PARTILHAR

Como identificar fezes de rato

Como identificar fezes de rato

Cocô de rato, de barata e lagartixa podem ser facilmente diferenciáveis. Para saber como identificar fezes de rato o umCOMO te mostra neste artigo que é possível identificar um bicho a partir das fezes encontradas em sua casa. As fezes de rato são bem características e podem ser encontradas dentro de nossa casa se eles estiverem perambulando pelos arredores. Se você deseja deixar a sua casa livre desta espécie de roedores, saiba como identificar suas fezes e consequentemente, a presença dos mesmos em sua casa.

No Brasil, os três roedores urbanos mais comuns são as espécies Rattus norvegicus (popularmente conhecido como ratazana), Rattus rattus (rato de telhado) e Mus musculus domesticus (camundongo) e são atraídos por restos de comida e água disponível. Veja como identificar seus rastros e o que pode ser feito em nome da sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como acabar com ratos

Como identificar fezes de rato

As fezes de rato possuem características bem peculiares: elas são bem pequeninas, escuras e seu formato é semelhante a uma semente. Lembram muito as fezes de outros roedores como esquilos, por exemplo. Se as fezes estiverem molhadas ou pretas isso significa que ele defecou no local há pouquíssimo tempo.

Em contrapartida, se você encontrou cocô de rato seco e de coloração acinzentada, isso significa que ele defecou no local há vários dias. Observe atentamente o cômodo onde você encontrou as fezes. A presença de fezes indica que possivelmente algo dentro do quarto atraiu os ratos. A presença de fezes também pode demonstrar a você a presença de algum buraco, fresta ou rachadura por onde estes bichos possam entrar.

Como saber se tenho rato em casa

Para ter uma gravidade da situação, a quantidade de fezes de rato pode ajudar a entender o nível de infestação:

  • Fezes de rato numerosas e frescas (brilhantes): nível de infestação possivelmente alto;
  • Fezes de rato em vários locais da casa: nível de infestação médio;
  • Algumas fezes de rato encontradas: nível de infestação baixo.

Ainda que nem sempre essa metologia seja precisa, é importante tentar identificar os níveis de infestação para tentar solucionar o problema o quanto antes. No caso de uma infestação alta, por exemplo, será necessário chamar profissionais especializados em pragas.

Como identificar fezes de rato - Como identificar fezes de rato

Como são as fezes de lagartixa

É comum ter dúvidas se as bolinhas encontradas são cocô de rato ou lagartixa, já que realmente podem ser parecidos. Saiba que as diferenças mais notáveis entre eles são o formato: o cocô de lagartixa é levemente mais comprido e tem pontinhas brancas, que na verdade são o ácido úrico sólido, uma vez que lagartixas não fazem xixi líquido. Lembre-se: fezes de rato não têm ponta branca, de lagartixa sim.

Como identificar fezes de rato - Como são as fezes de lagartixa

Diferença entre fezes de barata e rato

As fezes de barata não são tão visivelmente perceptíveis quanto o cocô de rato, justamente pelo tamanho muito menor e mais fino. Seu tamanho é proporcionalmente menor e o formato mais granulado, não chegando a ser maior do que uma lasca de unha.

Como diferenciar fezes de barata e lagartixa

Se surgir a dúvida entre fezes de lagartixa e cocô de barata, lembre-se que as fezes de barata são menores e mais fininhas, com aspecto granulado. A diferença crucial entre o cocô de barata e lagartixa é que no caso das lagartixas, nota-se a pontinha branca.

Como identificar fezes de rato - Diferença entre fezes de barata e rato

Cocô de rato faz mal?

Sim, as fezes de ratos e a presença deles, quando infectados, podem estar relacionadas à transmissão de doenças graves. Pelo menos 45 doenças humanas tem relação com a transmissão pelos roedores. Algumas das doenças mais conhecidas transmitidas por fezes de ratos e ratos são:

  • Leptospirose (pela urina);
  • Triquinose;
  • Salmonelose;
  • Tifo;
  • Peste bubônica;
  • Febre da mordida do rato;
  • Hantavirose (pela saliva do rato);
  • Sarna.

A limpeza das fezes de rato, portanto, precisa ser feita com cuidado para desinfetar a área e tentar cortar o ciclo de transmissão. O uso de luvas, armazenamento das fezes em saco plástico antes de jogá-las no lixo e água sanitária são alguns dos procedimentos indicados. Confira o passo a passo no post que explica como limpar fezes de rato.

Todo rato tem leptospirose?

Não, nem todo rato tem leptospirose. A leptospirose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Leptospira. Embora os ratos possam ser portadores da bactéria e podem ser considerados reservatórios naturais, isso não significa que todos os ratos estejam infectados ou transmitam a doença.

A transmissão da leptospirose geralmente ocorre quando uma pessoa entra em contato direto com água ou solo contaminados com a urina de animais infectados, como ratos, que excretam a bactéria. A infecção também pode ocorrer através de mucosas (olhos, boca) ou pele que tenha ferimentos. Pessoas que trabalham em áreas rurais, esgoto, esportes aquáticos e outras atividades ao ar livre têm um risco aumentado de exposição.

A prevenção da leptospirose envolve evitar o contato com água ou solo potencialmente contaminados, manter uma boa higiene pessoal, usar roupas protetoras e tomar cuidado ao manusear animais ou materiais que possam estar em contato com a urina de animais infectados.

