Partilhar

Como identificar fezes de rato - FOTOS e diferenças

Cocô de rato, de barata e lagartixa podem ser facilmente diferenciáveis. Para saber como identificar fezes de rato o umCOMO te mostra neste artigo que é possível identificar um bicho a partir das fezes encontradas em sua casa. As fezes de rato são bem características e podem ser encontradas dentro de nossa casa se eles estiverem perambulando pelos arredores. Se você deseja deixar a sua casa livre desta espécie de roedores, saiba como identificar suas fezes e consequentemente, a presença dos mesmos em sua casa.

Também lhe pode interessar: Como acabar com ratos

Aprendendo a identificar o cocô de rato

As fezes de rato possuem características bem peculiares: elas são bem pequeninas, escuras e seu formato é semelhante a uma semente. Lembram muito as fezes de roedores como coelhos ou esquilos. Se as fezes estiverem molhadas ou pretas isso significa que ele defecou no local a pouquíssimo tempo.

Em contrapartida, se o coco de rato seco e de coloração acinzentada, isso significa que ele defecou no local há vários dias. Observe atentamente o cômodo onde você encontrou as fezes. A presença de fezes indica que possivelmente algo dentro do quarto atraiu os ratos. A presença de fezes também pode demonstrar a você a presença de algum buraco, fresta ou rachadura por onde estes bichos possam entrar.

Diferença entre fezes de rato e lagartixa

É comum ter dúvidas se as bolinhas encontradas são cocô de rato ou lagartixa, já que realmente podem ser parecidos. Saiba que as diferenças mais notáveis entre eles são o formato: o da lagartixa é levemente mais comprido e tem pontinhas brancas, que na verdade são o ácido úrico sólido, uma vez que lagartixas não fazem xixi líquido. Lembre-se: fezes de rato não têm ponta branca, de lagartixa sim.

Cocô de barata X Fezes de rato

As fezes de barata não são tão visivelmente perceptíveis quanto o cocô de rato, justamente pelo tamanho muito menor e mais fino. Seu tamanho é proporcionalmente menor e o formato mais granulado, não chegando a ser maior do que uma lasca de unha.

Como identificar fezes de rato - FOTOS e diferenças - Aprendendo a identificar o cocô de rato

Fezes de rato fazem mal?

Sim, as fezes de ratos e a presença deles, quando infectados, podem estar relacionadas à transmissão de doenças graves. As doenças mais conhecidas transmitidas por fezes de ratos e ratos são:

  • Leptospirose (pela urina);
  • Triquinose;
  • Salmonelose;
  • Tifo;
  • Peste bubônica;
  • Febre da mordida do rato;
  • Hantavirose (pela saliva do rato);
  • Sarna.

Urina de rato tem cheiro?

As principais características do xixi de rato são a coloração amarela escura e o cheiro forte. Ainda assim, a maneira mais fácil de saber se é xixi de rato é identificar as fezes que quase sempre estão próximas ao local da urina. Se sim, basta observar os pontos já citados neste artigo e tomar as devidas providências.

Elimine os ratos de sua casa com armadilhas

Dê um jeito nesta situação e elimine os ratos de uma vez por todas de sua casa com armadilhas criadas especialmente para capturar animais vivos. Os ratos acabam indo até as armadilhas plásticas devido a algo que a atraem para a mesma: você pode colocar uma isca de alimento colada a elas (utilize manteiga de amendoim ou queijo). Você também pode utilizar as ratoeiras (armadilhas de pressão) convencionais.

Apesar de antigas, estas são muito eficazes para capturar ratos, elas também devem possuir uma isca (alimento) para atrair os ratos. As armadilhas de pressão funcionam assim: quando o rato ir até a armadilha para consumir o alimento que estiver nela, ele acabará pisando em sua base, seu peso fará com que um arame caia sobre ele, deixando-o totalmente preso. Estas armadilhas são muito baratas, você pode comprar várias e espalhar pela casa, em todos os locais onde os ratos possam estar presentes.

Coloque um pedaço de jornal ou papel dobrado debaixo da armadilha, desta forma, será mais fácil limpar o local e jogar o rato fora quando ele for pego. As ratoeiras possuem a vantagem de matar o rato rapidamente, sem causar sofrimento ao mesmo.

Veja também: Como fazer um veneno caseiro para ratos - 3 receitas SIMPLES

Já pensou em adquirir um gato?

Se você gosta de gatos, eles são uma ótima opção para afastar os ratos de uma vez por todas de sua casa. Eles são grandes predadores destes tipos de roedores e são tão eficazes quanto as armadilhas citadas acima. Deixe o seu gato dentro de casa, deixe-o passear pelos cômodos. Você verá que, depois de pouquíssimo tempo, o seu problema estará totalmente resolvido! Se você não quiser adquirir um gato como seu animal de estimação, pode emprestar um gato do seu vizinho ou amigo para passar um “tempinho” na sua casa espantando os ratos.

Agora que já sabe como identificar as fezes de rato, veja o nosso artigo em que lhe explicamos como limpar as fezes de rato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar fezes de rato - FOTOS e diferenças, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário sobre Como identificar fezes de rato - FOTOS e diferenças

3 comentários
A sua avaliação:
Sirena
FINALMENTE entendi a diferença entre fezes de rato barata e lagartixa
A sua avaliação:
juarilza
estou com a gaveta de roupas com fezes. não sei se é de ratos ou camaleões.Me respondam
David
Fezes de lagartixas tem uma ponta branca e são geralmente pretas, fezes de rato são marrons e grandes
rosana
Achei algumas fezes pretinhas e esticadinhas dentro d casa,tbm roeram portas e platiscos fq apavorada

1 de 2

Voltar ao topo da página