Exterminação de ratos

Como limpar fezes de rato

Como limpar fezes de rato

Deseja saber como limpar fezes de rato? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! Se você viu alguns ratos perambulando pela sua casa, provavelmente uma hora ou outra vai se deparar com as suas fezes e ter que limpá-las.

As fezes de rato podem ser encontradas em qualquer cômodo de sua casa onde eles possam estar, elas também podem ser encontradas em locais de difícil acesso, como: embaixo dos móveis, dentro de armários e locais vazios, dentre outros. É preciso limpar corretamente estes excrementos para que o local não fique ainda mais contaminado por estes roedores.

Também lhe pode interessar: Como identificar fezes de rato

Índice

  1. Por que limpar cocô de rato adequadamente
  2. Materiais para limpar cocô de rato
  3. Peguei em fezes de rato, o que fazer?
  4. Cheiro de urina e fezes de rato faz mal?

Por que limpar cocô de rato adequadamente

Os ratos são muito sujos, eles vivem em esgotos e locais contaminados com diversos microrganismos diferentes, por esse motivo, eles podem transmitir várias doenças.

Para se precaver e evitar a contaminação por estas doenças, é preciso que você limpe as fezes deixadas por eles em sua casa corretamente, bem como, implemente maneiras para eliminá-los de uma vez por todas de dentro de sua casa.

Para se livrar de uma vez por todas dos ratos, coloque ratoeiras e outras armadilhas pela casa, compre veneno ou tenha um gato como animal de estimação! Os gatos são muito fofos e totalmente eficazes na eliminação dos ratos.

Como limpar fezes de rato - Por que limpar cocô de rato adequadamente

Materiais para limpar cocô de rato

Para proceder a limpeza dos ambientes de sua casa que tem fezes de rato, você vai precisar de:

  • 1 balde;
  • Água;
  • 1 ½ xícara contendo água sanitária (também conhecida como varéx);
  • 1 funil;
  • Pano ou bucha para limpeza
  • Luvas

Para preparar a solução para ser utilizada na limpeza, será necessário que você encha o balde com aproximadamente 1 litro de água morna, logo após, adicione a água sanitária e utilize o funil para transferir toda a preparação em um frasco do tipo spray que esteja limpo e totalmente vazio.

Como limpar fezes de rato

  • Antes de iniciar a limpeza, use luvas de borracha, elas protegerão as suas mãos de entrar em contato com fezes de rato. A seguir você saberá como proceder se, por acaso, entrar em contato com o cocô de rato diretamente.
  • Pulverize a solução preparada com auxílio do frasco em spray, em todos os locais onde você encontrou as fezes e deixe que a solução fique no local por aproximadamente 20 minutos.
  • Para proceder o recolhimento das fezes do local, utilize toalhas de papel bem grossas. Coloque as toalhas sobre as fezes e logo após recolha-as, colocando-as em um saco plástico juntamente com as toalhas de papel. Feche bem o saco, se necessário, utilize- uma outra sacola envolvendo a que você utilizou.
  • Descarte este lixo em uma lixeira localizada ao ar livre para evitar o mau cheiro.
  • Esfregue toda a região onde encontrou as fezes com a água sanitária, sempre enxaguando o pano.

Quando terminar a limpeza, lave as luvas utilizadas com água morna e sabão. Lave muito bem as suas mãos, esfregue bem todas as regiões estendendo a lavagem por todo o braço. Lave a roupa utilizada durante a limpeza com água quente e sabão.

Deixe a luva secar e guarde-a em local adequado.

Peguei em fezes de rato, o que fazer?

Como salientamos nos materiais necessários, as luvas são primordiais para limpar fezes de rato. É importante lembrar que as fezes de rato podem transmitir várias doenças, incluindo a leptospirose, a hantavirose e a febre murina. Portanto, é essencial tomar medidas de precaução ao lidar com elas.

Caso você tenha tido contato com cocô de rato sem luvas, proceda da seguinte maneira:

  • Lave as mãos imeadiatamente com água e sabão por tempo o suficiente para esfregar bem palmas, dedos e unhas.
  • Não coce os olhos, nem leve as mãos à boca.
  • Procure ajuda médica se você tiver algum sintoma, como febre, dor de cabeça, dor abdominal ou diarreia. Além disso, informe seu médico sobre o contato com as fezes de rato.

Cheiro de urina e fezes de rato faz mal?

Sim, o cheiro de urina e fezes de rato pode fazer mal à saúde, principalmente se o ambiente estiver contaminado com as fezes e urina por um longo período de tempo. A urina e as fezes de rato podem conter bactérias, vírus e parasitas que podem causar várias doenças.

A inalação dos gases que emanam desses resíduos pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, além de sintomas como dor de cabeça, náuseas e tonturas. Em casos mais graves, a exposição a longo prazo aos resíduos de ratos pode levar a doenças respiratórias crônicas e danos aos pulmões. Por isso, é importante tomar medidas de precaução ao lidar com fezes e urina de rato e, caso note uma infestação em sua casa ou local de trabalho, chame um profissional para removê-los com segurança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar fezes de rato, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Gostou das dicas? Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
viviane
Eu fui guardar umas roupas no meu armario e tinhas algumas fezes de rato mais eu nao sabia o que era, eu limpei com o aspirador. Nao toquei nelas mais ja havia feito tudo errado. Haviam poucas e estavam frescas. Apos descobrir que eram fezes de ratos desinfetei adequadamente mais estou super preocupada . O que faco agora, vou para um hospital?
A sua avaliação:
Jéssica Tenório
Valeu a dica
A sua avaliação:
luciana
limpa com borrifado de janela pano com agua sanitaria
A sua avaliação:
juarilza
tenho varios materiais que ainda preciso usar mas que estavam guardados em um lugar on de haviam ratos.como fazer para limpá-los corretamente ?
Editor umComo.com.br
Oi Juarilza! Para limpar as fezes de rato basta seguir as dicas cima. E se se quiser livrar dos ratos, deve seguir estas dicas: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-acabar-com-ratos-10806.html
A sua avaliação:
marcia
como esterilizar copos e pratos com fezes de ratos
Aroldo
Bom dia! Encontrei fezes de rato dentro da minha máquina de lavar roupas. Achei estranho porque em parte alguma havia fezes de rato, por que logo dentro da máquina? Os excrementos se encontram no fundo da máquina, qual seria o procedimento de limpeza visto que algumas acho até que dissolveu com o pouco de água que estava dentro da mesma?
1 de 2
Como limpar fezes de rato