Portanto, embora os ratos possam ser portadores da bactéria causadora da leptospirose, isso não significa que todos os ratos estejam infectados ou que a doença seja inevitavelmente transmitida por eles. A transmissão depende das condições de exposição e do comportamento do animal.

Como identificar urina de rato

Urina de rato tem cheiro forte. As principais características do xixi de rato são a coloração amarela escura e o cheiro forte. Ainda assim, a maneira mais fácil de saber se é xixi de rato é identificar as fezes que quase sempre estão próximas ao local da urina. Se sim, basta observar os pontos já citados neste artigo e tomar as devidas providências.

Como limpar fezes de rato

Para limpar fezes de rato de forma segura e eficaz, comece protegendo-se com luvas descartáveis, máscara facial e óculos de proteção para evitar contato direto e inalação de partículas. Ventile a área e umedeça as fezes levemente antes de remover com um pano ou papel toalha descartável, descartando-os em um saco plástico resistente.

Limpe a área afetada com desinfetante adequado, lave bem as mãos e, se necessário, desinfete objetos em contato com as fezes. Para evitar recorrências, identifique e tampe possíveis entradas de ratos. Se a área afetada for extensa ou se sentir desconfortável, é recomendável procurar um profissional especializado em controle de pragas ou limpeza.

Como acabar como ratos em casa

Se você notou um nível de infestação baixa pelas fezes de rato, você mesmo pode acabar com os ratos em casa com algumas armadilhas.

Ratoeiras e armadilhas

Os ratos acabam indo até as armadilhas plásticas devido a algo que a atraem para a mesma: você pode colocar uma isca de alimento colada a elas (utilize manteiga de amendoim ou queijo). Você também pode utilizar as ratoeiras (armadilhas de pressão) convencionais.

Apesar de antigas, estas são muito eficazes para capturar ratos, elas também devem possuir uma isca (alimento) para atrair os ratos. As armadilhas de pressão funcionam assim: quando o rato ir até a armadilha para consumir o alimento que estiver nela, ele acabará pisando em sua base, seu peso fará com que um arame caia sobre ele, deixando-o totalmente preso. Estas armadilhas são muito baratas, você pode comprar várias e espalhar pela casa, em todos os locais onde os ratos possam estar presentes.

Coloque um pedaço de jornal ou papel dobrado debaixo da armadilha, desta forma, será mais fácil limpar o local e jogar o rato fora quando ele for pego. As ratoeiras possuem a vantagem de matar o rato rapidamente, sem causar sofrimento ao mesmo. Se você preferir, pode consultar o artigo que explica como fazer um veneno caseiro para ratos em 3 receitas.

Adote um gato

Se você gosta de gatos, eles são uma ótima opção para afastar os ratos de uma vez por todas de sua casa. Considere tudo aquilo que você precisa saber antes de adotar um gato e saiba que eles são grandes predadores destes tipos de roedores e são tão eficazes quanto as armadilhas citadas acima. Deixe o seu gato dentro de casa, deixe-o passear pelos cômodos. Você verá que, depois de pouquíssimo tempo, o seu problema estará totalmente resolvido! Se você não quiser adquirir um gato como seu animal de estimação, você pode chamar emprestado um gato do seu vizinho ou amigo para passar um “tempinho” na sua casa espantando os ratos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar fezes de rato, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. PÚBLICA, EDUCAÇÃO SANITÁRIA E. CONTROLE. RATOS URBANOS, RESÍDUOS SÓLIDOS, SAÚDE. Biológico, São Paulo, v. 70, n. 2, p. 29-30, 2008. Disponível em: <http://www.biologico.agricultura.sp.gov.br/uploads/docs/bio/v70_2/29-30.pdf/>. Acesso em 7 de fevereiro de 2020.
Bibliografia
  • BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Manual de controle de roedores. - Brasília: Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde, 2002. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_roedores1.pdf/>. Acesso em 7 de fevereiro de 2020.

Vídeos relacionados com Como identificar fezes de rato

1 de 3
Vídeos relacionados com Como identificar fezes de rato

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Carol
Coelho não é roedor, é lagomorfo!
A sua avaliação:
Carol
Fezes de coelho são completamente diferentes do descrito, são bolinhas redondas mto iguais a um Nescau Ball.
A sua avaliação:
Eliane
Olá, gostaria de saber qual a diferença de coco de rato e de morcego?
Aline Botelho Faria
Tenho 3 gatos em casa, e tenho encontrado fezes cinzas encima do fogão e da pia. Não são muitas, 3 ou 4. Poderia ser de rato?
Oi Aline Botelho Faria
Faz um teste coloca pedacinho de queijo,,,arroz cozido pouca coisa esparramado em cima da pia. Se sumirem com certeza é rato. Faço isso e dá certo; depois é só colocar o veneno ou a ratoeira sempre com um plástico ou jornal em baixo.
A sua avaliação:
Sirena
FINALMENTE entendi a diferença entre fezes de rato barata e lagartixa
A sua avaliação:
juarilza
estou com a gaveta de roupas com fezes. não sei se é de ratos ou camaleões.Me respondam
David
Fezes de lagartixas tem uma ponta branca e são geralmente pretas, fezes de rato são marrons e grandes
rosana
Achei algumas fezes pretinhas e esticadinhas dentro d casa,tbm roeram portas e platiscos fq apavorada
Como identificar fezes de rato
1 de 4
Como identificar fezes de rato

Voltar ao topo da página ↑