.

Adote um gato

Como já mencionamos, o odor do amônia espanta ratos porque porque os lembra do cheiro da urina de gatos, seus principais predadores. Se, em vez de enganar os ratos com amônia, você adotar um gato de verdade, pode estar certo de que os roedores desaparecerão imediatamente. Além disso, aqueles que não desaparecerem se tornarão a comida desse novo membro da família.

Você suspeita que encontro cocô de rato? Então leia:

Como acabar com ratos em casa - Como acabar com ratos em casa prevenindo-os

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com ratos em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como acabar com ratos em casa

O que lhe pareceu o artigo?

Como acabar com ratos em casa
1 de 3
Como acabar com ratos em casa

Voltar ao topo da página